O preto

E quanto você vê, o moço da loja já te perseguiu por todo o estabelecimento espiando as suas sacolas, pra ver se, de repente, você não colocou nada sem querer e vai embora sem pagar...

E quando você percebe, a pessoa já te ofereceu uma cor de blusa mais clara pra disfarçar o seu tom de pele, "pra você ficar mais clara", diz. Mas fica sem graça depois que já disse, mas não é preconceito e lista o tanto de amigos negros que tem, só para provar o quanto é "gente do bem"!

De repente você perdeu a promoção que tanto almejava, para alguém que tem menos capacidade do que você, mas cujo "perfil" combina mais com a empresa. Tudo bem, você já chegou muito longe, metade da sua raça aqui na empresa nem tem Ensino Médio, "Olha só para você!", diz ele se sentindo O motivador.

A vida vai passando rápido aos seus olhos, mas é lentamente que você enxerga homens e mulheres, idosos ou crianças sendo feridos e esmagados por dentro porque a sua COR é PRETA e a sua RAÇA é negra!

É doloroso quando a professora do seu sobrinho o coloca nos papéis em que "a corzinha dele combina melhor".

É debilitante quando acham que você tem que achar normal ser seguido loja afora, ser constrangido, diminuído, limitado e ser tratado da pior maneira porque é preto.

Esteja sob a minha pele.

Sinta a minha dor.

Depois falaremos sobre discriminação racial.

Depois você me conta se ainda acha que preconceito não existe.

(A propósito, eu saí do estabelecimento sem comprar e nunca mais voltei.

Na loja, não tive com quem reclamar, pois foi dito pela própria dona. Mas deixei bem claro o orgulho que tenho de mostrar bem mostrado a minha linda cor!

Saí da empresa. Sou concursada e melhor paga agora.

Meu sobrinho fez o papel tão lindamente, que brilhou mais do que o ator principal.)

Adrianas
Enviado por Adrianas em 21/12/2020
Código do texto: T7140522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.