Instituições Religiosas

Por: Egídio Garcia Coelho

https://valeencantado.eco.br

Mensagem encaminhada aos participantes do “Grupo Amigos do IMMB”, numa abordagem sobre o tema “O caminho espiritual está em nós mesmos...”

Instituições Religiosas

Gente querida!

Quando encontramos Deus dentro de nós, alcançamos o entendimento de que toda a jornada se fez necessária e passamos assim a respeitar todos os caminhos percorridos.

Portanto, de minha parte posso afirmar que se existem instituições religiosas das mais diversas é porque se fazem necessárias ao desenvolvimento humano e cada um segundo seus méritos recebe uma doutrina.

A disciplina, espírito de busca e pureza da intenção na jornada, levam o caminhante ao objetivo maior.

O homem enquanto debilitado pela fragilidade humana, precisa de uma assembleia para treinar o convívio em comunidade e carregar suas baterias, até que alcance autossuficiência para vencer os egos e se deixar guiar pelo seu Divino interno.

Há uma lei eterna, por meio da qual colhemos sempre tudo que semeamos. Também conhecida por: "Lei da Causa e Efeito.

Regidos por esta Lei, somos convocados a viver dentro da "Regra de Ouro" que é reconhecida pelas grandes culturas humanas em todos os tempos e lugares ...

Vejamos alguns exemplos:

Rei Salomão

Rei da sabedoria, personagem do antigo testamento.

“Fazer aos outros apenas aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem se estivessem em nossa situação." Semelhante em Lucas 6,31.

Cristianismo

"Amai ao próximo como a si mesmo."

Judaísmo

"Se pode prejudicá-lo, não faça ao seu semelhante."

Budismo

"Busque para os outros a mesma felicidade que deseja para si. Não imponha aos outros as suas dores.

Confucionismo

"Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você."

Hinduísmo

"Todos os seus deveres podem ser resumidos da seguinte forma: Não faça aos outros o que o prejudicaria se lhe fosse feito."

Islamismo

"Não deixe que seu irmão seja tratado de uma forma que ele não gostaria. Só é crédulo aquele que ama seu irmão como a si mesmo."

Taoísmo

"Veja o êxito do seu vizinho como seu próprio êxito; e a derrota de seu vizinho como sua própria derrota."

Assim, se eventualmente, algum líder religioso ao repassar seus ensinamentos, como instrumento divino para seus fiéis, vir a tirar proveito em benefício próprio, cedo ou tarde, seguramente prestará contas ao universo...

Abraços, paz e benção

Egídio Garcia Coelho

https://valeencantado.eco.br