PAI...MÃE...AVÔ... AVÓ ...TIO...TIA

Existem, hoje em dia, graves acontecimentos entre pais e filhos, pelos motivos gerados por respostas impensadas, quando os filhos perguntam aos pais, se podem fazer, participar disto ou daquilo. Via de regra, a primeira resposta é ...NÃO!!!. Daí, tem início uma “luta”, pelo não do pai ou da mãe, ou de ambos e, pelo sim que filho(a) quer. Depois de horas ou dias com discussões fortes, porque o filho (a) quer e não aceitam

O não, de forma alguma e tenta de toda forma a mudá-lo em sim. Certas vezes até sendo completamente cheio de raiva e cheio de frases malcriadas, para aqueles pais que os amam muito, por isso não concordam com ele. E... devido a precipitação da resposta, acabam cedendo (maioria das vezes) ‘as vontades do filho(a), mesmo sendo contra os seus preceitos. Assim são os pais de hoje e, por isso acabam passando por tristes momentos com filhos que acabam sendo vítimas de acidentes ou de brigas nos lugares que tanto insistiram para irem divertirem-se e, tudo acaba numa tristeza que massacra o coração dos pais. Se os pais responderam não ou sim, sem antes estudarem o tipo de pedido do filho (a), certamente depois de espaço que os filhos sempre desejam, enquanto jovens e inexperientes : a capacidade de conseguirem mudar todos os “ nãos em sim”. Os pais se enfraquecem na área do respeito que deve existir entre pais e filhos. Hoje em dia, é muito comum estes lances nas famílias. Em todas as famílias sempre existem os vários momentos que os filhos, desde crianças, testam os pais, na intenção de mudar o NÃO EM SIM. É muito comum, nas mulheres, mães, responderem a uma pergunta dos filhos sem pensar, já dizendo não, por se tratar de algo diferente e perigoso, ela pensa. Em consequência disso, os filhos de hoje, jovens, não se entregam de imediato ao não que não desejavam ouvir. Por isso , insistentemente vão apertar a mãe e o pai, até conseguirem mudar o não para sim.

Quando os filhos interrogam os pais para os tantos pedidos que azem, é necessário que ambos, pai e mãe, decidam juntos se sim ou se não. Após a decisão e explicados o por que sim ou porque não, não podem mais mudar a atitude que tomaram, indicando-lhes como deverão se portar, para onde irão, dando-lhes também a informação da hora que devem chegar. Aproveitem para lhes falar da necessidade de que cresçam valorizando-se pelas suas atitudes em todos os locais em que estiverem. Assim atenderão aos pedidos dos pais que procuram encaminhá-los em direção ao futuro, que esperam seja o mais completo nas suas metas a serem alcançadas. Onde serão realizados os sonhos de ocuparem os seus lugares em meio ‘a sociedade, de maneiras objetivas e corretas. Que Deus os protejam e os façam pessoas úteis, sérias e responsáveis nos espaços em que viverem. A felicidade dos pais é sempre o futuro dos filhos. Já assisti em casa de família, os comportamentos de crianças na sua idade de dois, três, quatro anos... quando demonstram um comportamento de total liberdade, é até normal pois, estão começando a descobrir que existem, que têm liberdade, que já andam bem e, a maioria até aprende sempre caindo e levantando, embora sendo criança, já começa a sentir a vontade de exigir o que quer, do jeito que quer.

Uma vez, estando numa casa de nossos parentes , onde tinha uma criança linda menina, com seus três anos. Estávamos na cozinha, em determinado momento, as mulheres todas ocupadas com o preparo do almoço, quando chegou a menina passando no meio de todos e dizendo : “ Eu vo come danone¨. E caminhou em direção ‘a geladeira. A mãe, mais do que depressa disse :”não vai não, é hora de almoçar”, e a menina “eu vo come danone e, falando e ouvindo a mãe, chegou perto da geladeira e, a mãe, gritou, :- não abra a geladeira . Ela abriu a geladeira e, a mãe, novamente : não pegue o danone e... a criança pegou e comeu o danone. A mãe, toda espantada disse para os outros : “ E não é que ela comeu mesmo o danone? .

Quando os filhos ficam adolescentes, se foi criado assim, podem Ter certeza que sempre serão assim. Por isso é que o Não, não pode virar sim, facilmente. Por isso que os pais devem estudar os momentos dessa resposta. Conversem com os filhos, mantenham diálogos com os mesmos, façam-se amigos deles,

Mães e Pais amigos – essa é a solução para a família.

Bene - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL !!! - ( B. G. J. ) - 20/11/2012