Como Amar sem ficar Doente

Um Conselho Sentimental

Todos nós já passamos ou está passando por um momento como esse o de estar louco de Amor. Mas quando usamos a Razão pra pensar sobre o assunto vemos que estávamos (ou estamos) "literalmente" loucos. "-Que bom! Estou louco, mas estou louco de amor por ela (ou ele)" diz a pessoa nos momentos patológicos de sua experiência, mas eu digo que a pessoa está passando por uma doença literal em sua mente! E o nome dessa patologia chama-se Paixão.

Nós temos três grandes fatores que controlam nossa mente: o Extinto, a Emoção e a Razão. E essas três áreas também atuam em três diferentes pontos em nossa mente, o primeiro, o extinto é do tamanho de um punho fechado (imagine os desenhos de um cérebro), o segundo, a emoção atua num órgão que encobre o primeiro, e o resto A grande parte de nosso cérebro (que nós não utilizamos nem 2 %) é onde fica a razão.

Nesse processo um supostamente luta com o outro pra controlar a mente, e o mais forte deles é o extinto, que é: a fome, sede, sono, necessidades fisiológicas e até o sexo. e quando esse está atuando ele bloqueia o sangue que ia para os outros, por isso normalmente quando sentimos qualquer umas dessas necessidades não fazemos qualquer outra coisa direito.

A segunda mais forte, e é a que eu quero comentar aqui, é a emoção, quando o extinto está suprido e não há nenhuma necessidade que precise ser suprida, essa tem a "possibilidade" de atuar, o que não significa que ela precise atuar. A emoção é aquela coisa do momento, é aquela que não se baseia em nada pra agir, é a Raiva, o Temperamento explosivo, A PAIXÃO, a Ansiedade, o Desejo compulsivo, e outras inúmeras mais. Quando tomamos qualquer decisão baseada na emoção, normalmente nos arrependemos depois: você acaba de brigar com sua melhor amiga (o) e depois que você se acalma, você pensa - eu não devia ter falado daquele jeito com ela. OU então você acaba de chegar em casa, com um novo produto que acabara de comprar na rua, e pergunta pra si mesmo: por que mesmo que eu comprei essa "coisa” (e foi caro).

A Paixão acontece nessa mesma área de nosso cérebro, tomamos decisões precipitadas, na primeira semana de namoro já dizemos: Te amo Eternamente, Pra sempre vou te amar... E outras bizarrices do tipo. A paixão se baseia muito em coisas que duram pouco. Na Aparência, no status, no coração ter batido forte, nas mentirosas frases melancólicas que contém promessas que nunca quem as disse poderá cumprir, na ansiedade de encontrar o amor da sua vida, enfim em coisas que estão querendo rebaixar o Amor verdadeiro em um sentimento que é "eterno, enquanto a emoção durar!".

Se você se identifica com isso em algum momento de sua vida ou se está vivendo esse momento, esteja precavido desses princípios, use a razão a partir de hoje mais do que a emoção, não deixe que o sentimentalismo tome decisões por você, você é quem deve controlar sua mente! Pense antes de agir, exercite sua mente a usar o maior e melhor fator que ela tem, a Razão. Assim você não sofrerá decepções e nem arrependimentos no futuro.

Abraços a todos que acompanham meus artigos!

James Taylor
Enviado por James Taylor em 19/02/2010
Código do texto: T2095121