RAÇA DE HERÓIS - Posfácio

Posfácio

E assim termino este livro. Tive um prazer muito grande em escrevê-lo. Espero que ao folhear estas páginas você encontre uma história, uma mensagem, uma palavra que lhe dê força, coragem, que te faça feliz e te anime em algum momento.

É hora dos agradecimentos e das considerações finais:

Agradeço a Deus, em primeiro lugar. Obrigado, Senhor da Vida.

Agradeço a ti Jesus, Senhor, governador espiritual do Planeta Terra.

Agradeço a Ismael, anjo espiritual, responsável pela pátria amada do Cruzeiro.

Agradeço à minha mãe, Maria de Freitas Barroso, (guerreira Maria) e ao pai, Adelino Guilherme Barroso, por terem sido meus pais, e a toda família. Esse trabalho não aconteceria sem a participação deles.

Agradeço ao recanto das Letras por me propiciar a oportunidade de divulgar meus escritos e a todos os companheiros de ideal que divulgam seus trabalhos neste espaço. agradeço a uma amiga muito querida, Maria Regina, e a todos os demais pelas visitas.

Agradeço por ter vivido na mesma época e no mesmo planeta em que grandes heróis viveram. Pessoas que ganham honestamente o dinheiro que as sustentam, gente que, mesmo ganhando um salário baixo, leva a vida sem se corromper, sem roubar, e tira ainda do pouco que ganha um pouco para ajudar alguém.

Agradeço às pessoas que se importam com a natureza e com questões ambientais e sociais, como o Sociólogo Betinho.

Agradeço às crianças que jogam bola em campo de várzea e sorriem, nos dando exemplos de que para ser feliz ou ser herói não é necessário muita coisa.

Agradeço a esses que fazem muito mais do que muitos heróis por aí, mas estão no anonimato, para Deus, entretanto, têm seus méritos.

Obrigado aos pais que ensinam coisas boas aos seus filhos, aos cientistas, jornalistas, escritores, ao homem do campo, ao carpinteiro, aqueles que varrem e limpam nossas ruas e cidades; aos médicos e enfermeiros.

Agradeço a um amigo que tanto me auxiliou neste projeto: Clay.

Agradeço a Internet, onde obtive diversas informações, assim como livros e revistas diversas que me forneceram muitos dados para a confecção desta obra.

Obrigado Deus por ter vivido ao mesmo tempo e na mesma terra onde estiveram Jesus Cristo, Chico Xavier, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martinho Lutero e muitos, muitos outros artistas e seres humanos brilhantes. Artistas esses que, talvez, não estejam em evidência, mas que fazem muito por um mundo melhor, pessoas batalhadoras, guerreiras, grandes heróis que fazem uma comida saborosa, limpam muito bem uma casa, plantam grãos que chegam à nossa mesa, transportam cargas e pessoas por esse mundo afora... Seres que lutam com dignidade e honra, acima de qualquer coisa.

Agradeço aos Changeman, Flashman, Jirayia, Jaspion, Kamen Rider, Spielvan e tantos outros guerreiros. Obrigado aos criadores, diretores, dublês, atores, dubladores, roteiristas, alguém que participou dessas séries de uma forma pequena, mas que fez com tudo isso ficasse grandioso. À extinta TV Manchete e a todos do Grupo Bloch que trouxeram esses heróis para nossas vidas, muito obrigado. Agradeço a todos que trabalharam nesta emissora e que limpando, servindo um cafezinho, fazendo serviços aparentemente pequenos deram uma grande contribuição para que tudo isso se fizesse possível, deram um toque especial nesses seriados, enriquecendo-os muito. Obrigado às distribuidoras que divulgaram e trouxeram essas séries de heróis para nós, nos dando lições para toda a vida. Obrigado a todos que trabalharam arduamente nesse projeto maravilhoso que enriqueceu a infância e felicitou a vida de muitos de nós. Os heróis japoneses e o povo japonês_ assim como China e Coréia__ têm uma importância significativa em minha vida. A cultura, a filosofia, a serenidade que eles têm, suas Artes- Marciais contribuíram muito para minha formação como ser humano. A preservação e a busca pelas coisas da alma, a meditação, a valorização e reflexão dos instrumentos espirituais adotados por eles são práticas que também estou procurando cultivar. O Japão tem sido assolado por diversos ataques, mas sempre renascerá, pois é um território de um povo guerreiro, inteligente, abençoado por Deus.

