BROTAM...

Sementes...
Revelam...
Vida!

Versos...
Expressam...
Sentimentos!

Emoção...

Em poesia!



Imagem - Presente de Euclides Oliveira

Imagem - Google



NEU* - "Um dia feliz com FRANCISCO"

FRANCISCO de Assis

O pobrezinho de Assis inspira a prática da caridade

 dr. luiz Carlos Formiga


Um evento que não contou com a mídia espírita no Rio de Janeiro deveria ter sido divulgado, pensei comigo. Depois compreendi que os organizadores foram prudentes porque o local, o Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Odylo Costa Filho – Maracanã (RJ), não comportaria.

Sem divulgação estava lotado, salvo engano são 1.200 lugares. O Seminário foi sobre “800 anos de Franciscanismo” (atividades Franciscanas no mundo). O dia 4 de outubro de 2008, sábado, tornou-se inesquecível. No fundo do palco a figura (grande porte) de “Pai” Francisco parecia ter vida. O horário de 9 às 14 horas passou rápido deixando em todos a sensação de “quero mais”. Francisco é envolvente e os franciscanos que dividiram o palco “herdaram” do Pai a virtude.

Homem que é homem chora, e, chora forte.
Foi difícil guardar o lenço. Quanta emoção, quanta luz. Agradeci a Deus as vibrações franciscanas que ficaram impregnadas na universidade, que foi parte da minha vida, desde calouro até a aposentadoria. Deu até para esquecer os medos, que insistem em me assombrar, da época da ditadura.

No palco magicamente iluminado, vi minha compositora preferida com sua voz, uma carícia para meus ouvidos, brincar com notas musicais, cantando e, mais uma vez, me encantando. Marielza Tiscate amo seu trabalho, no carro, na estrada com a família, também ouvimos você.

Quando vimos o programa do Seminário ficamos surpresos. Como os franciscanos puderam reunir Brunildes do Espírito Santo (RJ); André Trigueiro (RJ) – Globo News - e Plínio Oliveira, de Curitiba (PR), no Teatro da UERJ e anunciar entrada franca.

Ivan Perdigão, dirigente do Movimento de Amor ao Próximo (MAP), ao telefone recomendou: Formiga, não falte! Ele tinha razão. Já estou devendo o relançamento do livro "Alcoolismo e drogas. Caminhos de superação". Agora estou penhorado. O evento foi.... não tenho palavras.

O Seminário tem o propósito de evidenciar a importância de Francisco de Assis e seus seguidores, e de como eles influenciaram o mundo com a prática diária de seu lema “Fraternidade, humildade e caridade”, desde aquela época (1.200) até a data de hoje, dizia o informe. Foi coordenado por algumas instituições espíritas, cujo patrono é Francisco de Assis ou um de seus seguidores, incluindo o MAP.

O final foi um grande braço fraterno no teatro da “minha” universidade inspirado pelo inconfundível Plínio de Oliveira. Uma pequena amostra de sua poesia e capacidade de comunicação pode ser revista no link abaixo que convido ao exame. O Teatro é bom, mas não tão grande para comportar esses 800 anos.
Quero registrar este 4 de outubro, um dia feliz com Francisco. Quero mais!
http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.20.htm.


http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.43.htm

dr. LUIZ CARLOS FORMIGA é professor universitário da UFRJ e UERJ, aposentado.



LEIA mais
Links
Espíritas
http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1987995

*
Núcleo Espírita Universitário