Amadurecimento

À medida em que os anos se passam, nós vamos amadurecendo. Mudamos a nossa forma de pensar e enxergar a vida. As coisas da nossa infância e juventude vão perdendo a graça. As coisas que fazíamos ou gostávamos, há anos atrás, vão perdendo o sentido, é como uma cor que vai desbotando. Amadurecemos e enfrentamos novos desafios, novas situações. Surgem os problemas, as lutas, as dificuldades. Todos têm problemas neste mundo. Até mesmo Deus teve problemas com Lúcifer e com outros anjos rebeldes, no reino celestial. Os problemas aparecem e nos moldam no dia a dia. Uns são mais simples de serem resolvidos, outros são mais complicados, difíceis, chatos, e até deixam marcas profundas em nossas vidas. Existem problemas que deixam marcas para sempre. Problemas de saúde, financeiro, espiritual, de ordem familiar, conjugal, etc...

Muitas pessoas enfrentam a separação, o divórcio, o fim de um relacionamento que durou muitos anos. Outras, enfrentam problemas com os filhos rebeldes, que resolveram entrar para o mundo das drogas, da criminalidade, da prostituição...

Existem problemas por todos os lados. E tem aquelas pessoas que estão vivendo bem, em paz, tranquilas; mas, de repente, sentem uma "coceira", uma "agonia", e decidem se enfiar em problemas. É o caso do pai de família que estava vivendo em paz, tranquilo com sua esposa e seus filhos; até que resolveu arrumar uma amante, para lhe trazer sérios problemas. Ou o jovem que pensou em se aventurar com os "amigos", e acabou sendo preso pela polícia, numa tentativa de assalto. Um jovem que sempre teve de tudo em casa, mas, resolveu fazer os seus pais sofrerem, à toa.

A verdade é que nós temos livre arbítrio, livre escolha. E também temos o poder de abrirmos portas em nossas vidas. Mas, algumas portas deveriam permanecer fechadas para sempre. O velho ditado já dizia: "a curiosidade matou o gato". E foi justamente a curiosidade que trouxe problemas para Adão e Eva, no jardim do éden. O primeiro casal humano vivia feliz, não sentiam falta de nada, não precisavam de nada. Eles tinham tudo na mão o tempo todo. E ainda tinham a presença de Deus com eles, pois todas as tardes Deus aparecia para conversar com eles, pessoalmente. Eles tinham um privilégio que nenhum outro ser humano jamais teve nesse mundo. Até o dia em que resolveram dar ouvidos para a serpente mentirosa e traiçoeira. E assim, comeram do fruto proibido, e seus olhos se abriram para o pecado, a maldade e a malícia... E essa desobediência trouxe a morte!

Mesmo eles não morrendo imediatamente, após experimentarem o fruto do conhecimento do bem e do mal, foram afetados gravemente. Eles começaram a morrer a partir daquele momento. Começaram a conhecer a vergonha, a tristeza, a angústia, várias dores, vários sentimentos ruins que não sentiam antes do pecado. E tudo isso nos ensina que as nossas escolhas trazem consequências. Uns escolheram matar, outros escolheram roubar, trapacear, extorquir, enganar..., mas, em todos esses casos, as consequências vêm sem demora. Precisamos saber que, as nossas escolhas trazem consequências, muitas vezes, desagradáveis.

Hoje, as pessoas que estão atrás das grades, num presídio, estão sofrendo lá, por causa de suas próprias escolhas. Aquelas pessoas que amadureceram dizem que, jamais voltariam a cometer um crime. Tem gente sincera que, após cometer um delito, um grave erro, se arrepende de verdade, e não quer mais repetir o que fez. Mas, existem pessoas que não são capazes de aprender com seus próprios erros. Muitos saem da prisão e voltam a cometer crimes. Alguns cometem crimes ainda piores. Como podemos ver, é tudo uma questão de escolha. A verdade é que o tempo passa para todos, mas nem todos conseguem amadurecer e mudar de vida. Muitos vivem num estado eterno de negatividade. E passam a vida cometendo um erro após o outro.

__________________________________________________________

Junior Omni - 2022

.

.

.

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 20/12/2022
Reeditado em 11/04/2023
Código do texto: T7676473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.