Agradeço por compartilhar dos ensinamentos de Allan Kardec, Emmanuel, André Luis e Adolfo Bezerra de Menezes.

Agradeço por ter assistido belos desenhos como He-man, She-ra, Liga da Justiça, Caverna do Dragão, Thundercats, séries como Chaves, Profissão Perigo (Macgyver), a Dama de Ouro, por ter aprendido com Loren Avedon, Taimak e tantos outros.

Quem sabe, futuramente, escrevo algo sobre outros heróis, mas se não o fizer, meu objetivo é lhe passar que qualquer coisa que você venha a assistir, ver, ouvir e ler, pegue o que há de bom e use em sua vida.

Queremos viver um sonho bom, onde poderemos acordar sem medo de sermos felizes, olhando para a luz solar, sem a tensão de quedas nos precipícios e resvaladouros da vida.

Que Deus abençoe os meus e os seus amigos, e em nome de nossa amizade construiremos um Novo Mundo, e quanto àqueles que partiram, um dia nos reencontraremos novamente.

Ressalte os pontos positivos de pessoas e coisas.

Nunca se sinta impossibilitado de fazer seus sonhos se concretizarem, mas jogue limpo para que isso se dê de uma forma idônea. Atitudes exemplares são exemplos irredutíveis de convencimento.

Sem fraquejar, vamos em frente, mesmo atordoados. Adquiriremos um poder muito maior, uma super potência, uma força verdadeira nascendo de cada um. Suportar as tormentas fará de nós ilustres heróis que alcançarão todas as forças, e com isso jamais perderemos a fibra. Não faltaremos com nossa missão. Apesar de todas as ruínas que nossas vidas se tornam, de vez em quando, sigamos em frente, nascendo e renascendo desses escombros, ficando mais fortes.

O mundo precisa de um toque seu.

Ofereça a ele o que você tem de melhor.

Dê à vida o que há de divino de dentro de você;

Dê as flores e as rosas que habitam em seu íntimo, deixando o amor

sair, para que todos sintam o perfume da caridade e o aroma da compaixão e não se firam com seus espinhos.

Valeu à pena estar neste Planeta Terra junto com você.

Valeu à pena ter sorrido, ter chorado, ter me entristecido, ter amado, dentro da minha reduzida capacidade de entender e viver o que acredito ser o amor. Valeu muito à pena ter me sacrificado ou me esforçado para auxiliar alguém. Cada criatura que passou por minha vida fez com que ela se tornasse especial; valeu sim à pena; valeu muito à pena.

Ao recebermos críticas, ofensas, atitudes abusivas das pessoas, vamos pensar de que forma aquilo poderá nos ajudar a melhorar e a alcançar nossas metas, pois tudo pode ser útil se soubermos aproveitar.

Focalize no que tem para ser feito e concentre-se naquilo que se poderá fazer. Faça uma limonada com o limão que alguém te der. O limão é ácido, mas é rico em vitamina C, e juntando com água e açúcar forma uma mistura que faz bem, mas tome cuidado para que um não se sobressaia mais que o outro. Se você ficar apreciando mais o ácido ou o açúcar ficará preso a um deles e não terá como aproveitá-los. Equilibre-os, então. Junte as coisas. As críticas e ofensas podem ser amargas, mas se analisadas com calma, vendo o que tem de verdade, poderemos encontrar nelas oportunidades de melhoria e progresso. Transforme o que te derem de amargo em um meio para ascender.

Aprecie os elogios, mas não se agarre a eles. Os elogios servem de motivação para continuarmos, mas se nos apegarmos a eles ficaremos apenas deitados em louros mortíferos onde o adorar ser adorado nos estagna e nos cega.

Façamos nossa parte e deixemos Deus trabalhar. Emmanuel nos diz no livro Mãos Unidas, mensagem de número 15, de título "No Balanço Das Provas", que “pacifiquemos e aperfeiçoemos nossa área de ação e estejamos convencidos de que se dermos o melhor de nós, realizando o melhor que se nos faça acessível ao esforço individual no campo da vida, o Senhor complementar-nos-á o trabalho, fazendo o resto”.

