A “Igreja Prostituta" na Idade Média

A aversão ao cristianismo, por causa do mau exemplo da igreja na idade média. Quando paramos para analisar os motivos que levam muitas pessoas a se envolverem hoje, no século 21, com as religiões afro e os cultos indígenas, perguntamos o seguinte: por que essas pessoas não estão numa igreja cristã? Para entender tudo isso, precisamos voltar na história, muito antes do século XX onde, aqueles que diziam ter “a missão de Deus” para ajudar as pessoas, cometiam crimes bárbaros em nome dele.

Os europeus, usando o nome de Deus, massacraram os povos indígenas e os negros. Tratando-os como animais selvagens. Algo inadmissível para quem se diz “cristão”. Muitos papas e bispos apoiaram o genocídio de povos indígenas na América do Norte e América do Sul. A história está cheia de relatos tristes sobre as mortes cruéis dos índios e dos negros trazidos da África para serem escravizados.

E os homens que lideravam toda essa barbárie contra seres humanos, eram “cristãos”, membros da igreja católica. O Papa Nicolau V autorizou a escravidão de sarracenos e povos considerados “pagãos”, antes da descoberta das Américas. O rei Afonso V de Portugal, recebendo total apoio do Papa Nicolau V, partiu em suas cruzadas a fim de encontrar povos pagãos para escraviza-los, “em nome de Deus”. Por essa razão, quem conhece esses episódios tristes e amargos, sabe perfeitamente que o cristianismo é responsável pelas mortes, massacres e tragédias contra a vida humana, ao longo da história.

Negar isso é ser ignorante e fechar os olhos para a realidade. Por isso, existe essa pluralidade de religiões e crenças no mundo inteiro. Existem milhares de pessoas que sentem aversão ao cristianismo, às igrejas católica e protestante. Tem pessoas muito magoadas com o que os europeus “cristãos”, fizeram com seus semelhantes. Não destruíram o meio ambiente à procura de pedras preciosas e madeira; eles dizimaram milhares de vidas, sem misericórdia.

O período da Santa Inquisição Católica (entre os séculos XII ao XVIII) deixou um rastro de sangue e uma grande mancha na igreja católica. Rastro esse que, até hoje, causa desconforto quando tocamos neste assunto. Vários padres e bispos tentam “amenizar” a situação, explicando que a intenção da igreja católica nunca foi a de massacrar seres humanos, mas amá-los e trazê-los para o seio da família cristã. Porém, mesmo que estes líderes religiosos deem suas explicações, com boas intenções, o que foi feito lá atrás, ficou marcado para sempre na história da igreja católica.

Vidas foram destruídas pelo abuso do poder dos papas, cardeais e bispos, que, sentindo-se uma importante autoridade, decretavam leis injustas; decidindo quem poderia viver e quem deveria morrer. Esse abuso de autoridade causou revoltas e protestos contra a igreja. Muitas pessoas perderam a fé em Deus, justamente por causa da atitude de certos papas e bispos, ligados à Roma.

*A Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas. O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo.

O ateísmo na França se multiplicou, surgiram várias correntes filosóficas, criticando a igreja católica pelos seus abusos. Com isso, o povo foi abandonando a fé no cristianismo, e procurando outras maneiras de se sentirem bem, sem a obrigação de seguirem um líder religioso, como se ele fosse o próprio Deus na terra. Assim como em Roma surgiram imperadores que se autodeclaravam “deus”; “divino”; “soberano”; “Imortal”; da mesma forma, muitos papas e bispos se sentiam um “deus”, entre as pessoas que deveriam segui-lo.

Essas coisas causavam repúdio nas pessoas que mais raciocinavam e refletiam sobre tais abusos de poder. E houve desgosto e descontentamento, tanto em Roma, no cenário político, quanto dentro da igreja católica, na esfera religiosa.

Quando surgiu Martinho Lutero (1483-1546) e condenou a igreja católica, pelos seus pecados e heresias, a fúria dos papas e bispos se acendeu com ódio mortal. E começou uma verdadeira cruzada contra os protestantes. A igreja de Roma, furiosa, queria forçar os protestantes a se converterem a fé católica. E usavam o poder político, ou seja, a influência dos reis e governantes de vários países da Europa, para que eles pudessem entrar num acordo e proibirem o avanço do protestantismo.

