Como controlar as Emoções?

Como controlar as emoções?

A mente humana tem uma escala de valores pra tudo na vida, e essa escala infelizmente não é segura se estiver adulterada pela emoção. Tudo na vida tem o seu valor REAL, mas com a nossa percepção podemos descalibrar essa escala.

Vamos supor que temos em mão um “valorômetro”, um medidor que irá informar quanto vale cada coisa. Vamos apontar para o dinheiro, e vamos supor que nosso valorômetro diz que de uma escala de 0 a 10 o dinheiro vale 8, por que sem duvida ele é necessário, lembrando que nosso valorômetro não está adulterado. Agora peguemos um valorômetro dentro de um coração ambicioso, e apontemos para o mesmo “objeto de estudo”. E sem sombra de duvida o nosso aparelho irá pifar porque ele só vai até dez, e o valor que esse coração colocou na escala ultrapassa e muito esse numero.

Depois dessa ilustração deu pra entender o que eu quero mostrar. Muitas vezes sofremos porque damos a autoridade pra nossa emoção alterar a escala de valores REAL em nossa mente. Muitas vezes já falamos: Não serei feliz se não conseguir tal coisa. E logo depois falamos: Não foi bem assim que eu imaginei que ia ser. Tudo isso porque colocamos mais importância do que a ocasião, pessoa ou objeto precisava. Sexo com toda certeza deve ser muito bom, mas não é um fim em sim mesmo. Uma pessoa para Amar é ótimo, mas isso não pode ser o objetivo principal de sua vida. Por quê? Porque na escala de valores REAL o objetivo principal na vida de todo ser humano é outro: Ter paz com Deus.

O que nos decepcionam mais nesse assunto é que os nossos objetivos de vida não são maus ou errados perante a moral. O que tem de errado em ter conforto e dar conforto a nossa família? O que há de mal em querer casar ou encontrar o par ideal? O que diz na Bíblia ou nos ensinos de qualquer religião contra ter momentos de prazer ou alegria? Enfim, é pecado sonhar em ser Feliz? Com toda certeza a resposta para cada uma dessas perguntas é não, mas o erro como estou tentando mostrar é descalibrar os valores da vida, criando mitos de felicidade, castelos de areia que ao ser conquistados desmoronam em nossa mente, perdem ou diminuem o significado que colocamos neles. Isso também serve pra momentos de Raiva, quantas lagrimas não seriam roladas se não fizéssemos tanta tempestade em copo d’água? E tudo isso porque deixamos a emoção bloquear nossa razão e ditar quais são as coisas que importam pra nós. Enganoso é o coração (emoção), mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)

James Taylor
Enviado por James Taylor em 19/10/2010
Reeditado em 20/10/2010
Código do texto: T2565591