Por vezes saímos desolados de certas circunstâncias. Talvez desabafar com alguém irá nos fazer bem. Desabafe com Deus, com Jesus, com Maria de Nazaré ou consigo mesmo. Pense nisso. Saia, vá caminhar e colha flores pela estrada da vida. Para cada uma delas sinta um feixe de luz em seu íntimo e veja o quanto Deus tem produzido e Ele continua a sair Universo afora realizando desejos.

Quando seus olhos quiserem lacrimejar, deixe acontecer, não se envergonhe. Quando seus lábios quiserem sorrir, permita que ocorra, não se intimide. Quando seus braços quiserem abraçar, seus lábios quiserem beijar, sua voz quiser pronunciar “eu te amo”, deixe fluir...

Se posicione e parta rumo ao jogo da vida e com toda maestria vença-o. Não se preocupe, você vencerá de um jeito ou de outro. Às vezes mesmo perdendo, ganhamos. Às vezes é somente errando que aprendemos. É morrendo que se vive para a vida eterna...

Crie uma nova tática para sua jogada. Seu sonho é meu sonho também; é o sonho de muitos de nós. Saia do raio de ação de derrota e tristeza, pois eles podem produzir em efeito devastador em sua vida.

Quanto a toda essa violência que está no mundo ela vai passar, não se apoquente. Nós é que não podemos simplesmente passar. Temos que ficar aqui nas marcas de nossas obras; de boas obras; de grandes obras. Além do mais ninguém é violento para sempre. Ninguém briga e fere sem ter o mesmo de volta. Isso é simplesmente a vontade mal canalizada por mentes e corações desalinhados. No fundo, todos querem ser bons e todos querem a felicidade, só que enxergamos turvamente. Vai clarear. Acalme-se.

Agradeço a um amigo que partiu sem me dar um abraço de despedida, Gladstone. Sinto muito sua falta, Gladstone.

Agradeço ao Edir, funcionário da UFV, que muito me auxiliou.

Agradeço às casas espíritas Paulo de Tarso, Grupo Espírita Caridade, Antônio Duarte, João Ernesto, Boa Nova, Paiva Campos, Ismael, Caminho da Luz, Caminho para Jesus, Bezerra de Menezes, Comunidade Espírita André Luiz, Casa de Promoção e Caminho Chico Xavier e a todos amigos que fazem parte do Movimento Espírita Mineiro.

Agradeço a Xavier Pereira, Maurício Singulani, Oswaldo Vieira, três grandes trabalhadores de Ubá. Obrigado a Terezinha Helena, a Lilica e a tartaruga Tatá, sempre viva; às amigas Imaculada Singulani, Adriane Colli, Denise Colli e Marize Menezes. Obrigado aos amigos queridos de Guiricema, Visconde do Rio Branco e Ubá, três cidades que me encantam. São terras de guerreiros, de um povo que luta com muita força para sobreviver. São terras de Minas. São terras do Brasil.

Hino de Minas

O verde das matas, as águas dos rios.

É Minas Gerais, é parte do Brasil.

É terra que ama todos os filhos seus;

É chão que produz, protegido por Deus.

O canto das aves, o reino animal.

É vida que surge, é sonho real.

Direito de ir e de vir [liberdade].

Dever a cumprir nas mãos da sociedade.

Que se cumpra a justiça, que se fale a verdade,

Em Minas, meu Brasil, não pode haver impunidade.

A terra que dá ouro,

O solo que alimenta.

A vida é patrimônio, contra ela não se atenta.

A sua integridade deve ser preservada.

Por isso estou aqui pra tutelar nossa morada.

Sou filho desta terra, assim como você.

E a nossa missão é este espaço defender.

Obrigado a Paulo Milagres, grande escritor.

Obrigado ao espírito ou espíritos que me protegem e orientam (Que missão árdua vocês pegaram). Muito obrigado pela proteção.

