Se as coisas foram feitas para serem usadas e as pessoas amadas...

porque amamos as coisas e usamos as pessoas?

A resposta para o problema proposto nesta frase é um tanto complexa, mas tentando ser o mais direto possível, posso afirmar que muitas vezes não sabemos amar as pessoas e por isso acabamos por usá-las. Claro que existem várias excessões, mas possivelmente muitas destas pessoas que hoje são excessão, adquiriram maturidade com a vida e por isso hoje são diferentes.

Num mundo em que o importante é levar vantagem sempre, esperar que as pessoas se amem é até um contra-senso, mas não chega a ser um sonho distante.

Aprendi há muito tempo que não devemos esperar nada das outras pessoas e sim "fazermos a nossa parte", que em outra palavras é exercer o amor. Quando exercemos este sentimento tão lindo e puro, conseguimos cativar as pessoas que assim como você, são excessões ou que podem se tornar excessões devido ao seu exemplo.

Reconheço que certos exemplos em que uma pessoa usa outra pessoa e causa sofrimento, ainda me causam mal-estar (até revolta as vezes), mas o que me acalma é saber que esta pessoa que hoje está sofrendo, será muito feliz porque na realidade ela apenas exerceu o amor (que é o principal ensinamento de Deus, que assim acaba por garantir sua felicidade) com uma outra pessoa que não soube dar o devido reconhecimento ou que não soube amá-la.

Autoria: Charles Martins