Racionais ou Irracionais?

Deus nos fez com uma alma que sente emoções, que é capaz de se alegrar ou se entristecer dependendo da situação que estamos enfrentando na vida. Diferente dos animais que agem por instinto, o ser humano age conforme a inteligência que Deus lhe deu. Quando um casal está se preparando para o casamento, vários sentimentos bons os envolvem.

A paixão está presente, o sentimento de carinho, prazer e satisfação está no coração deles. O noivo e a noiva estão na mesma sintonia, na mesma “vibe”, aguardando o momento tão esperado que é o dia de trocarem as alianças e partirem para a lua de mel. Já os animais não tem essas experiências. Não existe nada disso com os animais. Pelo menos é o que a ciência nos diz. Vários estudos e pesquisas já foram feitos com animais e foi constatado que eles agem por instinto.

Os animais não se preparam para o casamento, ou para construírem uma família. A coisa com eles simplesmente acontece, e pronto! Mas, Deus reservou para o ser humano vários momentos bons e agradáveis que a alma pode sentir. Por isso, a bíblia nos ensina que Deus fez o homem segundo a sua imagem e semelhança. Deus não criou o homem e a mulher de qualquer jeito. Ele não fez como quando foi criar os animais. O ser humano foi criado de uma forma especial, com um propósito específico. Não que os animais não tenham importância, não é isso. Mas, a coroa da criação é o homem, o ser humano. A humanidade tem valor especial porque o homem é a imagem de Deus.

E quando falamos que os animais agem por instinto, diferente dos seres humanos que raciocinam muitas vezes, antes de tomar decisões, queremos afirmar com isso que o ser humano é responsável por suas atitudes. Adolf Hitler, por exemplo, não agiu por “instinto” quando exterminou mais de treze milhões de pessoas, nos campos de concentração nazista da Alemanha. Ele sabia perfeitamente o que estava fazendo, quando dava ordens para seus homens exterminarem pessoas, num dos maiores genocídios da história da humanidade. O holocausto nazista não foi uma obra do acaso, nem foi um ato do “instinto animal”. Tudo foi programado e estudado, previamente. Porém, os animais não tem essa capacidade.

Os grandes ditadores que exterminaram milhões de vidas, não agiram por “instinto animal”. Eles fizeram atrocidades pela ganância de poder. Agiram de forma covarde pela vaidade de seus corações cheios de trevas. Todos eles sabiam perfeitamente o que estavam fazendo com seus opositores. Quando matavam crianças inocentes, eles sabiam que estavam cometendo um crime bárbaro e covarde. Os animais defendem seus filhotes. As mães os protegem com todo carinho, e as vezes ficamos com dúvida, se eles realmente são “irracionais”. A coelha, por exemplo, cava um buraco fundo, uma cova; e esconde os seus filhotes lá dentro, fechando a entrada para impedir que algum predador os encontre. Quando chega a hora de eles beberem o leite, a mãe abre a cova e eles saem ao seu encontro.

Ao observarmos essa cena, pensamos: como pode uma mulher assassinar seus filhos dentro de casa, com uma faca, uma tesoura ou mata-los afogados numa banheira? Como pode uma mulher procurar uma clínica de aborto e ver um carniceiro esmagando o crânio de seu próprio filho inocente? Cadê o sentimento de amor, compaixão e carinho, pelos seus filhos? Como é possível que os animais sejam mais amorosos com suas crias do que o ser humano criado à imagem de Deus?

Até hoje na biologia não foi possível detectar qual animal é capaz de levar a sua própria espécie à extinção, ao extermínio total. Mas o ser humano sim, ao criar bombar nucleares e armas de destruição em massa, deixa claro que é possível acabar com toda a vida na terra. Por ironia, aquele que pode fazer uso de suas faculdades mentais, que foi criado segundo a imagem de Deus, e tem o poder de estudar tudo com antecedência, e se proteger do perigo, também pode causar a destruição total de sua espécie!

O ser humano que cria remédios para a cura, é o mesmo que pode matar seus semelhantes. Quantos casos tem passado na mídia, mostrando que um só homem foi capaz de exterminar toda a sua família, por avareza e ganância? Quantos homicídios? Quantos assaltos? Quantos feminicídios? O homem é o único animal que mata por ganância, por inveja, por avareza, por vaidade, por ódio, por ciúmes... NÃO EXISTE ISSO NO REINO DOS ANIMAIS IRRACIONAIS!

Aí surge a pergunta: QUEM É IRRACIONAL?

Esse papo de “coaches” ensinando que não podemos chorar, que devemos ser durões e treinarmos o nosso corpo para não demonstrarmos as nossas fraquezas, é tudo uma balela. Nós temos uma alma feita por Deus. E nossa alma tem sentimentos. Quando chega a hora de chorar, nós choramos! Não existe um “curso”, uma “técnica” ou “treinamento”, que possa mudar isso no ser humano. Em todas as partes do mundo, o homem e a mulher são iguais! Tem sentimentos, choram, se emocionam, sentem saudades de alguém que está distante, expressam carinho, amor, etc...

A verdade é que, por mais que uma pessoa seja bruta ou durona, uma hora ela demonstra sua fraqueza. O ser humano não é um robô programado. Somos feitos de carne e ossos. Assim Deus nos fez!

© Junior Omni - 2023

JUNIOR OMNI
Enviado por JUNIOR OMNI em 08/07/2023
Reeditado em 08/07/2023
Código do texto: T7831752
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.