SERÁ QUE O DIA TEM 24 HORAS PARA TODO MUNDO?

No mundo atual é lugar comum dizer que “o dia tem 24 horas para todo mundo”.

Relativizo este conceito, porque a pressuposição é de que as 24 horas do dia estão disponíveis para todos o tempo todo, para que façam dessas horas o que bem entender e isso não é necessariamente verdade.

Tome como exemplo alguém que more muito distante do lugar onde trabalha e que dependa de várias conduções (e às vezes de diversificados meios de transporte), para chegar ao local de trabalho e para retornar à sua casa.

Dependendo do lugar onde mora, precisa fazer um longo percurso a pé, depois apanhar ônibus, balsa, barco, os chamados cata-jegues, paus de arara, todos lotados. Estradas empoeiradas na seca e enlameadas no período de chuvoso e ainda ter que suportar uma jornada de 8, 10 e até mais horas de trabalho árduo.

A situação se agrava, quando a pessoa ainda necessita cozinhar, lavar e passar roupas, fazer faxina na casa, cuidar das crianças e de outros parentes que vivem na sua dependência.

Quando muito sobram-lhe 4 a 5horas para dormir e retomar à gravosa rotina, não lhe sobrando tempo sequer para adoecer.

Pode-se dizer então, que o dia tem 24 horas para todos?

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 03/12/2020
Reeditado em 03/12/2020
Código do texto: T7127041
Classificação de conteúdo: seguro