A convivência no casamento: casamento da Raíssa

Casamento da Raíssa

Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. – Gn 2:18.

Aqui estamos como família e como sociedade. Viemos para receber esse casal de enamorados aqui presente, o qual, no dia de hoje, tendo a todos nós como testemunhas, assume o compromisso de viver uma vida a dois, conforme o plano do Criador, contribuindo para que a vida possa continuar tal qual fora planejada por Ele.

Deus faz que o solitário more em família – Sl 68:6.

Independente de religião e de igreja, o plano de Deus sempre caminhou no sentido de que o homem não estivesse sozinho. Que fosse um ser social, capaz de conviver, de estar junto, de compartilhar, de dividir... Que não fosse um egoísta que somente pensasse em seu próprio umbigo.

É isso que estamos vendo aqui hoje. Esses dois jovens, atendendo ao chamado da criação, juntam suas vidas em uma, formando mais um casal que se somará a todos os demais que se esforçam para realizar o projeto de vida social instituído por Deus, buscando a construção de um mundo melhor para todos.

Vocês nunca mais serão os mesmos. Hoje vocês perdem os privilégios de serem solteiros e terão que adotar um novo padrão de vida. É evidente que poderão se divertir, mas não mais da mesma forma que faziam antes. Todavia, haverão de descobrir que a vida de casado é tão boa quanto era a de solteiro, ou até mesmo melhor, se souberem tirar proveito dela. Portanto, não fiquem lamentando e dizendo com saudade que tempos bons eram aqueles de solteiro. Nada mais fatal do que isso para acabar com um casamento. Descubram as vantagens da vida de casado e vivam-na com toda a intensidade, porque se existe uma coisa que vocês deixaram de ser é a condição de solteiros.

Por outro lado, no dia de hoje, a humanidade se torna mais forte, porque cada um de vocês deixa de lado as suas individualidades e o seu pequeno mundo, para viver um para o outro e ambos para toda a sociedade.

Não se privem, salvo em casos extremos. Dêem-se mutuamente. Esse é o segredo da felicidade. Tanto o marido quanto a esposa precisam encontrar no outro aquilo que lhe complementa nas três dimensões do amor: no erótico, na amizade e na fraternidade.

Nós somos de carne, osso e desejos. Temos necessidades de contato físico. E dentro dos objetivos do casamento também está presente o atendimento dessa satisfação. Todavia, apesar de serem classificados como animais, os homens também são chamados de racionais. Assim, o contato físico entre o casal será afetuoso, carinhoso, respeitoso e imaculado. Enquanto essas virtudes existirem haverá um casamento de duas vidas unidas com um mesmo propósito. Que isso não morra nunca e que possamos vê-los velhinhos, velhinhos a caminharem de mãos dadas como se ainda fossem dois adolescentes.

Não se esqueçam que a beleza física passa juntamente com o tempo. O que ficará são os valores íntimos de cada um. Desse modo, é importante que conheçam o melhor possível as qualidades do outro e que aprendam a valorizá-las cada dia mais a partir de hoje. Quanto melhor vocês se conhecerem e se apreciarem melhor serão as suas possibilidades de boa convivência. Respondam perguntas tais como: o que ele/ela tem de forma muito especial? O que ele/ela tem de maravilhoso que me faz gostar dele/dela cada vez mais? É preciso desenvolver um apreço pelas coisas que o outro gosta. Esse gostar é o gostar da amizade. O amigo é aquele que está pronto a fazer o que o outro pede e até o que ele não pede.

Ele/ela tem algum atributo que te faria sacrificar a sua vontade, o seu desejo e a sua vida para que isso fosse preservado? Diz a Bíblia que Jesus deu a sua vida em favor dos homens porque isso iria aproximá-los dele. E, para Ele, a alegria de tê-los junto era algo incomparável. Eu quero dar um exemplo pessoal. Minha esposa Lourdes descobriu bem cedo o quanto eu valorizava e desejava obter o conhecimento e foi capaz de sacrificar toda a sua vida trabalhando mais de doze horas por dia como minha parceira para que eu me formasse. E nos últimos anos tem feito a mesma coisa em prol da formatura dos filhos. Isso é amor fraternal, extremamente necessário para a firmeza de um casamento. Procure fazer alguma coisa pelo outro que venha se tornar inesquecível. Isso será vitamina para o casamento.

Tenham cumplicidades, intimidades, segredos. Preservem-se. Tenham coisas que sejam somente de vocês. Elas fortalecerão o seu amor.

Jamais falem mal de seu companheiro no dia a dia. Quanto mais você falar mal dele/dela, mas distantes vocês ficarão. Além disso, também não aceitem que os outros falem mal de seu marido ou de sua esposa. Não ouça fofocas sobre seu marido ou sua esposa. Aliás, fuja de qualquer fofoca. Não tem nada pior do que isso. Submeta as fofocas aos filtros das três peneiras: a peneira da verdade, da bondade e da necessidade. O que a pessoa quer lhe dizer é verdade, fará bem para você saber disso ou há necessidade que você saiba?

O mundo de hoje é marcado pelas aparências. As pessoas fazem de conta que são o que não são. Quantos casamentos de aparência! É uma tristeza por que neles falta de tudo, principalmente a verdade.

Todo casal tem problemas uma vez ou outra. Isso é natural. E embora esses problemas tenham que ser resolvidos pelas próprias partes interessadas, há muita gente que pode ajudar, de verdade, se vierem saber do que se passa. Um conselho de pai e mãe a gente nunca rejeita. Mesmo assim, eles poderão apenas aconselhar, porque as decisões deverão ser tomadas por vocês.

Nunca sejam apressados demais para resolver as coisas em definitivo e nem tão demorados. Antes de tomarem qualquer decisão sobre o casamento e a vida de vocês, ouçam pessoas que têm boa convivência e que podem ser consideradas como exemplos. Com certeza, elas terão uma boa palavra para vocês. Não se esqueçam que vocês agora formam um casal de nossa sociedade. E que esta sociedade de casais também é apenas uma sociedade. Portanto, da mesma maneira que um de vocês deve ajudar o outro, um casal da sociedade também deve ser parceiro dos demais. Essa é a vida social, onde todos pensam em prol de todos. A vida que desejamos para vocês.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. 1 Co 13:4-8.

Compromisso. Bem, agora passemos ao compromisso.

Diante dos homens, o casamento é um contrato social de convivência. E diante de Deus também! A diferença é que o casamento civil pode ser desfeito por várias formas, dentre as quais pela anulação, pelo divórcio e pela morte. Diante de Deus, o casamento só termina com a morte.

Assim disse Jesus aos que se casaram: De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem – Mt 19:6.

______________: “Raíssa, como prova do meu amor eu te entrego essa aliança, com o compromisso de te amar em todas as situações e de lutar ao seu lado para que possamos ter uma vida melhor e mais feliz a cada dia de nossa existência. Eu te amo!”

Raíssa: “__________________, como prova do meu amor eu te entrego essa aliança, com o compromisso de te amar em todas as situações e de lutar ao seu lado para que possamos ter uma vida melhor e mais feliz a cada dia de nossa existência. Eu também te amo!”

Que essa prova de amor que vocês dão um ao outro sejam o símbolo do compromisso que já firmaram perante o Estado e que agora também firmam diante de Deus.

Oração: Senhor, faça com que a felicidade desse casal possa ser uma realidade. Amém.

A bênção: “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Nm 6:24-26).