Olhe de novo e veja bem

"Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar: olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar, e não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar, e nem deixou-a só num canto: pra seu grande espanto convidou-a pra rodar.

Então, ela se fez bonita, como há muito tempo não queria ousar, com seu vestido decotado, cheirando a guardado de tanto esperar...

Depois os dois deram-se os braços - como há muito tempo não se usava dar - e cheios de ternura e graça, foram para a praça e começaram a se abraçar...

E ali dançaram tanta dança, que a vizinhança toda despertou!

E foi tanta felicidade, que toda cidade se iluminou!

E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouviam mais, que o mundo compreendeu, e o dia amanheceu em paz."

(Valsinha - 1970 - Chico Buarque e Vinicius de Moraes)

Sempre achei 'Valsinha' uma canção que falava de REVOLUÇÃO - para me certificar, vejo o tempo em que ela foi composta, e aplaudo seus autores pela artimanha lírica.

Pena que a mensagem ficou perdida na normose romântica que, incrivelmente, misturava fotonovelas de banca de jornal, novelas televisivas pré mexicanas e pornochanchadas financiadas pelo Governo moralista de goela.

À parte o Amor, a Alegria e a Liberdade serem revolucionários - motor, meio e consequência - o ritmo calmo (hipnotizante, até) dessa canção nos prepara e conduz, e a letra faz questionar:

Por que só agora?

Por que a tristeza anterior?

Por que uma praça?

Por que a cidade se iluminou?

Para que serve a paz?

Hoje comemoramos mais uma data comercial - mas, porque amo o Brasil, nesse Dia dos Namorados desejo consciência critica a todos.

E meu melhor presente será o Povo capaz de tomar nas próprias mãos seu destino grandioso.

O mais cedo possível.

Para colocar na lata do lixo da História essa elite tosca e todos os políticos que traíram a causa do trabalhador.

Em todas as ruas, avenidas, becos, vielas, casas, praças aos milhões.

Para trazer luz a todos os espaços.

Para servir ao Povo.

E que o próximo Dia dos Namorados seja com amor, alegria e liberdade plenas.

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 12/06/2022
Reeditado em 31/10/2022
Código do texto: T7536183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.