Muito obrigado a todos as pessoas que dividiram o tempo e o espaço comigo. Um abraço para todos os espíritas, católicos, evangélicos, seichonoienses, umbandistas, candomblecistas, ou adepto de qualquer crença ou religião. Precisamos conversar e conviver mais.

Agradeço a Escola Estadual Antônio Capobiango__hoje Escola Municipal__ onde estudei de primeira a quarta série e a todos os professores a amigos dessa querida escola.

Agradeço ao CESEC (Centro de Estudos Supletivo de Educação Continuada) Professor Paulo Roberto Reis de Almeida, de Visconde do Rio Branco, estabelecimento onde cursei o Ensino Fundamental e Médio, e a todos os professores e demais funcionários desse estabelecimento que tanto acrescentaram à minha pessoa.

O meu muito obrigado ao senhor Hilário Sartori e família pelo apoio.

Agradeço às minhas cachorras Mermaid, Jamanta, Sayaka e Jagunço que me trazem tantas alegrias. Também aos gatos Fifi e Fofão. Aos motoboys de Ubá que sempre me ajudam a levar minha cachorra no veterinário, quando necessário. À Denise Colli, veterinária, que tanto tem ajudado persistentemente na causa de cuidar dos nossos irmãos animais. À Leila e Lídia, que também amparam esses pequeninos cheios de amor.

Agradeço a você que leu esta obra e que de agora em diante faz parte da minha vida, e que juntamente com toda a humanidade defenderemos a Terra.

Não pare no meio do caminho quando for em busca de um mundo melhor. Não retorne ao tomar a decisão de praticar o bem e a caridade. Todos temos nossos ideais, e lutar por eles, sem pisar em nossos irmãos, é o caminho que nos conduzirá à libertação. Não deixe que o ódio seja seu controlador. Deixe que seja forjado e se torne um objeto de defesa. Ele precisa ser esquecido através do calor do sacrifício e mergulhado na água da caridade para que se transforme em emoções benfazejas.

Em nosso âmago está retido tudo aquilo que precisamos para restaurar- nos. Retire a capa que você traz e ficará pasmado ao vir quem está sob ela. Chegou a hora de você encontrar-se consigo e duas forças se cruzarão: Aquela que você quer ser e aquela que você deve ser. Ambas se anularão se entrechocarem. Se mal usadas, quando frente a frente, causam uma destruição em volta. Se não forem separadas, ambas se aniquilarão. É o Yin e Yang em extremo conflito. Porém, se trabalhadas, direcionadas, procurando usá-las paulatinamente, atendendo às necessidades de carência espiritual, afetiva e material, procurando providenciar recursos para aliviar a convulsão humana, elas se transformarão em uma só força: A força de um sentimento de nome amor.

Saiba assimilar as lições que as aves, plantas e vidas diversas nos dão diariamente, ensinando-nos a persistir, perdoar, aceitar e continuar.

Um som de uma melodia nostálgica paira no ar. Você se sente só e um abalo sísmico irrompe de dentro de você. Que mecanismo é esse? É seu despertar. É a parte boa de você que quer se manifestar. Você se sente consternado? É algo ou alguém te chamando ao trabalho e a olhar à sua volta dizendo que o tempo é precioso demais para ser desperdiçado. Respire fundo e vá.

Intransponível demasiadamente, parecem ser as barreiras, mas não somos guerreiros, ora essa? Mesmo feridos é inevitável prosseguir. Mesmo de joelhos desconjuntados, marchemos.

Se esbalde em seus santos propósitos.

Nossas almas estão em chamas, cheias de vida, inflamadas de paixões. Quando aprendermos a contê-las e domá-las nos momentos de crises e exasperação, teremos alcançado um nível espiritual bastante elevado. Após controlarmos esta chama, ela não mais se apagará. Se falharmos nesse controle poderemos nos ferir gravemente, sendo esse ferimento muito mais intenso que uma simples queimadura. Estejamos atentos. Não deixemos essa transformação para amanhã. Para nós, pequenos guerreiros, o amanhã não pode existir. Temos que fazer já, agora, tudo que pudermos, pois o hoje já foi também o amanhã...

