FIM DE TODOS OS CONFLITOS

Jesus pediu a mulher samaritana: “Dá-me de beber”. Você consegue captar o efeito de sentido desse pedido? Não. Nós só compreenderemos a força de uma expressão se conhecermos o contexto em que ela está inserida. É o contexto que dá o significado dos enunciados. Por exemplo, alguém diz: Cheguei! Se esse alguém for uma pessoa que você esperava há muito tempo, causará uma alegria tremenda. Agora, se esse alguém, adentra num recinto vestido com uma camisa alvinegra onde estão somente torcedores tricolores, não sei se ele sairá dali ileso.

Pois bem, a mulher ficou perplexa, talvez revoltada, e disse como é que um homem, ainda por cima judeu, tem a petulância de falar com uma mulher samaritana. Isso era um não.

Jesus sentido o rancor de suas palavras, disse aquela mulher: Você não sabe nem o que eu posso te oferecer e nem me conhece para ir logo me rejeitando - (Jo 4. 10) “Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. Isto é, eu tenho algo superior a oferecer e se você me pedir, eu não serei capaz de negá-la.

A mulher ficou impressionada com as palavras amorosas de Jesus – “se você me pedir, eu não serei capaz de negá-la”. Ela sentiu que o coração dele era totalmente diferente do seu, era sem rancor, sem ressentimentos históricos, sem preconceitos raciais. Sentiu também que nada o impedia emocionalmente de falar com ela, pois para muitos “pedir” é vergonhoso e humilhante, principalmente a um inimigo. Ela percebeu que Jesus era o tipo de pessoa que não buscava razões para amar, pois quem ama não filosofa sobre o outro, sobre sua cor, sua moral, apenas valoriza, considera e honra o ser humano.

Percebendo tudo isso, ou seja, a grandeza Daquele Homem, não foi à toa que ela fez as próximas perguntas, querendo saber de sua glória:

(Jo.4.12) – “És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?”.

(Jo.4.13, 14) – “Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.

Ah! Mulher, você não tem a água que tira rancores, mágoas, preconceitos, orgulhos, ódios; uma água viva: que faz o coração sentir desejo de estar com o outro (Isso é gozar a vida), que dá poder para perdoar (Isso é viver feliz), que gera no coração o valor que o outro possui (Isso é viver em paz), que produz o desejo de fazer bem ao próximo (Esse é o prazer de viver), que brota a ideia de presentear o próximo (Essa é a alegria da vida), que impulsiona a nos doarmos (Isso é viver), enfim, que nos faz amar.

Então ela não teve dúvidas de que precisava dessa água viva: (Jo.4.15) “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água...”.

Jesus disse para ela ir buscar a família (o marido)...

NATAN VIANA
Enviado por NATAN VIANA em 05/05/2013
Código do texto: T4275916
Classificação de conteúdo: seguro