My way.

“Se eu acertei ou se errei, fiz isso da minha maneira”.

Admiro imensamente a letra da música My way.

Frank Sinatra então ao cantá-la interpretava com nitidez e a poesia letrada comove a todos corações sensíveis a mensagem que diz assim:

“Se eu acertei ou se errei, fiz isso da minha maneira”.

Quando olho para trás, percebo que fiz muitas bobagens.

Acertei bastante, mas também errei bastante.

Quando olho para diante, tenho certeza de que vou acertar e errar bastante também.

É impossível acertar sempre.

Mas o importante é que não gastemos nosso tempo nem nossa energia nos torturando.

A autocrítica pelo que não deu certo, além de ser nociva para a saúde, faz que a gente perca o presente que a vida nos oferece.

Um dia destes, um dos meus filhos me perguntou por que eu tomei determinada decisão estúpida tempos atrás.

Respondi que me arrependia do que tinha feito, mas expliquei que, naquele momento, minha atitude me parecia lógica.

Se eu tivesse o conhecimento e a maturidade de hoje, certamente a decisão seria diferente.

Por isso é que lhe digo: não se torture por algo que não deu certo no passado.

Talvez você tenha escolhido a pessoa errada para casar.

Talvez tenha saído da melhor empresa onde poderia trabalhar.

Talvez tenha mandado uma filha grávida embora de casa.

Não importa o que você fez, - não se torture.

Apenas perceba o que é possível fazer para consertar essa situação e faça.

Se você sente culpa, perdoe-se.

E, principalmente, compreenda que agiu assim porque, na ocasião, era o que achava melhor fazer.

A vida é uma eterna estrada! Nesta viagem vamos encontrando companheiros que nos seduzem, outros que nos magoam!

Convivemos com enormes Saudades, e imaginamos que vamos morrer.

Quem já não conviveu com a solidão? Com a injustiça!

Com dificuldade financeira?

Escalamos montanhas para encontrar um horizonte fantasmático, mágico.

Sonhos são feitos para serem conquistados. Para conquistá-lo é necessário que ele seja bem administrado tendo como alicerce a persistência.

Heródoto, filósofo grego disse: “A adversidade tem efeito de atrair a força e as qualidades de um homem adormecido na sua ausência”.

Há um grande elo entre o tarô cabalístico e o dia-dia da vida. O tarô da cabala possui grande significado para o esquema de vida.

A Cabala se encontra sintetizada no diagrama da Árvore da Vida e seu aspecto principal são as Sephiroth, termo hebraico para esferas.

As principais referências bibliográficas para entender a estrutura e funcionamento da Árvore da Vida são o Sepher Yezirah e o Zohar. O primeiro dedica os Capítulos I a III a descrever estas esferas, recipientes de luz e, através das quais flui a Criação. O Zohar dedica quase metade de seus discursos ao mesmo propósito. Não há discordâncias em relação ao papel e importância das esferas entre os diversos cabalistas. O fato é que a Árvore da Vida é descrita em razão de seus Sephiroth.

Entretanto, não houve consenso com relação aos caminhos. As duas fontes acima citadas permitem algumas interpretações diferentes. Foram os cabalistas medievais que propuseram a distribuição dos caminhos semelhante ao adotado hoje em dia. Luria, entretanto, fazia uso de um outro modelo, igualmente interessante e lógico, representando a sua própria interpretação do Zohar. O fato é que há muitas maneiras de estabelecer ligações entre as esferas (caminhos), dando origem a diferentes Árvores da Vida. Porém, a “Década surgida do Nada” é imutável e padrão, está estabelecida com muita clareza nos textos de referência.

Citarei aqui uma carta do tarô cigano que a interpretação é mais rápida e correta, que também muito aprecio:

- O Carro ou Carruagem sendo dirigido por um rei, esta carta do tarô sugere que a vida deve ser conduzida com firmeza.

O Carro é o sétimo arcano maior do baralho do Tarot. Tem como figura central uma carruagem puxada por dois cavalos: um branco e um negro. A carruagem é dirigida por um rei, ou imperador1 . Esta carta tem o número VII e a letra hebraica Zain.

A carta simboliza a vitória, direção -, controle, esforço, confiança, o caminho. Com o carro há progresso, há projetos em andamento. Simboliza a ação, que se toma a seguir a uma decisão. O simbolismo dos cavalos é evidente: o cavalo branco significa "o Bem", o cavalo negro significa "o Mal". Isto quer dizer que a pessoa que está a dirigir a carruagem deve ter força e liderança suficientes para evitar que um anule o outro.

Obstáculos e desafios fazem parte da rotina da vida. Eles são os estímulos e auxiliam no aprimoramento da persistência. Ser persistente, determinado e ter força de vontade são as únicas formas de amadurecer os diferenciais e fortalecer as convicções. Manter-se positivo diante das adversidades é fundamental. Ficar reclamando dos problemas e dos desafios cotidianos é uma atitude perdedora que não leva para lugar algum e ainda gasta uma energia desnecessária.

Não importa o que você fez, - não se torture.

Apenas perceba o que é possível fazer para consertar essa situação e faça.

Se você sente culpa, perdoe-se.

E, principalmente, compreenda que agiu assim porque, na ocasião, era o que achava melhor fazer

Frank Sinatra
Enviado por Marília em 08/05/2008
Reeditado em 18/03/2015
Código do texto: T979962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.