Não importa o quão grave é a tempestade que nós a atravessaremos e seguiremos até o infinito, porque devemos ser um esquadrão, uma equipe relâmpago, veloz, ágil, que atravessa os céus da desigualdade, levando a justiça onde há pessoas injustas, levando paz onde fazem a guerra e levando a vida onde todos temem a morte.

Comunique-se, mesmo que seja por telepatia. Isso é possível. Tente.

Ame muito a vida, amigo. Não se utilize de uma vida à sua vontade, pois a decepção pode ser latejante ao ponto de te paralisar. Atitudes insanas podem desmontar o castelo de alguém e destruir o seu.

A fisionomia de alguém pode dizer o que ela não tem coragem te falar. Observe.

Se você está descrente em relação ao bem, à Deus, isso também às vezes ocorre comigo, mas logo observo o verde das matas, o carinho dos animais, a chuva que cai, o sol que brilha em seguida, a lua linda, lá no céu, as constelações, o arco íris, e isso me dá ânimo. Digo-te isso para motivá-lo e digo também que devemos seguir enquanto tivermos um mínimo de forças.

Há uma criança que espera por nós em algum lugar.

Há um enfermo em um hospital aguardando nossa ajuda.

Há um animal querendo ser recolhido.

Há alguém que quer apenas um olhar de ternura partindo de nós.

Não crer em Deus e no bem é começar uma destruição em massa.

Crer na emanação da força dos bons espíritos que envolve o sistema planetário é atraí-la para nosso meio e para perto de nós.

Foram horas e horas gastas manuscrevendo, lendo, digitando, apagando, reescrevendo até se chegar a este resultado e transmitir a você o que tenho aprendido com as coisas em minha volta. Este livro representa, em parte, o que sou e o que poderei me tornar. Às vezes, quando vou reler algum capítulo me surpreendo com o que leio. Isso quer dizer que essas ideias não são totalmente minhas e não foram absorvidas completamente por mim, mas já surgiram, já deram um sinal. Preciso aplicá-las.

Assim também será sua vida. Através de aprendizado, inspirações, recordações, pensamentos, ações e inovações você construirá seu mundo. Não tenha pressa. Observe o mundo em sua volta e veja como você tem participado dele. Quando compreender que você é o mundo e que não só faz parte dele, tudo vai mudar.

Como você pode observar, este livro não seria possível sem a contribuição de todas essas pessoas que menciono nestas páginas e daqueles que fizeram parte da minha história de vida. Há muitas outras cujos nomes não caberiam em vários livros, mas o fato de seus nomes não estarem escritos nesta obra não quer dizer que não sejam importantes, absolutamente. Ficam aqui os meus agradecimentos à todos.

Obrigado Brasil, país em que muitas coisas precisam ser mudadas, mas que nem por isso deixa de ser um país maravilhoso e que não deve nada para nenhum outro país em se tratando de talento, garra, competência e solidariedade. Precisamos apenas acreditar mais em nós e darmos as mãos. Vamos de mãos dadas...

Para ser sincero com você não sou nenhum mago, poeta ou mestre de nada. Sou apenas aquele que procura ser fiel às suas crenças, com a certeza de que há muitas coisas que tenho que aprender para entender o que sou e o que poderei ser. Enquanto isso não se faz, só me resta ser como sou, apenas...

Não tenha este livro como roteiro ou norma de conduta. Ele é um material a ser estudado, avaliado, questionado, e a conclusão final é inteiramente sua. Se você se apegar demasiado a ele vai se esquecer de você e se tornará algo mecânico, sem essência, sem naturalidade, e assim torna-se impossível aprender. Ouça também a voz interior.

Não me preocupei em escrever para agradar ou criticar alguém. Creio também que haverá erros gramaticais, de concordância, porém espero que apesar deles a mensagem seja compreendida, e que o mais importante do que qualquer regra de literatura é se comunicar, se fazer compreender e procurar entender, e para isso as palavras são, às vezes, desnecessárias. Um olhar, um sorriso, um gesto, uma lágrima dizem muito sobre nós.

Escrevi esta obra para incentivar e fazer pensar. Pensar que temos

muito que mudar. Deixar de lado o preconceito, o egocentrismo, o egoísmo e ter olhos de ver e ouvidos de ouvir o que acontece em nossa volta, aproveitando a beleza que cada ser é detentor.

