Rico e insensato

"E Jesus lhes contou ainda uma parábola, dizendo: — O campo de um homem rico produziu com abundância. Então ele começou a pensar: "Que farei, pois não tenho onde armazenar a minha colheita?" Até que disse: "Já sei! Destruirei os meus celeiros, construirei outros maiores e aí armazenarei todo o meu produto e todos os meus bens. Então direi à minha alma: ‘Você tem em depósito muitos bens para muitos anos; descanse, coma, beba e aproveite a vida." '" Mas Deus lhe disse: "Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?" — Assim é o que ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para com Deus." (Lucas 12:16-21)

Esta parábola foi motivada pela chegada de alguém que quis usar o argumento de Jesus a seu favor na disputa de uma herança de família. Jesus reage dizendo que não é juiz nem advogado para lidar com questões relacionadas a heranças. Esse foi o pano de fundo para esta história, Jesus conta aqui a história de uma supersafra surpreendente e excepcional que se deu no campo de certo homem. Diante dessa grande benção, este planeja construir celeiros maiores para guardar toda sua riqueza e viver aproveitando disso durante os próximos anos. Só que essa atitude foi reprovada por Deus, uma vez que aquele homem morreria no mesmo dia, de que valeria colocar todo o seu coração nessa empreitada? Jesus então faz Sua crítica com o cuidado excessivo que dispensamos em juntar imensos tesouros em detrimento dos tesouros celestiais, a estes agradam a Deus é que deveríamos nos dedicar.

O nosso problema é que diante de tal benção recebida tendemos a nos esquecer de glorificar o Senhor que nos proveu bênçãos e graça, e ainda fazemos disso o centro de nossa vida, colocando toda nossa fé, esperança e segurança na benção, deixando de lado o verdadeiro abençoador de nossas vidas. Deus. Se diante dos homens o chamamos de precavido vitorioso e bem sucedido, aos olhos de Deus não passa de um desmiolado. A Bíblia nos diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam" (Salmos 111:10)

O acúmulo egoísta de bens em benefício próprio é a regra deste mundo. Pessoas são capazes de acumular, lícita ou ilicitamente, dentro e fora das regras, e podem pisar em familiares e derrubar amigos. Em nome desse acumular destrói-se a natureza e colocamos em risco todo o planeta.

O reino de Deus anunciado no evangelho de Jesus é a proclamação do plano salvifico e a plenitude da vida e do amor que se manifestou em Cristo Jesus. Tocadas por esse evangelho as pessoas testemunham dessa vida e amor através da comunhão e reciprocidade na promoção da vida na vivência comunitária. É na comunidade que o amor pode ser praticado e vida compartilhada em abundância. Todos unidos por um mesmo sentimento, mesma alma, cuidando um do outro mutuamente.

A ambição tece armadilhas sem fim, nunca alcançando a satisfação, quem tem um pouco quer mais, quem tem muito quer mais ainda. E o egoísmo é um grande parceiro da ambição. O egoísmo faz com que reduzamos o mundo à nossa esfera de atuação. Eu passo a ser a razão e a motivação em tudo, não há espaço para nada que não seja eu. Tornamos as outras pessoas que orbitam à nossa volta instrumentos que usamos conforme o que determinamos diante dos nossos planejamentos. E quando eu sou o centro estou desprezando a Deus.

Deus classifica essas pessoas como loucas, que fazem planos de forma desvairada, sem ao menos refletir da realidade de quanto a vida aqui é breve. A inquietante pergunta que Deus nos faz, nos leva à refletir como lidamos com a realidade da nossa eternidade futura. Todos morreremos um dia, e a Palavra de Deus é clara sobre isso: a nossa eternidade dependerá das escolhas que fizermos nesta vida. Se hoje fosse o dia da nossa morte, o que construímos nos levaria para onde na eternidade?

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez por todas para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar aqueles que esperam por ele." (Hebreus 9:27,28)

Durante nosso caminhar nesta vida estamos sempre diante de problemas, criados por nós mesmos, pelos outros, ou fruto de acaso. Jesus então nos mostra que é inutilidade e imbecilidade buscar acumular riquezas tentando com isso assegurar a própria vida. Não importa o tamanho dos recursos de que dispomos, só Deus pode nos dar a maior riqueza que podemos ter, a própria vida.