SOLIDÃO

Solidão é um estado de estar recluso, apartado, excluído e isolado.

Sentimos solidão de varias formas.

Eu classifico a solidão positiva e a solidão negativa.

A solidão negativa, é quando nos sentimos infelizes, achando que esta faltando alguém um complemento de uma forma geral, mesmo estando ate no meio de uma multidão nos sentimos sós.

Tem pessoas que se sente sozinhas mesmo com a família do lado, no meio de amigos e parentes. Estas pessoas sentem que estão excluídas do meio em que vivem não fazem mais parte deste convívio social.

Outras pessoas se isolam fisicamente de qualquer contato humano, ficando depressivas com pânico de algum convívio que possam ter com alguém.

Este tipo de solidão esta crescendo cada vez mais, com toda a tecnologia que atualmente temos principalmente a internet, cada vez mais as pessoas estão se isolando, vivendo só em seus lares, perdendo o contato físico, e preferindo o contato virtual.

Esta tendência de isolamento, e de uma pretensa segurança que as pessoas querem, certamente é gerado pelo medo da violência urbana, principalmente em cidades grandes. Cada vez mais as pessoas se escondem atrás da telinha do microcomputador fechadas em seus lares.

Vivemos a solidão do medo da desconfiança, e vamos fugindo de tudo e de todos, voltamos as nossas cavernas internas, como primatas assustados.

De uns tempos para cá tem aumentado demasiadamente o numero de cães nos lares, principalmente das pessoas solitárias, os velhos principalmente.

Como diz o ditado o “cão e o melhor amigo do homem”, mas percebo que as pessoas precisão de uma amigo e se valem desta amizade que os animais nos oferecem. Certamente isso ameniza bastante a solidão destas pessoas.

A solidão positiva, é aquela que nós sentimos bem em nossa própria companhia.

Mesmo estando sozinhas, estas pessoas se percebem que são inteiras, e não precisam ser completadas, já são completas, e tudo para ela e um acrescentamento.

Desta forma não estão sozinhas perto de amigos e parentes.

Este tipo de solidão não e por medo e sim por opção de independência existencial, a pessoa existe independentemente que alguém pense nela.

A solidão nos acompanha no nascimento e na nossa morte, o restante da vida foram coisas passageiras que tivemos para um grande aprendizado, que levaremos sozinhos para eternidade.

Aproveitemos nossos momentos de solidão, para refletirmos sobre nós, e um momento de alto conhecimento, de meditação ou seja ditamos a nós as nossas questões.

Busquemos dentro de nós o melhor companheiro que sempre esteve com a gente, que sempre nos acompanhou nas horas difíceis, esse nosso grande amigo e criador que é Deus.

Matano
Enviado por Matano em 01/04/2008
Código do texto: T926211