Espero que esta obra lhe ajude a ver o herói maravilhoso que você é

e o herói brilhante que é o seu irmão. Se não o somos, ainda poderemos ser.

Quero te dizer que você é um grande herói, digno de menção no mundo de Deus. Somos uma raça de heróis; heróis de uma raça, que não podem se curvar diante dos vilões que surgirem.

No episódio 51 do Seriado Japonês, Esquadrão Relâmpago Changeman, onde encontrei algumas inspirações para escrever este livro, no final de toda uma batalha nasce uma vida nova, aliás duas vidas: A de Gata, que se debandou de Gozma, e a de sua filha. Ao chegarem na Igreja, na cidade de Midori, onde Zolli, a esposa de Gata se abrigava, todos olham triste o templo desabado. Gata e sua amiga Nana não chegaram a tempo. O ex integrante de Gozma chora desesperado, mas... Um choro anunciando vida nova ecoa entre as ruínas daquele lugar. O filho, ou melhor, a filha de Gata está salva. Aquele choro não foi de tristeza, mas de alegria para Gata, sua família, os Changeman e Nana. Nem sempre as lágrimas são símbolos de dor. Gata segura Cooler, esse é o nome que ele dá à sua garotinha, com cuidado. Uma estátua, simbolizando Maria segurando seu filho e nosso irmão Jesus, não ruiu com o desabamento da igreja. O amor de mãe é mesmo inquebrável e indestrutível. Por isso, leitor amigo ignorar a grandeza de Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, é não reconhecer o amor de mãe e a relevância da mulher que sempre contribuiu grandiosamente para os grandes

feitos que ocorreram no planeta.

Se seu coração ficar em ruínas, não se aflija. Para que ocorra o nascimento e a manifestação do amor é preciso que haja esses desabamentos. Isso fará de você um verdadeiro herói. Apesar da tragédia que nossas vidas se tornam, de vez em quando, sigamos em frente, nascendo e renascendo desses escombros nos tornando mais fortes.

Quando você vir ou ouvir alguém chorar, acalente ou chore junto, ou deixe-o chorar. Talvez ele esteja precisando disso.

Lembro-me de uma vez que quando eu estava morando de pouco em

Ubá, encontrei uma cachorra da raça Cocker e comecei a cuidar dela. Ela estava com uma doença transmitida por carrapatos que já estava num nível bastante avançado. Eu dei o nome a ela de Filó. Filó não sobreviveu, apesar de todos os esforços empreendidos por mim e pela veterinária Denise. Entretanto, quando eu a levei no consultório, ela estava muito debilitada e eu chorei muito no dia seguinte ao vê-la deitada em seu colchão, adoentada. Uma senhora que lá estava com seu cachorrinho chorou junto comigo e me abraçou. Foi uma das maiores demonstrações de solidariedade que alguém já teve para comigo. E agora, que estou fazendo a correção deste posfácio, me veio à lembrança: Será que Mermaid é a Filó que voltou pra mim? Deus é muito bom, viu!

O choro nem sempre é de tristeza. Nem sempre as lágrimas são símbolos de dor. Podemos chorar de alegria também ou trazer um pouco de acalento a alguém que está chorando, derramando uma lágrima junto.

Não pense você que por ter escrito este livro sou alguém que está sempre de bem com a vida, feliz, absolutamente. Às vezes, entro para o meu quarto e choro. Dizem que homem não chora. Se eu não puder chorar por ser homem, não quero nunca ser um homem.

Tenho, às vezes, a impressão de que estou fora do meu meio e acho que deveria estar entre outras pessoas; sinto falta de outras pessoas. Sinto a falta de alguém que nem sei se existe. Às vezes, me sinto só em meio a uma grande multidão. Sinto falta de alguém que deixei ou que me deixou em alguma época; é um pouco confuso. O meu íntimo clama por algo que não sei o que é, mas quando procuro entrar em contato com os ensinamentos do Cristo redivivos pela Doutrina Espírita, esse fogo interior, que parece um dragão descontrolado ou um menino carente, que vai de zero a cem, facilmente, se acalma. E revelar tudo isso a você me deixa um pouco aliviado para que eu não tenha que carregar o fardo de ser um herói mórfico ou mumificado, àqueles que se fazem de fortes, sábios, que têm uma forma e várias fórmulas, e que precisam aprender que reconhecer e admitir suas fraquezas é dar um passo expansível para o heroísmo.

