Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O HOMEM VALE O QUE TEM

      "O homem vale o que tem". Essa frase, ouvida várias vezes desde a infância, ainda ecoa em minha mente. Embora, por ser criança, eu tivesse tudo aquilo de que realmente sentia falta, a frase era repetidamente citada por mulheres e homens adultos. Suas necessidades eram outras. As privações eram muitas. Eles não tinham tanto dinheiro, conforto e objetos quanto precisavam. Eram pessoas honradas, trabalhadoras, corajosas e fortes o quanto possível. À medida que o tempo passava, porém, por ser humanos, queriam mais. Tinham poucos bens, achavam que não tinham nada e que "o homem vale o que tem".
      Com o passar do tempo, já vi e tenho visto muitas pessoas fazendo concessões e pactos por acreditar, a seu modo, que o "o homem vale o que tem". Vi homens e mulheres vendendo o que tinham de mais caro e singular. Alguns trocaram seu tempo necessário de descanso e lazer, os cuidados com a saúde, a atenção com a família por horas excessivas de trabalho, bajulação e dinheiro. Outros trocaram o domínio de seus corpos, suas consciências, sua dignidade por ilusões, prostituição e dinheiro. Muitos trocaram sua coragem, sua força de vontade, seu caráter por corrupção, crimes castigos e dinheiro.  Pessoas e coisas seguem gerando negócios.
      Ainda dizem que "o homem vale o que tem". Eu não sei dizer se isso é bom ou ruim, mas penso que aqueles que amam e respeitam a si mesmos e outras pessoas, que valorizam coisas simples, sabem que nem tudo e nem todos estão à venda. Essas pessoas têm muito e valem muito. O dinheiro não pode comprar seus valores.
Wellington Fernandes
Enviado por Wellington Fernandes em 16/01/2006
Reeditado em 24/04/2015
Código do texto: T99648
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Wellington Roberto Fernandes - wrfernandes.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wellington Fernandes
Itabira - Minas Gerais - Brasil, 42 anos
101 textos (6363 leituras)
1 áudios (42 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 20:19)
Wellington Fernandes