A inquisição teve sua origem na França, no século XII, e muitos grupos cristãos, que não estavam ligados à Roma, nem aos papas, foram cruelmente perseguidos pela igreja católica; como por exemplo, os cátaros e os valdenses. Na inquisição medieval, foram perseguidos os fraticellis, os hussitas (seguidores de John Hus), as beguinas, e os conversos. Todos esses grupos cristãos eram considerados "hereges" pela igreja católica.

É nesse contexto que a Igreja Adventista do Sétimo Dia interpreta o capítulo dezessete do livro do apocalipse (escrito pelo apóstolo João), mostrando que “A MULHER MONTADA NA BESTA, E EMBRIAGADA COM O SANGUE DOS SANTOS”, é a igreja católica, que matou milhares de pessoas, de forma covarde e cruel. Inclusive, assassinou cristãos, seguidores de Jesus Cristo.

O apóstolo João escreveu sobre a cidade de Jerusalém (antes, esposa do Senhor Deus Jeová) que começou matar os profetas que a ela foram enviados. Apocalipse cap 17 / Ezequiel cap 16

Esse texto se encaixa na situação da igreja católica, matando cristãos em vários países. Não quero entrar na questão teológica, para explicar quem é, de fato, a mulher embriagada com o sangue dos santos. Mas deixo aqui o versículo bíblico, onde o próprio Senhor Jesus repreende Jerusalém pelos seus crimes de assassinato contra os profetas que a ela eram enviados, a fim de trazer o povo ao arrependimento de seus pecados: “Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes! Eis que a vossa casa ficará abandonada!” Mateus 23:37 / Lucas 13:34

Como podemos ver, Jesus não estava falando sobre a igreja católica; mas, de Jerusalém, a cidade que, antes era fiel, mas havia se tornado assassina e adúltera. Pois, ele mesmo, o Senhor Jesus, foi rejeitado e desprezado pelas autoridades de Jerusalém, que estavam em união com a Besta, o império romano, com seus imperadores bissexuais e homossexuais. Esse é o contexto histórico sobre esse assunto, a respeito da mulher embriagada que matava os profetas.

E muitos apóstolos de Jesus também foram perseguidos e assassinados em Jerusalém. Por exemplo, Saulo de Tarso, perseguia a igreja primitiva, e participou do apedrejamento do jovem Estevão. (Atos 7:54-8:8). Enfim, por causa dos maus exemplos da igreja católica e também da igreja protestante, em vários lugares do mundo, existem aquelas pessoas que não querem participar de uma igreja cristã. Elas têm suas convicções, seus argumentos, suas opiniões; e todas essas pessoas devem ser respeitadas. É por isso que, num país civilizado e democrático, existem leis que garantem a liberdade religiosa, e de culto. De modo que ninguém pode perturbar ou desprezar a fé alheia.

No Brasil, por exemplo, todos são livres para terem a sua fé em qualquer religião, até mesmo são livres para serem ateus. Lembrando que, O ESTADO É LAICO, MAS NÃO É ATEU! Sendo assim, o índio quer preservar as suas tradições, e o negro quer cultuar seus deuses e divindades; trazendo a memória de seus ancestrais em suas sessões espirituais, em suas cerimônias. E quando são convidados a entrarem para uma igreja cristã, muitos já sabem o que responder, com base em tudo o que aconteceu durante a história.

O mau exemplo dos cristãos europeus, afastou as pessoas do puro cristianismo, ou seja, daquilo que o mestre Jesus ensinou. Portanto, quando você encontrar alguém que não gosta de igrejas católica, evangélica, protestantes, etc... Procure entender o que essa pessoa pensa sobre todas elas. Não faça prejulgamentos, sem antes conhecer, de fato, o que se passa com aquela pessoa. Lembrando que Deus não olha a placa da igreja ou denominação religiosa. Deus vê o coração puro e sincero. Ele conhece todas as pessoas e sabe de suas intenções. O fato de ter uma determinada religião é um mero detalhe para Deus.

A história mostra que os homens religiosos que, afirmavam ter amor no coração, foram os que mais cometeram genocídio, "em nome de Deus". E uma igreja, ao fazer aliança com os reis da terra, ao invés de fazer o bem, tornou-se prostituta! Por isso, o Senhor Jesus disse: "PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS..."

"Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mateus 7:19-21

_______________________________________________________

Junior Omni - 2023

.

.

.

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 21/03/2023
Reeditado em 16/10/2023
Código do texto: T7745425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.