MAIS UM ANO, OU A VIAGEM DOS DIAS

MAIS UM ANO, OU A VIAGEM DOS DIAS !!!

{ Sonora®}

Mais um ano está arrumando a casa para deixá-la de presente para o próximo morador. O interessante é que nós também cumprimos o ritual de deixar as nossas casas organizadas e prontas, para que o novo ano não nos encontrem tão desalinhados , com as gavetas reviradas, o chão sujo e as janelas com vidros embaçados.

Isso se repete, ano após ano, durante as décadas de nossa existência...a gente se prepara para receber o novo ano como se estivéssemos recebendo uma nova vida, estivéssemos renascendo....

Esse ano não foi diferente dos demais, apesar de dizermos que o ano voou, que passou depressa demais, a verdade é que nossos dias continuam cumprindo 24 horas e ... noite antecede ao dia, temos 365 de renascimento, pois a cada despertar:renascemos.

A questão é que nesse mundo contemporâneo , os dias parecem possuir 50 horas, a era da comunicação nos coloca em tempo real, frente aos acontecimentos, bons, ou ruins, mas essa nuvem de informações desaba sobre nós como um dilúvio e todos na tentativa de acompanhar tal qual Noé em sua arca, ficamos sem saber muito como selecionar o melhor, ou mesmo, quais dessas informações são realmente necessárias e importantes, dessa maneira passam-se os dias, os meses, nos dando essa sensação de exigüidade de tempo e de velocidade na vida.

Esse, como em outros anos tivemos sucessos, fracassos, alegrias, tristezas, ganhamos e perdemos em algum momento. Nesse como nos anos passados, perdemos amigos e pessoas queridas, seja pela morte física, ou pela psíquica .Mas, ambas as mortes são tão bem descritas pelo Fernando Pessoa quando ele nos diz que:”morrer é nunca mais ser visto ...” Quando nunca mais vemos alguém é a morte declarada, seja ela intencional, ou não, quando se trata de morte psíquica, quando “matamos” alguém, ou somos “mortos” por outros “alguéns”

Mas, o ano de 2007 está se despedindo, compondo a casa para que o novo ano chegue e tenha mais 365 dias para todos nós renascermos, revivermos, dia após dia.

Então, vamos à faxina em todos os sentidos. Limpar o chão de nossas estradas vitais, colocar flores nos jardins de nossa existência, limpar os vidros das janelas de nossa visão para que possamos encontrar os recônditos de nossas almas e daqueles que nos rodeiam. Deixar que entre o sol e os pingos da chuva em nossos quintais, esses quintais onde brincamos, corremos e nos refugiamos quando precisamos, é onde esse sol deve brilhar e essa chuva deve cair, para que possamos sentir a vida plena em todos os seus pólos.

E finalmente, pintar a casa em vários matizes: branco, para que possamos ter paz, amarelo para que não nos falte o dinheiro, afinal o pão nosso de cada dia é fundamental. Há ainda o azul que nos remete ao céu onde podemos voar, o verde que nos leva ao mar e nos traz paz e tranqüilidade: há o lilás que nos traz a transcendência e o vermelho que nos dá o amor. Isso posto, só falta colocarmos sobre a mesa as iguarias da amizade, fraternidade, alegria, harmonia, união, respeito e sabedoria bem dosadas.

Agora, a música. Uma música suave para recebermos o novo ano e assim que ele chegar, um som alegre e cheio de sorrisos para que ele se sinta em casa e dance conosco!

Um brinde ao novo ano, às amizades que ficam e se foram, à música e aos poemas, um brinde à VIDA!!!!