Vergonha de ser humana

“A humanidade é desumana”

Renato Russo

O que podemos dizer da tragédia que assola o povo yanomami? Dá para definir o que sentimos ao ver pessoas esqueléticas, doentes e em situação sanitária precária? A situação é tão grave que há crianças de cerca de dois ou três anos com o peso de um bebê recém-nascido e uma jornalista, Sonia Bridi, disse que viu crianças soltando vermes pela boca. Que sentimentos podemos sentir diante de tamanha catástrofe? O que podemos concluir ao ver a crueldade que o ser humano é capaz de infligir ao próprio ser humano? Tudo que eu consigo dizer é que eu tenho vergonha de ser humana. Isso mesmo. Eu sinto vergonha de pertencer à espécie humana. É extremamente vergonhoso ver o que a ambição desmedida, o descaso diante da calamidade que tem assolado os povos indígenas, a falta de policiamento na área, o desinteresse da parte das autoridades e a exploração indevida dos recursos naturais têm feito a um povo. Tudo isto configura um crime de genocídio. Muitos aliás afirmaram que, após ver os índios, disse que as horrendas imagens lembravam as de um campo de concentração nazista.

Pensar na tragédia dos yanomami só me faz ter vergonha de ser humana, pois as outras espécies animais não discriminam por questões tolas como gênero, religião, cor da pele, poder aquisitivo ou orientação sexual. Uma outra espécie animal não faz barbaridades como explorar indevidamente os recursos naturais, promover o extermínio de uma etnia ou ultrapassar todos os limites éticos em nome do desenvolvimento econômico. E, para piorar, ainda vemos figuras como Regina Duarte, que fez pouco do drama dos yanomami, ironizando a situação. A atitude da atriz causou mal-estar principalmente no meio artístico e não foram poucos os que se manifestaram contra ela, acusando-a de não ter sensibilidade e compaixão. Além dela, outros dizem que os yanomami na verdade são venezuelanos fugidos de seu país de origem. Como podemos ver, muitos são os que não querem aceitar a verdade. Mas a verdade está aí e ela é dura e cruel, denunciando que há séculos os povos indígenas têm sido tratados com descaso e crueldade. Com certeza, assim como Regina Duarte, muitos são os que veem a tragédia dos yanomami com indiferença pois os julgam inferiores.

Tal tragédia só me faz pensar em uma música em que Renato Russo afirma que a humanidade é desumana. Infelizmente, é verdade. Nós somos desumanos e cometemos crueldades inomináveis com os outros seres humanos. Estamos provocando a nossa própria destruição com nossas atitudes insensatas. Aonde iremos se continuarmos agindo de forma tão irracional? Adoramos nos gabar de nossa racionalidade, mas não deveríamos, visto que a temos usado para destruir, poluir, matar e fazer tantas outras barbaridades de uma estupidez descomunal.