Cativar é perder tempo...

Hoje amanheci com a história do Pequeno Príncipe na cabeça! Acredito que seja pelo fato que esta madrugada antes de deitar-me olhei para o céu iluminado pela luz do luar e pensei nas pessoas que me tornei responsável por te-las cativado e que se tornaram responsaveis por mim por me ter cativado...fiz uma prece silenciosa por todas elas e deitei-me. Mas hoje me sinto “perseguida” pela imagem do Pequeno Príncipe que tenta cativar a raposa e me salta aos olhos a interessante lição que ali podemos colher.

Primeiro o ritual que se estabelece para que a amizade acontece...muitas vezes falamos de rituais de sedução e até mesmo de rituais de acasalamento que enche a natureza e tanto envolve os seres animais...Pois hoje me peguei a pensar nos rituais de amizade pelos quais a minha vida tem passado. E ao pensar me surpreendo que as vezes tudo acontece rápido demais...não se tem o tempo de “perder tempo”...de sentar cada dia mais perto...de deixar a outra parte naquela deliciosa expectativa da espera...do perceber os pequenos sinais que nos lembram da pessoa que está nos cativando ou que estamos tentando cativar....as vezes é tudo muito apressado...temos urgência...queremos tudo pra hoje, pra agora....perder tempo é mesmo muito desperdício...

E diante disso nos frustamos muitas vezes. E isso por que não nos é possível entrar na profundidade, tudo fica muito na superfície e acontece tal qual a semente lançada em meio às pedras, germina sim, mas não tem raízes profundas para serem sustentadas....ou então é como fogo na palha, se alastra com facilidade, porém não dura o suficiente para aquecer e nem para cozinhar...

Por isso que em se tratando de amizade é preciso semear em terreno profundo...é preciso perder tempo pra acender o fogo com a lenha...é preciso perder tempo para que a pessoa a ser cativada se torne única, embora oculta em uma multidão...afinal “foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez de tua rosa tão importante” é mais ou menos o que diz a raposa ao Pequeno Príncipe...

Então amados e amadas...quero perder tempo com vocês...não importa quanto tempo...importa o desejo viver com vocês o ritual da amizade que permite a aproximação lenta e sempre constante que nos permitirá dizer: somos únicos na vida de nossos amigos, pois sabemos perder tempo com eles sem a cobrança que nasce da urgência desrespeitosa e negligente....

Boa semana a vocês todos...percamos algum tempo com quem amamos e com certeza a vida sorrirá de modo ainda mais maravilhoso...

Débby Pupo
Enviado por Débby Pupo em 26/10/2009
Reeditado em 26/10/2009
Código do texto: T1887942
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.