As pessoas têm o direito de pensar diferente

Todas as pessoas têm o direito de pensar diferente, afinal elas são livre. Devemos também considerar que o pensamento da pessoa é fruto da educação que recebeu, do ambiente cultural em que está inserida e das experiências que viveu. Portanto, creio que cada pessoa tem o direito de pensar livremente e de expressar suas opiniões desde que não desrespeite os outros. E uma atitude bastante imprópria é você entrar no perfil de alguém no Facebook, canal no youtube ou até mesmo em uma escrivaninha em um clube virtual de autores tentando, ainda que de forma sutil, convencer aquela pessoa que ela está errada e que deve pensar como você.

José Saramago disse que tentar convencer o outro equivale a colonizar sua mente e ele estava mais do que certo. Eu acredito que há momentos em que devemos guardar nossas opiniões para nós mesmos, até porque isso faz parte de viver em sociedade. Se você é socialista e filiado a um partido de esquerda, deve respeitar quem tem simpatia pelos partidos de direita. E pode ser que você ache que deve viver uma vida de penitência e carregar uma cruz preparando-se para uma vida eterna depois que chegar sua morte. Tudo bem, é um direito seu. Mas você não pode chegar e ficar discutindo com quem não acredita que haverá um paraíso à espera dos que foram bons em vida e preferem aproveitar a vida que estão vivendo aqui e agora. Se as opiniões, o jeito de ser e as crenças daquela pessoa não estão lhe prejudicando, deixe a pessoa ser livre para pensar como pensa. Não cabe a você se intrometer no que uma pessoa acredita ou não. E, se essa pessoa quer manifestar seus pensamentos, ela tem todo o direito, Isso é liberdade de expressão, afinal, vivemos em um mundo multicultural.

Outra coisa que merece ser manifestada é que, no Recanto das Letras, autores ateus, agnósticos ou deístas têm tido que lidar com autores religiosos que entram nas suas escrivaninhas para contestá-los e até tentar convencê-los a aderir a crenças religiosas. Vamos ser claros e diretos. Devemos deixar a pessoa livre para expressar sua crença ou descrença. Com muita frequência, autores religiosos ficam a discutir com os ateus e agnósticos tentando mostrar, de todas as formas, que suas crenças religiosas são a única verdade. Isso só gera mal-estar e discussões longas e inúteis. Assim como não posso obrigar ninguém a acreditar no que acredito, a outra pessoa deveria se abster de tentar me convencer que a sua crença é uma verdade que devo aceitar sem contestar.

Caso eu mude de opinião algum dia, será uma decisão pessoal. Eu parto do princípio de que toda pessoa é inteligente para saber o que lhe convém. Lembremos também que muitos ateus, agnósticos e deístas já foram religiosos e deixaram de sê-lo após muitas reflexões e estudos aprofundados da Bíblia. Contestar a crença ou descrença de alguém é desrespeitar a inteligência desse alguém, desconsiderando o fato de que ele traçou um longo caminho que o levou a seu posicionamento atual.