A Coisificação da Afetividade

A Coisificação da Afetividade

Certa vez um amigo queixou-se comigo sobre o fim de seu casamento.
Estava revoltado, a mulher partiu levando boa parte dos bens acumulados e grande quantia em dinheiro. Agora ele sentia-se sozinho e, abandonado, teria que recomeçar a vida sem as “suas coisas”...

Na arte da conquista, a maioria das pessoaos elegem seu par pelas “coisas” que eles têm. Assim acumulando “coisas”, meu amigo conquistou uma linda e cobiçada mulher. A relação começou como a maioria das relações: estabelecida na atração inicial pelas coisas que o outro tem, e não em sentimentos genuínos de afetividade.

O cerne desta questão é mais grave, pois “coisificamos” a vida como um todo. Aprendemos a pensar em termos de “coisas”, e as utilizamos para estabelecer nossas relações em geral.Este jovem, como todos nós, quando ia paquerar, servia-se das melhores roupas que possuia, lutando para obter os melhores empregos e o maior salário possível e assim “ser notado”.

Mas será que ele, de fato, foi notado?

Ao vestir as melhores roupas para conquistá-la, o que impressionou foi a qualidade do tecido, quando ostentou empregos invejáveis, o que ele apresentava para ela era o valor do cargo que ocupava, quando lhe deu presentes, subestimava a si mesmo, fazendo entender que os presentes doados eram caros e assim, eles deveriam ser valorizados...

Um “bom partido” muitas vezes equivale a uma boa oportunidade para se obter algum lucro.

Na ocasião em que ele expressava sua revolta eu disse: não culpe a ninguém por você não nunca ter sido amado, o que ela levou foram as “coisas” que ela queria e que você fez questão de mostrar que tinha e estava disposto a oferecer.

 A relação “coisificada” sempre terá sua validade, como um produto qualquer.

Ao transformarmos nossas vida em mercadoria que outros podem pagar, retorcermos nossos sentimentos, que como nossas vísceras, precisam de estabilidade para conservar a saúde e promover a longevidade.

Ao humanizar a nós mesmos, estaremos capacitados a relações harmoniosas, preservando a saúde emocional e física, obtendo uma vida longa e serena...