O caso do mendigo do Rio de Janeiro

Matar um mendigo a pauladas numa das ruas mais movimentadas do Rio de Janeiro significa muita coisa. Significa, por exemplo, que uma parte da humanidade está doente, está ficando apodrecida. Significa que o amor humanitário esfriou por completo, que o respeito humano já não existe mais; que a dor do próximo pouco importa para um coração petrificado. Desta vez, tudo foi filmado e as imagens são fortes demais para qualquer pessoa que tenha sentimentos.

O que fazem as autoridades? Os problemas sociais crescem a cada dia!! É preciso tomar atitudes, investir em campanhas que mostrem a solidariedade, o respeito, o amor ao próximo. Investir em trabalhos que sejam úteis para o crescimento - no sentido amplo da palavra - da sociedade. Chega de aplicar dinheiro em tanto besteirol. Deve-se investir (seriamente) em educação, em saúde, em projetos de cunho social, em campanhas que falem o bê-a-bá da vida (como ser solidário, como ser útil, como respeitar o próximo...que falem sobre a boa educação - que deve começar em casa -, que mostrem os bons exemplos etc...) Deve-se investir em algo que tenha, de fato, conteúdo.

Os mendigos não são seres irracionais. São pessoas que não possuem um lar, um conforto material, um trabalho, um estudo... são moradores de rua que, por inúmeros motivos, estão excluídos da sociedade. São pessoas muito tristes, sofredoras, infelizes, maltratadas pela vida. Por que tanta maldade contra eles?? Deixe que vivam em paz!! E que as autoridades elaborem um amplo programa que venha erradicar essa mendicância, que venha tornar possível a cidadania desse grupo de seres humanos!

(Gláucia Ribeiro - 09.05.2008)