A Ética nos conduzirá a generosidade e a gentileza

Jornal'Ecos da Literatura Lusófona -25 de Dezembro de 2005 - Edição N°31

A Ética nos conduzirá a generosidade e a gentileza

Colunas de. Virgínia Fulber Ano 2

As palavras não fazem o homem compreender,é

preciso fazer-se homem para entender as palavras".(Poema zen)

"Se, com Spinoza, entendemos por Ética a determinação de estratégias de ação, nossa época de hipertecnificaçã o

defronta-se com dilemas éticos ingentes. Selecionar valores

que favoreçam a vida, redefinir o sentido do que é ser humano

- eis o desafio que nos cabe enfrentar. " (Luiz Alberto Oliveira

físico, doutor em Cosmologia, Prof.De Filosofia da Ciência RJ)

Durante este ano caminhamos , produzimos agenciamentos ,fizemos tentativas de encontros , buscas de produção, alguns grãos ficaram ao sabor do vento, alguns queimaram , outros produziram ressonâncias , com maior peso, alcançaram terra e água...

Pequenos gestos, ações, possuem força extraordinária e cada um de nós está ou não receptivo a recebê-los ser afetado, depende da potência , abertura e do direcionamento aos afetos que nos tornam resistentes. ,criamos resistências necessárias ante aos apelos de massificação e, toda sorte de manipulações e tentativas de permanecer e congelar certezas que foram úteis certamente mas

que precisam ser atualizadas recicladas , oxigenadas através das

experimentações.

Resistimos à fixidez de padrões, sem rompermos com algumas conquistas importantes no tocante ao discernimento. Ainda fale-se muito em Moral somos naturalmente morais ? Ou a moral foi um meio, um caminho em direção à ética? Um caminho a ser deixado...

O caminho da moral do Juízo, dos discursos pedantes ,despóticos destituídos de verdades experimentadas no momento atual , ainda servem ?

Servem à quem ? Àqueles que dela necessitam pois não exercitam a faculdade do pensamento, tampouco buscam beber de fontes de águas mais vivas, intensas como as artes ?

“De animais técnicos que usam ferramentas, passamos para o operário mecanizado de Chaplin, para o trabalhador automatizado de Metropolis, mas a perspectiva que se abre agora é de termos um homem fundido às máquinas, um homem-máquina no sentido literal.” (...) "Talvez como em nenhuma outra época, será necessário que

invoquemos e exerçamos as potências do pensamento - a arte, a filosofia, a ciência - para que possamos, como queria o filósofo Friedrich Nietzsche, ser uma ponte entre o primata e o além-do-homem. "( Luiz A.Oliveira -Físico Cosmólogo-CNPQ- )

Não sou pessimista, tampouco otimista mas realista , ativista? Falo, posto é fato que resisti , que tu resististe e, se tantos resistem porque não haverá de ser potencializada e ampliada esta “massa afirmativa “ do vir a ser , em direção à Ética, estética da Amizade que para crescer precisa do outro lado do lado dos que estão a nos provocar e desta forma incitando mais densas meias-noites das quais nascerão novas auroras? Auroras de entendimento aproximações

aglutinações, coagulações ? Diminuindo as distâncias , provocando rupturas dobras, desenvelopando projetos, idéias, utopias , soltando a fala da verdade dos jovens que entram idealistas nas Universidades e saem repetitivos, desencorajados pelo sistema.

Lembro-me de Foucault “o pensamento não é coisa de especialistas, mas um exercício de vida.”

Desejo manifestar minha gratidão a todos que comigo interagiram nestes últimos meses ,cada um em sua originalidade, inceridade ,ecos e silêncios estiveram presentes afetando e potencializando- me e, contribuíram intencionalmente ou não às transformações, rupturas, dobras entendimento e devires produtores de ressonante amizade à vida nas suas mais distintas manifestações.

Desejo dizer de como seus abraços virtuais bem como sua consideração em dialogar , manifestar suas opiniões, que aqueceram meu coração, este órgão sonoro, rítmico que com abraços musicais,

( forma linda dum amigo assinar )harmoniza-se com as pulsações do coração da Grande Mãe bem como na manutenção do FOGO Ardente em mim que através destas generosidades manifestas é pontencializado!

