#100DIASDEGRATIDÃO - N°2

É com muita satisfação e com um baita de um sorriso no rosto, que compartilho com o mundo meu segundo dia de gratidão.

O motivo de eu estar agradecido hoje são vários. Mas aprendi que quando delimitamos alguns acontecimentos a tendência é a expansão. "Tudo aquilo que recebe foco, expande" (Wayne Dyer). Portanto, quero destacar dois motivos para eu estar vibrando de gratidão.

O primeiro motivo é um insight que recebi enquanto pensava nos 100disdegratidão. Minha empolgação com essa inédita e maravilhosa prática diária, passou à ocupar cada pensamento durante o dia. A empolgação transformou-se desta forma, em uma fixação cansativa. Na verdade, quase uma obsessão. Foi ai que tive um insight que lançou mais luz sobre esse meu novo momento. E o discernimento que venho à tona me alertava para não transformar a prática da gratidão em uma religião. E religião aqui, refere-se á uma prática dogmática obrigatória. De maneira alguma, é esse o foco e a essência de se praticar diariamente a gratidão. De maneira bem simples e direta, o insight que recebi me dizia que quando os 100diasdegratidão se tornar uma obrigação, minha vida passará ser tão falsa quanto a falsa religiosidade que concentra-se mais no dogma do que na essência da mensagem de amor e de paz que a religião carrega. Dentre os diversos benefícios da gratidão, alguns deles é o desapego, a leveza e a espontaneidade. A grande verdade, é que ser grato todos dias não é viver fora da realidade. Pelo contrário, é ser grato por cada momento e coisa que acontece, muitas vezes para superá-los. Não é fugir da dor, mas encará-la, senti-la, não lutar contra ela e saber que ela faz parte de um todo, que se quisermos pode determinar sucesso, felicidade e muito altruísmo. As consequências da gratidão é bem diferente do que propõe os manuais de auto-ajuda ultra positivistas que tende a mostrar a vida como uma estrada reta e sem buracos. O obejtivo não é maquiar, é viver de maneira consciente cada acerto, cada erro e cada aprendizado.

Gratidão imensa por esse poderoso insight que acabou de me livrar da religiosidade da gratidão.

O segundo motivo é bem mais simples. Trata-se de um pequeno avanço em minha superação do sedentarismo. Sempre que eu me proponho praticar algum tipo de exercício seja jogar futebol, correr com minhas filhas na pracinha perto de casa, caminhar ou coisa do tipo, a desculpa para protelar é sempre a falta de tempo e o cansaço fisíco. Hoje, ao chegar do trabalho, a primeira coisa que fiz foi correr, jogar bola com minhas filhas, tentar andar com o skate do vizinho, treinar pênalti e muito mais. Mas não pensem que foi tão fácil a decisão. No caminho para casa meu corpo e meu cérebro usaram todas as suas forças para que eu chegesse em casa e não fizesse outra coisa a não ser tomar um banho e dormir. Contudo, minha meta de me exercitar falou mais alto e quando menos esperava, meu corpo deixou de resistir e meu cérebro foi receptivo á ideia de alguns minutos de exercício. E o mais importante foi que superei os 30 minutos, chegando a proeza de uma hora de prática esportiva.

Gratidão pelo minimo. Hoje eu consegui superar meu sedentarismo.

Gratidão por tudo.

___Fabio junio Almeida Prates___