E o mundo não acabou. E, agora?

Ao longo de quase três anos assisti e me impressionei com um filme que talvez tenha sido um dos mais exibidos pelas emissoras fechadas, especialmente, através do grupo HBO, o filme 2012.

O filme impressiona pelos excelentes efeitos especiais criados para aterrorizar e, fortemente, impressionar a quem o assiste. Pode ser que agora passado o dia 21/12/12 o filme possa ser assistido como mais um filme com impressionantes efeitos especiais, um bom filme de ficção, e só.

Mas, o mundo não acabou e o que a gente faz com os nossos medos, resoluções morais, espirituais, materiais e seja lá o que for mais e que devido à expectativa de um final total, tenha nos estimulado a mudar o nosso comportamento, a nossa atitude, espero que, para melhor?

Conheço pessoas que começaram a levar em consideração a proximidade da morte, a sua real existência, e com isso reconheceram suas limitações, sua temporalidade, e a inutilidade de tantos atos, atitudes que cometeram fora da perspectiva da finitude da vida, pelo menos, material, física. Tornaram-se pessoas mais humildes, mais centradas, menos consumistas, mais pacientes com elas mesmos e com os outros, mais corajosas. mais humanas por causa do maior exercício de suas consciências.

Creio que essas pessoas devido ao mundo não ter acabado no dia 21/12/12, não deixarão de ser como se propuseram a se tornar com a expectativa do fim do mundo, até porque para elas, o mundo, ou parte do mundo em que viviam, realmente, acabou. Elas vivem bem agora num outro mundo, um mundo mais calmo, mais saudável, mais manso.

E, é isso que quero compartilhar aqui com você, meu amigo, minha amiga recantista. Nós temos a capacidade plena de acabar com os mundos criados por nós ou nos impostos. O mundo de cada um é construído sob perspectivas individuais, sempre. Tais perspectivas nos tornam diferentes em nossa forma de avaliar, pensar, comungar. É isso que nos faz especiais, não devido à semelhança com deuses ou porque "somos" mais inteligentes, mas devido às nossas diferenças e à nossa capacidade, certamente, inspirada, para sabermos conviver com as nossas diferenças, com os nossos mundos, em paz. Há uma passagem na Bíblia, em que Cristo, nos diz: 'Coragem! Eu venci o mundo!' Era o mundo d'Ele cuja missão era praticamente impossível de realizar porque passava pelo próprio sacrifício de Sua vida. O 2012 para Cristo era verdadeiro. Uma catástrofe ira acontecer com Ele. Ele já o sabia. E, durante toda a sua vida terrena ele teve que lutar contra os seus medos, as suas angústias, as suas desesperanças, a sua vontade de a tudo largar, buscar a Sua "própria" felicidade, mas Ele apenas venceu o seu mundo, e soube viver com os seus contemporâneos, com suas grandes diferenças, em harmonia, vencendo e conquistando o seu mundo dia-a-dia, para poder cumprir a missão Lhe confiada.

Isto é o que fez de Jesus, um homem, um ser especial, e é isto que cada um de nós efetivamente pode ser, pois o próprio Jesus Cristo afirmou-nos que podemos fazer maravilhas maiores do que Ele próprio fez. Melhor mensagem de confiança em nós, não há.

A cada dia acabo com o meu mundo e o reconstruo. E, a cada dia, as minhas conquistas são compartilhadas com aqueles com quem me relaciono, sejam conhecidos ou não, pois a cada dia, também, eu faço de mim mesmo um mundo melhor para viver.

O mundo físico, o planeta Terra, a sua órbita, o sistema planetário em que existe, a própria galáxia, acabarão um dia daqui a bilhões de anos. Pode ser que daqui a 20, 30, 100 anos uma grande pedra rolando pelo espaço colida com o nosso minúsculo planeta e altere a forma de vida em nossa casa e, a nossa raça, a humana, seja extinta. Isto realmente pode acontecer. É uma possibilidade física, natural. Mas, devemos, antes, cuidar de nossos mundos próprios, pois que nos auxiliarão a conviver harmoniosamente entre nós mesmos e com todos os demais seres que habitam o planeta. Pois da mesma forma que é nosso direito aqui viver, porque somos "terráqueos", os demais seres animais e vegetais são também "terráqueos" como nós. Para muitas espécies nós somos os Cavaleiros do Apocalipse, os Exterminadores do futuro, as profecias Maias, devido à nossa forma de comportar-nos com relação ao nosso ambiente, ao nosso planeta. Não estamos sozinhos.

Agradeçamos a Deus, então, pelo mundo ainda não ter acabado. Quem sabe, na realidade, o calendário Mais não estivesse errado e o fim programado, mas uma nova chance tenha nos sido dada. Que saibamos, então, ser reconhecidos por essa nova chance e passemos a viver em mundos melhores.

Feliz Natal para você! Um 2013 realmente novo, promissor e pacífico lhe desejo.

Grande abraço