CÓRTEX cerebral


Condomínio residencial...
Do processamento neuronal...
Local de representações simbólicas!

Central das funções mais complexas...
Vivem nela e interagem a memória, a atenção,
a consciência, a linguagem e o pensamento!

Sede do entendimento, da razão...

A emoção, a percepção, a cognição, dependem dela! 




   NEU* - Perigos dos "sintéticos"

ANFETAMINAS: desinformação
Consumo da droga supera o de cocaína e heroína juntas
dr. luiz Carlos Formiga


O livro "Alcoolismo e drogas, caminhos de superação", com sete autores, traz nota de esclarecimento. Por ocasião do 5° Seminário do Movimento de Amor ao próximo (MAP) com Divaldo Pereira Franco, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro em março de 2008, com tema correlato, dois autores entraram em entendimento com o dirigente Ivan Perdigão e juntos foram inspirados a reeditar a obra.

Destaca ainda a opinião de Divaldo Franco, dos participantes e da mídia espírita, quando afirma ter sido o Seminário o maior do mundo no gênero de atividades e um dos mais bem organizados. Certamente a semeadura encontrará corações atentos ao 15° capítulo do “Evangelho Segundo o Espiritismo” e à Parábola do Bom Samaritano. MAP e o Centro Espírita Irmão Samaritano (CEIS) promoveram o Seminário, em 7 de setembro 2008,  onde os autores do livro discutiram o tema durante três horas. Na oportunidade, os presentes tomaram conhecimento do Projeto Cristo Consolador, uma área construída de 500 m² num terreno de 8.000 m², em Itaguaí (RJ).

No encerramento oramos com Nilva Salata, médium-dirigente do CEIS, que iniciou o Projeto. Ficou estabelecida a parceria entre as duas Instituições. Agora, estarão somando esforços em benefício daqueles que sofrem com a “dependência química”. Dois dias depois leio a notícia que “o Brasil é terceiro maior consumidor de anfetaminas do mundo, segundo relatório publicado nesta terça-feira pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, com sede em Viena, (Unodc).”

A ONU ainda adverte sobre “o perigo de encarar os entorpecentes sintéticos como inofensivos, e assegurou que seu consumo já supera o da cocaína e heroína juntas.”
A desinformação no Brasil chega a assustar. Recentemente lemos no jornal: "Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado". A frase fez lembrar uma outra: “o aparecimento de uma informação inadequada na televisão, numa tarde de domingo, no decorrer de um jogo de futebol importante ou durante um capítulo de novela, com alto índice de audiência, pode destruir o trabalho de muitos anos de investimentos e esforços de instituições que mantêm programas dirigidos à educação e à saúde." (1) Mas, não vamos esmorecer.

É um direito inquestionável comprar o que bem entender, assumindo individualmente os riscos decorrentes do seu ato?  Cigarro é droga!  Paulo Autran foi enfático: “morri por causa do cigarro”. (2)

Após o Seminário ficamos a autografar o livro e a conversar fraternalmente. Um dos confrades observou que eu escrevia a mesma frase para todos e comentou que não mais esqueceria. Realmente é para pensar que: “um grama de prevenção vale mais do que uma tonelada de cura”. Presidentes podem não saber e com isso deixarem ministros da saúde de saia justa.

Um pedido e uma pergunta. O pedido é que nos ajudassem a divulgar o Projeto Cristo Consolador e sua “defesa prévia” (3). Aí vai a pergunta: será que o livro poderia chegar à 10ª Feira do Livro Espírita da Sociedade Espírita Casa do Caminho. 15 a 21 de setembro de 2008, de 2ª a 6ª feira das 13h30 às 17h e das 18h30 às 22h, sábado e domingo das 9h às 14h, Rua Estado de Israel, 59 (próximo à Estação Santa Cruz do Metrô), São Paulo/ SP. Informações nos telefones (11) 5573-8428 / (11) 5083-0204, fax (11) 5084-9058 e e-mail casadocaminho@casadocaminho.com.br.


Adoraria estar em São Paulo num fim de semana e escrever aquela frase sobre “um grama de prevenção”.

Finalizo com Izquierdo e Canhoto. Inicialmente com o que disse o Professor Ivan Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, numa entrevista em abril de 1996.

“Minha intenção é levantar a discussão sobre alguma coisa que creio a nossa sociedade tem perdido: o amor e o exercício do amor, no comportamento diário, que se reflete na decência das relações humanas em todos os aspectos. O meu trabalho com experimentos científicos referente ao córtex cerebral mostrou que a característica principal dos seres humanos é justamente nossa capacidade de amar. As espécies inferiores que têm menos córtex não têm isso. Os animais se matam uns aos outros com mais facilidade do que nós. No caso dos répteis, por exemplo, que são seres sem córtex, a mãe devora o filho.”

“Muitos representantes do povo brasileiro têm se mostrado descuidados ao falar o que pensam”, diz o Canhoto (4), ao lembrar o incentivo ao consumo do tabaco em Brasília, no “Anti-Herói brasileiro” apanhado na contramão do Ministério da Saúde. Emmanuel sempre disse: “Chico, quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...”(5)



http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.38.htm

                                                        

NOTAS
(1) http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.35.htm
(2)
http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.9.htm
(3) http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.37.htm
(4)
http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col43.142.htm
(5) O Evangelho de Chico Xavier. Carlos A. Baccelli.

dr. LUIZ CARLOS FORMIGA é professor universitário da UFRJ e UERJ, aposentado.




LEIA
mais

Links
Espíritas
http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

*
Núcleo Espírita Universitário