"EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CEU". (Jo,6, 41-51)

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DO DOMINGO 09.08.2015

Autor: Antoni BigCuore*

Data: 07/08/15, 6ª feira, às 16,11 horas.

Local: São Paulo,Brasil.

-------------------------------------------------------------------------------

Anúncio do Evangelho (Jo 6,41-51)

-------------------------------------------------------------------------------

“ Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”.

42Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?”

43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

--------------------------------------------------------------------------------

LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS. Para se fazer um bom aproveitamento da Palavra de Deus, mister se faz seguir os seguintes passos:

01. Ler várias vezes o texto. 02. Meditar o texto. 03. Contemplar o cenário em que a ele ocorre. 04. Oração. 05. Ação comprometedora.

Esses são os cinco passos, segundo os teólogos católicos, são necessários para um bom aproveitamento e poder CONTEXTUALIZAR a mensagem do texto.

-------------------------------------------------------------------------------

CENÁRIO: Boa parte dos judeus, como sempre, estavam a murmurar e contestar os ensinamentos do Mestre. Já no Antigo Testamento, no livro do Êxodus, na revolta do povo, em Massa e Meriba, junto a Moisés, serve de exemplo de murmuração que o povo fez contra Deus.

Perguntam: como pode, ele não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não é Maria? . Note-se claramente o PRECONCEITO que os mestres da Lei, tinham em relação a Jesus e seus ensinamentos. Ele, como soi acontecer, estava ensinando. Os judeus jamais poderiam imaginar que seu corpo (o de Jesus) era para ser comido.

Claro que os murmuradores NÃO ENTENDERAM NADA DO QUE O MESTRE FALOU!.

O Mestre Jesus usou de uma metáfora para falar da Santa Eucaristia. Ele realmente doou a sua Carne na cruz Mas, na última Ceia, (Lucas 22, 14 – 20): “19Isto é meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de Mim”. “20.Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a NOVA ALIANÇA(grifo meu) do meu sangue, que é derramado por vocês.”. ( Biblia Paulinas, pg.1.345, edição pastoral).

Na liturgia cristã católica, o Presidente da Celebração (Padre, Bispo ou Papa), consagra as Hóstias (feitas de farinha de trigo) e, depois daquele ato, elas (hóstias) se tornam o CORPO, SANGUE E ALMA E DIVINDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!. Isto para nós cristãos católicos, é mistério de fé!.

Essa é a maneira bem prática de fazer o que o Mestre recomendou. “Meu corpo é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida.” (nossos irmãos evangélicos, usam pão como hóstia, o que, na prática, tem o mesmo sentido da santa eucaristia).

O texto também nos remete à idéia da Fé. Se a pessoa que recebe JESUS na Santa Eucaristia, não tiver fé, de nada vai adiantar ele comer a hóstia. Mas, para quem tem realmente FÉ, sabe que ali se concretiza diariamente em todas as igrejas cristãs católicas do mundo, a ATUALIZAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA, conforme Evangelho de Jesus, 22, citado acima.

A Eucaristia, do grego, significa ação de graças. A missa tem não só o caráter de cruz, sacrifício, mas sobretudo a idéia de banquete. Uma espécie de prefiguração do que será em nossa ressurreição. Deus se DOA INTEGRALMENTE na Santa Eucaristia!. É o milagre da vida diária, pois Deus é ETERNAMENTE PRESENTE!. Ele não tem passado e nem futuro, DEUS É.! Ele é presença pura e eterna!

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO: o que nós cristãos estamos fazendo, concretamente, para PARTILHAR não só o pão eucarístico, mas também o pão material, com os nossos semelhantes?

Será que damos sempre o bom testemunho do discipulado do Mestre, aos outros, ou damos o contra-testemunho (mal exemplo) a nossos irmãos da comunidade e sociedade em geral?

A nossa Fé é essencialmente individualista? Ou procuramos semear aos outros as boas sementes do Evangelho?

Como viver concretamente a palavra de Deus, nos dias de hoje?

-------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO: Pai Celestial, em nome de teu Filho Jesus Cristo, nós nos colocamos, agora, em tua presença, para Te louvar, te bendizer e para Te adorar, sobretudo para agradecer o dom de nossas vidas. Que, nós cristãos, possamos dar sempre o bom exemplo, o bom testemunho de Teu Evangelho, para que as outras pessoas também possam USUFRUIR de tuas benesses.

Que a Tua carne e teu sangue possam se fundir em nossas veias, fortificando todos nós cristãos para podermos continuar a levar a Boa Nova a toda criatura. Que a nossa fé seja sempre compartilhada e NUNCA degustada egoisticamente. Tudo isso, Te pedimos, Oh Pai Celestial, em nome de Teu Filho Jesus Cristo, amém!

-------------------------------------------------------------------------------

Um santo e feliz domingo a todos(as)!. Graça, paz e muitas bênçãos de Deus!.

-------------------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

--------------------------------------------------------------------------------