Amigos no meu entender precisamos recuperar ou encontrar o caminho do meio, nem tanto à terra nem tanto ao céu , o caminho do coração centro Estrelar no homem que de braços abertos à vida e aos seus semelhantes, representado pelo Pentagrama , abre-se aos seus devires e potencializa o vir a Ser o que se é a cada instante, seres em construção, produtores e reprodutores de afetos.

Afirmo amigos não dá para abraçar sem esticar os braços , não é possível "abraçar musicalmente" sem que o coração esteja encostado, colado ao outro coração na mesma freqüencia de onda, em sintonia com a calma, força, coragem e consciência do Aqui e Agora no ATO de abraçar, atentos a nossa respiração e a do outro. Abraços potentes provocam erupções, devastações às vezes... Por este motivo são “perigosos”!

Abraçamos quando lançamos nossas corajosas palavras e idéias independentes aos que desejam ouvir, tentamos ser gente , presentes ! Mesmo quando nossas idéias soam muito absurdas há alguém generoso que provoca reflexões. Porém sem correr riscos e soltar um pouco de loucura às vezes , nada retorna, tampouco ecos são produzidos.

Brindo aos Feedbecks modificados pela ação do tempo no vento do coração/pulmão amigo .

Brindo aos novos amigos que ainda não conheço pessoalmente e que me presentearam com seus livros, em suas dedicatórias e assinaturas pude sentir pulsar em meus longos dedos ( extensão do coração sua caligrafia tensa, breve e carregada de sentido humano , gentileza e e generosidade.

Brindo a cada um de vcs. com suas realizações e conquistas pois me afetam, contribuem pra minha constante transformação.

Estamos vivos e Isto é espetacular !

Tenho pensado sobre valores , como sempre referendando- me à Nietzsche , não há valores a serem criados, é preciso recuperar a inocência , a criança que brinca ao descobrir com o próprio corpo o vento, o ar . A grandiosidade da liberdade dum menino de ano e meio que corre e sente seu cabelo, pele e sorridente, surpreendendo- se com a novidade e seu valor sem nome !

Tenho sentido os afetos que me chegam não somente os alegres mas os tristes ,discursos de opinião valem vale mostrar o quanto não se sabe, vale perguntar,rabiscar lambuzar a tela com os dedos , lamber o papel, salivar, manifestações do ser e estar no mundo . E, quando não houver palavras... há braço traços horizontal a canalizar e atualizar a tendência à verticalidade , individualismo que empobrece nossa espécie que afasta-nos do circulo cíclico e fluídico da inter/criatividade .

Abraçar não pendurar-se ou agarrar-se, abraçar é troca , reciprocidade, fraterna e generosa !

Carecemos de generosidade, inocência , abundância , desprendimento dos corações pulsantes diante disto os atos de solidariedade são migalhas.

Amigos sigamos na flutuação luminosa !

Amigos parceiros de buscas de entendimento, de contato, cada atitude me foi preciosa !

Bem sejam !

Quem foi que disse O destino do homem é tornar-se homem ? Não lembro ... virgínia fulber ( além mar)

“Um dia podemos descobrir que toda viagem é,

de algum modo, uma peregrinação em busca

de um lugar que é o coração do viajante.

Seu destino é a sua realidade interior.

Mas faz parte do ritual, a busca de lugares

distantes, onde seu coração

sempre vai desejoso de um encontro que

nem sempre acontece.”( Poema Zen )

NOTA > A Entrevista com Luiz Alberto Oliveira pode ser lida no link > http://www.comcienc ia.br/entrevista s/nanotecnologia /oliveira. htm

visite recém lançamento da Página do Prof. Claudio Ulpiano (falecido no ano de 1999,)

http://www.claudiou lpiano.org. br/quemsomos. html

http://www.vaniadin iz.pro.br/ virginia_ fulber/

visite divulgue e colabore com o CVV Centro de Valorização da Vida

O CVV não está ligado a nenhuma entidade,

grupo ou religião. Qualquer divulgação é sempre uma oferta da

Instituição que a faz http://www.cvv.com.br/ c_local.htm

Nota- reproduzi parcialmente o texto reafirmando nesta metade do ano de 2008 meus agradecimentos,

virgínia fulber NHamburgo RS 28 de julho-

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 29/07/2008
Reeditado em 31/07/2008
Código do texto: T1102486