"TEMPO DE AGRADECER"

Ontem, 21, no “Recanto das Letras”, nossa página atingiu a fabulosa marca das 10.000 leituras. Para mim, sem pretensão de ser escritor, uma cifra fabulosa, sim, vez que nunca esperei por isto. Também, até por não primar por q u a n t i d a d e de leitores. Todos almejam pela supremacia da q u a l i d a d e, claro.

Em “tempo de agradecer”, não vou citar os nomes dos inumeráveis e gentis visitantes, e nem haveria espaço suficiente para tantos, quiçá eles se elevam a milhares. Bem gostaria de nomeá-los, todos, um a um.

Quisera só que ao menos a metade deles, de começo, venha a adquirir o nosso “Dicionário de Expressões Populares da Língua Portuguesa” que, em breve, pela Martins Fontes, de S. Paulo, estará em todas as livrarias. Não pelo fato de o trabalho – utilíssimo para quem escreve – ter sido organizado por este modesto membro do “Recanto”, sequenciando, daí, um espírito corporativista, mas por ser o dicionário o mais completo do gênero, já publicado neste país.

Meus agradecimentos, em primeiro lugar, para as senhoras e senhores leitores – eventuais visitantes e sobretudo os nossos confrades abrigados no sítio –, os quais tiveram a paciência e a distinção de correr o olho nas nossas mal traçadas linhas, aí depositando seus comentários, em geral generosos e benevolentes, via de regra elogios dos quais nem faço jus.

Agradecimentos especiais, também fervorosos, para o comandante-em-chefe, digamos assim, do “Recanto das Letras”, o Sr. Patrick, que sequer, ainda, pude a ele dirigir-me, em particular. Dele soube o nome por meio de um e-mail da amiga e poetisa maior Kathleen Lessa. Faço referência ao citado senhor, agora, com imenso prazer.

Entrei para este hospitaleiro e democrático sítio no dia 24 de setembro de 2008, assim como Pilatos foi parar no Credo. Meio como que ‘penetra’, e por tabela, mas penetra monitorado. Já o visitara, tempos atrás, porém, naquele ínterim, não me caiu bem a ideia de cadastrar-me, fazendo-o somente acerca de nove meses. Pensei, quando da primeira visita que fiz: “Uma boa, sem dúvida, mas é coisa só para os cobrões literatos.” Ledo engano. Prova disto que aqui estou, apenas um escriba tosco e medíocre.

Contudo, eis algumas cifras do meu placar: mais de 10 mil leitores, feitas centenas de amigos e amigas, 413 postagens, desdobráveis em mais de 500 textos. Explico: uma trova, ou haicai, por exemplo, cada um, individualmente, lógico, é só uma unidade textual. Em diversas ocasiões, por inexperiência, antes da bem-vinda e amável sugestão da poetisa Sílvia Regina Costa Lima, eu postava de 8, 10, a 12 destes textos curtos de uma única vez.

Em vindo cá, ao “Recanto das Letras”, justifico porque vim como “penetra monitorado”. Na verdade, vim por sugestão de uma amiga, hoje destacada poetisa, com imensa bagagem escrita em diversos gêneros de composição. Vale, muito oportunamente, aqui, este registro afetivo. Com certeza, a inestimável e gratificante honra de achar-me abrigado neste conceituado sítio literário cabe à amiga e confrade Fernanda Xerez, poetisa conterrânea de escol, que, com muito carinho, trato por “minha madrinha”, no que ela corresponde, chamando-me de seu “afilhado”. Imensos agradecimentos, pois, à “madrinha” Fernandita.

Por fim, reiterando-lhes por infinitas vezes, agradecimentos meus – bastante veementes – vão para os leitores todos, inúmeros dos quais excelentes poetas, contistas e cronistas d’aquém e d’além mar. Abraço afetuoso no coletivo deste florilégio de pessoas tão significativas.

Fort., 22 de junho de 2009.

* * *

FORTUNA CRÍTICA / ADENDOS

[I]

G anhaste o carinho do leitor

O resultado veio a primor

M ostrando o teu talento

E screver a todo momento,

S ão frutos dos seus sentimentos.

D eixando aqui registrados

A ssim foi conquistado e amado

S ão leitores que te admiram

I sto é a prova que te amam

L endo teus versos,

V ibrando a cada texto

E assim voce faz sua história

I ncrevendo na memória

R ealidade desta vitória

A gradeço por fazer parte do teu contexto.

COM CARINHO ANGELICA GOUVEA

Enviado por ANGELICA GOUVEA em 22/06/2009 19:08

para o texto: "TEMPO DE AGRADECER" (T1662014)

[II]

G.ratificante marca de 10.000 visitas

O.que aplaude a madrinha Fernandita

M.eu sparabéns, confrade amigo

E.o teu caminho percorrido

S.erá pleno de sucesso ****

D.esta forma, aqui ingresso

A.madrinha veio visitar ****

S.audar o poeta e comentar

I.nspiração tens para esbanjar

L.indos os versos e prosas

V.asta obra, valiosa

E.tudo ganhou por merecimento

I.magina, e com contentamento

R.ogo prá ti as bençãos do céu

A.madrinha também abençoa e tira o chapéu ...

Parabéns e felicidades, conterrâneo. Bj Fernanda ~*~

Enviado por Fernanda Xerez em 23/06/2009 23:49

para o texto: "TEMPO DE AGRADECER" (T1662014)

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 22/06/2009
Reeditado em 24/06/2009
Código do texto: T1662014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.