Sobre o tempo

Quero fazer tantas coisas, mas acho que não vai dar tempo, mas

tenho muito tempo; temos todo o tempo do mundo, mas não podemos perder tempo porque o tempo não para. Ele não espera por nós. Se pararmos no tempo teremos que correr contra o tempo e talvez não dê mais tempo, mas é sempre tempo de recomeçar. O tempo mostra aqueles que se julgam sábios, aqueles que pensam que sabem demais, que estavam enganados. Existem também aqueles que juram sem saber se aquilo pelo que juram é a verdade. Essa jura é uma tentativa de passar credibilidade à informação dada, de mostrar o quão sábios, fortes e poderosos são, e o medo de errar ou de assumir que falharam, leva-os à jura, mas nenhum de nós sabe, em sua totalidade, quem é, mas é para isso que precisamos dar tempo ao tempo e entender que dentro dele está a chave para o desvendamento de inúmeros mistérios.

Quando penso que já sei de muita coisa, encontro alguém que abre meus olhos e me mostra que tenho muito que aprender.

Quando penso que estou mais forte, acontecem coisas que provam o quanto sou fraco. É quando fico mais fraco que fico mais forte.

Quando acredito que não tem mais uma saída, vejo uma luz que vem em minha direção.

Quando estou cansado de chorar, aparece ou acontece algo que me faz sorrir.

Quando o nevoeiro chega, um raio de sol o faz ir embora.

Ao olhar para trás, percebo que naqueles momentos em que fraquejei, alguém segurou minha mão. É por isso que não desisto, pois sei que alguém, em algum lugar, olha por mim.

Minha vida não tem sido nada fácil desde que reencarnei. E se estou

de pé até hoje é porque sou teimoso e acredito que tenho algo para fazer aqui, e principalmente, porque Deus e os Espíritos amigos têm me ajudado muito. E mesmo com tudo isso, não sei como, mas tenho encontrado forças para acalentar corações, falar de coisas boas e sorrir. Isso só pode ser por Deus, obviamente.

Se alguém me perguntasse, Sidney por que é que você escreveu este

livro? Sinceramente, não sei. Talvez porque eu devesse isso para àqueles que fossem lê-lo. Não sei nem mesmo por que estou escrevendo esta obra. Talvez ela nem venha a ser publicada, mas de qualquer forma fiz o que achei que devia ter feito. Talvez, quando ele for lançado eu nem esteja por aqui mais. Talvez eu parta em breve, mas eu voltarei, um dia, quem sabe. Talvez eu fique, enfim, deixe acontecer.

Talvez este livro não saia do HD de meu micro, mas estará gravado no disco rígido de minha consciência. Estará em meus arquivos espirituais. Talvez este livro mude o mundo de alguém ou o meu mundo, mas não poderia deixar de escrevê-lo e assumir o que narrei, escrevi e transcrevi aqui. Sem assumir o que faço como ser um herói?

Bom, chega de falar de mim. Faço-te um pedido: Se acaso lembrar, lembre-se de mim em suas orações.

Muito obrigado por você me dar a oportunidade de conversar contigo através destas páginas. Através delas você conhecerá um pouco de alguém que sabe muito pouco ou quase nada dele mesmo.

Eternos obrigados! Seja muito feliz.

Um novo sol brilhará na praia de nossas almas. Uma nova luz vai brilhar no céu. Deus espera por ti, herói do Universo.

Que Jesus se faça presente em nossas vidas e que possamos deixar abertas as portas de nossas casas e de nossos corações para que nelas Ele possa fazer morada.

Fique sempre muito bem; fique sempre com Deus!

Amo você, do meu jeito, dentro de minha ínfima concepção do que seja o amor ou fora de minha faculdade de vivenciar o que seja, de fato, esse amor, mas por amor a gente vai chegar ao fim dessa longa estrada. Estamos juntos. Sempre juntos!

Por Sidney de Freitas Barroso