A vida de uma guerreira

Esse é um exemplo de uma pessoa que não é famosa, muito menos artística ou política, é uma pessoa comum uma cidadã brasileira, que contribuiu e lutou bravamente para mudar sua vida. Essa é a historia de Maria José Ribeiro, nascida aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro de 1933, no lugarejo Bracinho na cidade de Barreirinhas. Filha de Raimunda Ribeiro; foi criada sem pai e teve quatro irmãos.

Criança pobre e humilde, uma infância carregada de muita responsabilidade onde seu único divertimento era o trabalho. Desde cedo teve que pegar no pesado, juntamente com sua mãe trabalhando na roça para ajudar no sustento da família.

Nunca teve a oportunidade de sentar no banco de uma escola , mas com ajuda de uma amiga de sua mãe,aprendeu a ler a cartilha do ABC e a assinar o seu nome.

Para a sorte do destino aos dezessete anos conheceu o grande amor de sua vida e aquele que seria seu futuro marido, o Sr. Bernardo Rodrigues dos Santos, casados constituíram uma grande família.

Depois de nove anos de casados resolveram sair de Barreirinhas e tentar mudar de vida, devido uma grande seca que afetava aquela cidade.Chegaram até a passar fome.

Em 1959 chegaram a este Município de São José de Ribamar. Com a ajuda de amigos e parentes conseguiram aqui na matinha se estabelecerem. Trabalhando de sol em sol na lavoura para dar um bom futuro para seus filhos. Boa mãe, dedicada e preocupada, ótima esposa e companheira, excelente dona de casa, sempre foi uma pessoa solidaria.

Mulher honesta, e lutadora e trabalhadora que mesmo sem escolaridade sempre incentivou seus filhos aos estudos, inclusive três de suas filhas são professoras,de com formação superior ,sendo uma delas minha mãe que é pós-graduada, em matemática.Há aproximadamente, trinta anos contribuem para educação deste município.

Mas para a nossa surpresa, há dois anos descobrimos que ela estava sofrendo com uma grave doença chamada “mal de alzaime”. Seu quadro clinico se complicou no mês de julho deste ano, devido a uma queda que a levou a UTI do hospital centro Medico, passando quarenta e cinco dias de muita luta e sofrimento.

Casada durante sessenta anos, Maria José Ribeiro cumpriu sua missão, teve quinze filhos, quinze netos e quatro bisnetos e hoje Deus a levou para junto dele, deixando conosco uma imensa saudade e seus ensinamentos jamais serão esqueceremos. De seu esposo, filhos, netos, bisnetos, noras, genros, sobrinho e amigos.

Um Adeus eterno, saudades eternas. Esse dossiê da vida da minha vovó não está a aqui para mostrar minha vida pessoal, mas para levar-nos há uma reflexão e mostrar para sociedade maranhense e brasileira, que muitas das vezes se deixa levar pelo comodismo, e não luta pelo seu ideal, pois ela, nunca deixou de lutar, e nunca se queixou de nada, sempre lutou pro aquilo que era certo e venceu. E passou por vários obstáculos até chegar a vitoria. Às vezes temos tudo, e não lutamos mais por falta de coragem, esse foi um exemplo real de uma pessoa real, e que contribui um pouco para educação desse País e agora, descansa em paz. Com papai do céu.

*Acadêmico de Direito da faculdade São Luis.

Fabricio Ferreira
Enviado por Fabricio Ferreira em 02/09/2010
Código do texto: T2474063
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.