DEPENDE DE MIM

Há um ditado antigo que diz “Quando um não quer, dois não brigam”. Você concorda? Eu também. Mas quem é esse UM? Ou melhor, quem quer ser esse um? Quem quer ser paciente, manso, pacífico? Quem quer suportar a injustiça, a violência, a intolerância? Alguém tem de ceder! Mas quem? Eu quero ser esse um; e você, também, creio eu, embora seja difícil, pois vivemos em um tempo de impaciência, de egoísmo, de arrogância. O ódio e a ganância tomam os corações, turvam as mentes e se enraízam na sociedade. O apóstolo Paulo nos diz no livro de Romanos “Naquilo que depender de vocês, tenham paz com todos”, então eu lhe pergunto: você tem se esforçado para promover a paz entre os homens? Tem se esforçado para não ter a última palavra em uma discussão? Tem tolerado o tempo da ignorância de muitos? Tem usado de sabedoria nos momentos de aflição e desesperança? É muito fácil responder à altura, todavia é sábio aquele que não alimenta discussões vazias; é fácil sentir-se melhor que o outro, contudo a empatia nos torna iguais; como é bom ter, ter para dividir com quem não tem. Digo a você: no que depender de mim, farei o possível para termos paz. E se nós dois praticarmos isso juntos, poderemos também praticar com o nosso próximo e com o próximo e com o próximo. O difícil, na verdade, é eu dar o primeiro passo e não esperar do outro o que eu posso fazer primeiro. Vamos começar?