Viver o Amor Perfeito, no Perfeito Amor

VIVER O AMOR PERFEITO, NO PERFEITO AMOR

I Tessalonicenses cap. 4, 23

23 O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

O matrimônio é a forma mais perfeita de amar, pois Paulo diz todo o teu ser deve ser santificado, e no matrimônio é possível viver essa dimensão de espírito, alma e corpo, pois somente no matrimônio a doação do ser é perfeita e só a perfeita doação leva a Santificação.

No matrimônio vive-se o ápice de um relacionamento entre duas pessoas, é no matrimônio que alcançamos a graça de sermos imagem e semelhança perfeita de Deus, pois Deus é amor e o matrimônio é amor, a união perfeita de duas pessoas que se tornam um só ser. O matrimônio vive as três dimensões do amor, ou seja vive-se o amor perfeito, desde o sentimento, a aproximação, a afinidade e então o contato, a união dos corpos.

As três dimensões do amor vividas no matrimônio são:

1º - Ágape – Espiritual – é o sentimento que temos de amar, de gostar, de querer bem e dar sem receber nada em troca, é o primeiro sinal do amor, gostar de alguém sem conhecer, sem saber se vai ser retribuído. Ágape é fraternidade, é querer o bem sem saber a quem.

2º - Afetivos – Filos – é aproximação, é amizade, é aproximar-se da pessoa na intenção de conhecê-la, de iniciar então um relacionamento de amigos, de irmãos, é um momento de conhecer a personalidade, de partilhar sonhos e planos.

3º - Eros – Físico – este é o calor de um relacionamento, é a expressão máxima do sentimento, do relacionamento e do prazer do corpo. De Eros provem de erótico, é a relação sexual, a união dos corpos em perfeita comunhão, partilha dos sentimentos e das emoções.

Voltando ao versículo 23 “espírito, alma e corpo” São Paulo acerta até mesmo na ordem da colocação das palavras, pois ele expressa como devemos amar, como homens e mulheres devem se amar, no espírito(Ágape), na alma(Filos) e no corpo (Eros).

Os relacionamentos estão machucados por que partem do corpo para o espírito. Os relacionamentos devem começar do espírito para o corpo, ou seja, aquele que primeiro ama, conhece com certeza ai sim toca o corpo com respeito e santidade e a sexualidade do casal se torna perfeita.

O matrimônio não é um casamento, mas sim a celebração de um sacramento, ou seja, você é ligado em uma tríplice união, a do Marido, Esposa e do Céu, a igreja recebeu de Deus este poder de ligar o casal ao Céu através do matrimônio, então aí está a santidade perfeita, no amor a três: Marido, Esposa e Deus.

Por isso o casal só vive o amor perfeito, no perfeito amor de Deus, por que Deus é amor. Aos casados busquem a santidade na confissão, eucaristia e oração do casal, pois assim o casal se aproxima de Deus e renova seu matrimônio.

CONSAGRAÇÃO DO MATRIMÔNIO

Senhor quero viver o meu matrimônio de forma santa e perfeita, renovando a cada momento os votos que diante de ti e contigo fizemos no altar do teu sacrifício.

Marido: Consagro-te Senhor minha esposa, tudo que há em seu coração, pensamento e atitudes, toma conta Senhor de todos os seus momentos longe ou perto de mim, pois a amo e quero a graça de servir cada dia mais a vida daquela com a qual o Senhor me presenteou, obrigado Senhor amém.

Esposa: Consagro-te Senhor meu marido, tudo que há em seu coração, pensamento e atitudes, toma conta Senhor de todos os seus momentos longe ou perto mim, pois o amo e quero a graça de servir cada dia mais a vida daquele com o qual o Senhor me presenteou, obrigado Senhor amém.

Agradeço Senhor por que sei que foi teu amor que nos uniu, para sermos um só como tu és um só em nós, te amamos Senhor, por que foi teu amor profundo que permitiu esta união perfeita que concedeste-nos pela graça do matrimônio, pelo selo divino posto em nosso coração pelo teu Espírito Santo e na comunhão com teu Santo Corpo na Eucaristia. Amém.