ESTUDANDO UM POUCO HOJE PARA TENTAR ENTENDER OS CONFLITOS...
 
                     Zonas de conflitos
Viver em zonas de conflitos e guerras é viver perigosamente.
O pior de tudo que pessoas nascem e crescem nestes locais e não há como sair, mudar. E muitos nem imaginam que um dia poderá cair uma bomba em suas casas, muitas vezes matando família toda.
Em meio a pandemia, tanta gente morrendo, e guerras por disputas de terras ainda acontecendo, pessoas refugiadas sem ter a liberdade de escolha. Famílias, crianças inocentes morrendo, casas sendo destruídas por bombas.
Me comoveu demais a história da morte de 10 membros de uma mesma família, e que a mãe morreu abraçada a seu bebê de apenas cinco meses, que ficou órfão e sem família. Algum propósito Deus deve ter para essa criança. Governos de almas duras, que só pensam em aumentar seus territórios, mesmo tomando a morada de outras, é muito duro ainda nesta nova era.
Vale lembrar que em alguns lugares a guerra é fria, e países podem avançar pela disputa de economia, matando pessoas por armas biológicas. A humanidade sempre sofrerá ataques por causa de governos ambiciosos ao extremo. Pedaços do planeta sendo alvo de disputas, para conquista de mais territórios sempre se darão? Nunca teremos paz? PORQUÊ NÃO ENTRAM E ACORDO DE PAZ, CADA QUAL RESPEITANDO SEU ESPAÇO? 
Temos acompanhado pela TV a disputa entre Israel e Palestina, sobre a posse do território palestino e está no centro de debates de muitos políticos e diplomatas. Essa disputa pelas terras já vem desde 70 d.C e acirrou depois da segunda guerra mundial onde os judeus sionistas queriam a realização da criação do Estado judeu.
“Em 1949 foi criado o Estado de Israel. De lá para cá começou ainda mais acirrada as disputas, em 1956 Israel conseguiu disputar com o Egito o controle sobre o Canal de Suez, e ganhar o direito de exploração pela ONU. Os árabes, de lá para cá tentam reaver o território ocupado em 1973, (guerra de seis dias)
Os judeus consideram a área entre a África e o Oriente Médio, onde está a Palestina, a terra prometida por Deus a, profeta Abraão, esta área corresponde hoje aos territórios ocupados pelo estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e Sul do Líbano. Os chamados patriarcas bíblicos a receberem após o êxodo da bíblia.
A região da Palestina, foi ocupada 2 mil anos a.C por povos amoritas, cananeus e fenícios, sendo denominada com Terra de Canaã. Sucessões de invasões então marcaram a região...
Em 1917, a Palestina é submetida ao mandato britânico. O comando inglês fica até 1947, quando a Inglaterra renuncia ao mandato sobre a Palestina.
Os conflitos entre Israel e Palestina, árabes ainda permanece em campos de refugiados. A autoridade Nacional Palestina reivindica a aprovação da ONU da autonomia do Estado Palestino e exigem a retirada dos assentamentos israelenses da Cisjordânia que foi condenada pelo tribunal internacional de Haia, mas perdura.
Os palestinos exigem, ainda que o futuro Estado da Palestina tenha como marcas fronteiriças a estrutura anterior de 1967. Além disso almejam o retorno de 10 milhões de refugiados para a região ocupada hoje por Israel.
Já o estado de Israel pleiteia a totalidade de Jerusalém, reivindicação que não foi aceita pela convenção de Haia.
Foi construído o muro na Cisjordânia por Israel, alegando a proteção contra a Palestina sobre o comando de Ariel Sharon (1928-2014). Mas os ataques de Israel a Cisjordânia, só aumentam de lá para cá”.
 
E agora em 2021, os ataques continuam matando pessoas inocentes.
(Síntese do artigo de Juliana Bezerra, licenciada em história pela PUC-RJ, especialista em relações internacionais.)
 ***********************************************
SIONISTAS: DICIONÁRIO PORTUGUÊS.
SIONISMO, movimento judeu que, no final do século XIX, buscava a criação de um Estado independente, sendo que sua concretização ocorreu em maio de 1948, com a criação do Estado de Israel, na Palestina. Reunião de tudo que se refere á Jerusalém como: estudos, conhecimentos, histórias.
Sionismo é um movimento politico que defendia a formação de um Estado Nacional próprio para os judeus na Palestina, com a criação do Estado de Israel.
“* Conjunto de estados relativos a Sião (Jerusalém)
O sionismo foi a principal força por trás da criação do  Estado de Israel...idealizado e divulgado pelo jornalista e escritor austro-húngaro  Theodor Herzl, esse movimentos político defendia o direito dos judeus de terem sua pátria que a bíblia chamou de “Terra de Israel”
“ Os conflitos se iniciaram pelo controle da Palestina.

"O PLANETA É DE TODOS, E CADA UM DEVE AMAR A PÁTRIA ONDE ESCOLHEU PARA VIVER, LEVANDO E BUSCANDO A PAZ"
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 17/05/2021
Reeditado em 17/05/2021
Código do texto: T7257492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.