QUERIDOS PAIS

A decisão de ter um filho é muito séria. É decidir ter, para sempre, o coração fora do corpo.

Os pais são indivíduos comuns que se descobrem de repente, responsáveis pela criação de um outro ser humano, por torná-lo uma pessoa gentil, honesta, educada e corajosa. Todos os pais merecem aplausos calorosos de todos os seus filhos gentis, honestos, educados, úteis, amorosos e corajosos.

Obrigado por nos criarem com amor. Obrigado por conversarem com cada um de nós enquanto estávamos na barriga de mamãe. Por desamassar nossas orelhinhas quando deitávamos de barriga para baixo. Obrigado por nunca se esquecerem de nos alimentar. Por pegar do chão a colher ou a tigelinha de plástico com muita paciência durante várias vezes em cada refeição. Obrigado por não se magoar, não guardar rancor, de ter que limpar a sujeira todas as vezes que o aviãozinho encontrava turbulência e se derramava todo em cima de algum de vocês. Obrigado por dizer que não tinha importância cair, que o “dodói” logo passava. Por se manterem calmos durante todos esses anos...

Obrigado por nos guiarem durante tempos difíceis e nos preparem para a vida adulta. Obrigado por todas as histórias, e, por ter nos ensinado o valor da cortesia e do respeito, sendo corteses e respeitosos conosco, desde que éramos pequeninos.

Obrigado por criarem regras e tornarem flexíveis sempre que necessárias; por nos ensinarem o valor do silêncio em determinado momento. Obrigado por todos os brinquedos consertados, pela paciência com que tiravam os carrapichos das roupas que nos arriscávamos a aventurar-se nos arredores de nossa casa. Obrigado pelas demonstrações de como é que deveriam ser as coisas... Obrigado por nos fazerem acreditarmos que somos capazes de fazer alguma coisa bem, por percorrer o caminho ao nosso lado, apontando buracos e as poças e os lugares escorregadios.

Obrigado por reconhecer e entender o momento em que já podíamos perceber as coisas por nós mesmos e nos deixarem seguirmos sozinhos. Mas nunca totalmente sozinhos.

Obrigado por seus sorrisos maravilhosos. Obrigado pelo brilho de suas presenças junto de nós. Obrigado por tudo... Obrigado... Obrigado... Obrigado por tudo mesmo!