O  BEM e o MAL ...

 A batalha contra o mal continua, mas já
      está Ganha por Jesus, o Cristo!

São Paulo, 4 de agosto de 2010.

        Isaías 45:7  “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.”

Algumas vezes, pensamos que Deus é quem está combatendo de modo franco e direto contra o adversário. Segundo a Bíblia, isto não é nem possível acontecer. A Onipotência de Deus invalida toda essa suposta possibilidade. O controle de toda existência, pela Sua Onisciência, faz com que todo pensamento seja cativo ao Senhor, de modo que é impossível pegá-lo de surpresa. Ele sempre está e estará à nossa frente quanto aos nossos pensamentos, desejos, planos, projetos, ações e conclusão de ações. Nunca o que faremos lhe parecerá novo, sempre terá um desfecho préviamente conhecido por Ele.

 

         O pensamento ainda não foi formulado e Ele já sabe!

         A ação ainda não foi consumada e Ele já sabe!

         A palavra ainda não chegou à boca e Ele já sabe!

        Onde estivermos Ele também está e sempre estará!

Isaías 43:13  “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”

         

Deus tem o controle absoluto de todas as coisas, e  por esta Gloriosa razão, conhece bem toda a sua criação e todas as suas criaturas . Nada em absoluto lhe escapa aos olhos ou ouvidos! Mas o melhor de tudo isso, é que toda esta Glória nos é compartilhada, de certo modo. Poucos de nós sabemos disso e, muitos ainda não sabem usufruir desta Glória! Quem não o rejeita, mas o aceita, confirma seu direito de filho e alcança sua herança espiritual e celestial! Em alguns casos, quando há fé envolvida, muito se pode realizar  a favor de si e do próximo. Alguns pensadores acreditam que o bem e o mal andam abraçados, como se entendessem e fossem companheiros na caminhada da vida, mas isto também não pode ser verdade, porque a Luz não tem comunhão com as trevas! Ambos estão em mãos literalmente opostas. Um, está na contramão do outro. São claramente adversários ferrenhos e um busca destruir o outro. Oficialmente de modo espiritual, quem está no meio da pista, está contra o bem, pois a dúvida não pertence a Deus, e nem pode agradá-lo, quem a possui.

Hebreus 11:6  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

 

É preciso ter fé para agradar a Deus, sem ela, ninguém pode esperar algo do Senhor!

 

Efésios 6:12  “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

 

 

Embora poucos acreditem, esta batalha espiritual é mortal e altamente periculosa. Nós somos muito descuidados neste aspecto e não percebemos o quanto o inimigo da nossa alma é astuto e sedutor. Ele tem direitos que poucos de nós conhecem. Ainda que Jesus já tenha nos libertado de suas garras e das de seus anjos caídos, a ilusão do pecado ainda envolve muitos de nós, que por esta razão ainda engana a muitos.

Romanos 6:14  “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”

O pecado não tem mais domínio sobre nós, porém para quem crê que não consegue deixar o pecado ou de pecar, este ainda está sobre os domínios do mundo espiritual do mal. Estas pessoas não aceitam e nem querem aceitar, mas é a dura realidade. Uma fonte, ou da água potável, ou salubre. Não tem meio termo. Ou luta-se contra o adversário e o vence; ou fica-se omisso e o vê destruindo a vida de amigos e parentes que amamos! É hora de sairmos de cima do muro e escolhermos um lado para lutar, combater e vencer! E o que é melhor é que a Bíblia diz que nós já o temos vencido! Em Cristo, nós todos somos mais do que vencedores! Deus já venceu a criatura, mas nós precisamos administrar essa gloriosa vitória de Jesus, em cada uma das nossas vidas, por intermédio do Espírito Santo, que nos capacita com poderes sobrenaturais! Nossa principal arma é a Palavra de Deus.

A Palavra de Deus, é a nossa espada que mantém o adversário afastado e no seu devido lugar. Como ainda não chegou o tempo deles (nossos inimigos da alma),  continuam tentando nos derrotar com dardos envenenados e inflamados (as mentiras e enganos lançados ao coração do Homem), buscando a quem possa tragar. Quem conhecer pouco da Lei de Deus, será facilmente dominado e derrotado pelo diabo. Infelizmente temos muitos amigos e irmão queridos que não acreditam nisso e teimam em viverem independente de Deus. A Palavra tem um poder soberano e o inimigo só pode ser resistido por quem a conhece e pratica continuamente. Quem prratica de vez em quando, vence de vez em quando. Quem nunca pratica... infelizmente nunca vence! A Palavra é o poder de Deus! É a luz do mundo! E sem Luz, todos tropeçam. Quem tenta andar no escuro sabe que é diferente de andar na Luz! Para os que estão do lado do bem, o mal vem, mas nunca prevalece! Basta combater em o Nome de Jesus em obediência à sua Palavra, que o mal não consegue dominar o guerreiro espiritual.

 

Se a Palavra é a nossa principal arma, existem outras complementares como o jejum e a oração, e esta, é imprescindível fazer-se sem cessar. E isso não é ser fanático, mas prudente e de bom senso, orando sempre que possível em espírito (silenciosamente, no Homem interior), ou em lugares apropriados para não causar escândalos aos leigos. Quando se faz uma oração, é um dos primeiros sinais de fé, exercida pelo crente Cristão, porque se ele ora, é porque acredita que alguém ouve e recebe sua oração. Sejamos sensatos e coerentes, a Bíblia sempre está a nosso favor, para mostrar o perdão infinito de Deus em sua longanimidade! Sua paciência é maravilhosa! Ele não tem amor ao pecado, mas ama o pecador; seja quem for! Não tem pecadinho ou pecadão! Ele perdoa a todos, basta que nos arrependamos com sinceridade que Ele é perdoador! Depois do perdão dos pecados, o diabo não tem mais domínio sobre nós e então podemos reinvindicar nosso direito de filho, e investirmos contra qualquer ataque de Satanás. Se estivermos andando na Luz, nossa luz colocará as trevas para correr; ou seja, onde houver trevas, tudo ficará iluminado, e o mal, dominado! Um dia, eles não conseguirão enganar, nem iludir mais a nenhum de nós, louvado seja Deus!

Pense nisso, e fique na Paz do Senhor Jesus Cristo!

 

Obs. Muitos problemas que parecem impossíveis para o Homem em todos os sentidos, quando estamos do lado certo, temos a esperança de que serão tratados e solucionados, porque até para a morte, Jesus Cristo trouxe a solução! Assim, o que nós mais temíamos já não nos assusta, ao contrário, nos serve de alegria, pois quem morre em Cristo, não morre: dorme. E ainda que morresse, ressuscitará! Amém.

Luciano Mendes
Enviado por Luciano Mendes em 15/08/2010
Reeditado em 19/06/2011
Código do texto: T2439684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.