Nada é Perfeito

Levanto cedo com o pensamento em Deus e saio para trabalhar no dia a dia da vida e na esperança das coisas melhorarem. Essa é a grande esperança da maioria dos brasileiros e penso também que, da maioria do povo do mundo inteiro. Preciso manter o meu foco naquilo que faço e penso, buscando aperfeiçoar o meu jeito de fazer as mesmas coisas todos os dias. Não posso deixar que a rotina dos meus afazeres entorpeça a minha cabeça e me deixe indiferente naquilo que eu faço, fechando as portas do meu sonhar. Não posso agir como um robô, sempre no automático e sem pensar no que estou a fazer. Preciso viver um dia de cada vez e não ficar adormecido na vida, sem sentir, sem descobrir o novo, sem ver o belo que existe no descortinar dos dias e de toda a vida.

Nos dias modernos parece que a vida ganhou um grande espaço para o ter, para o prazer fácil e fútil, para o lazer, para o descartável e tudo aquilo que distraí e entorpece a humanidade. Temos muitas informações e pouca sabedoria, muitas facilidades de comunicação e transporte e um grande distanciamento das pessoas, muita tecnologia e pouco equilíbrio emocional, poucos sentimentos de verdadeiros irmãos que somos. Prolongamos os anos vividos e diminuímos o aprofundamento da vida, a escassez de uma verdadeira viagem para dentro de si e o lapidar do ser e do sentir.

O presente é a grande construção de toda uma vida, se realmente eu quero que minha vida seja regada com boas realizações, felicidades, progresso e vitórias. Mas também eu tenho que estar preparado para o fracasso e a derrota, pois mesmo isso, faz parte da caminhada. Para que a vida realmente tenha um significado e possa valer o que se viveu, é preciso eu estar presente em minhas ações e gostar daquilo que eu faço. Tudo que é feito com amor, fica para sempre na mente e no coração da gente. Mas nada é perfeito, sempre haverão as dificuldades, os desencontros, as perdas, as tristezas e aquilo que não gostaríamos que acontecesse. Temos que estar preparados para os imprevistos, mas até nisso a vida é boa e merece ser vivida com amor. Todos os momentos ruins passam e nos ensinam, ah! como ensinam!

Tenho que me previnir contra os acidentes, os grandes e os pequenos, tenho que me previnir contra os esquecimentos, os grandes e os pequenos. Tenho que cuidar da minha saúde física, mental e emocional. Tenho que estar alerta para os avisos e os conselhos que recebo. Mesmo assim, tenho que saber que não estou livre de nada nesse mundo, estou sujeito a todas as coisas que existem na terra. Aquelas coisas ruins e as boas também.

Essa é a Lei que Deus deixou aqui na terra aos homens, queira ou não a vida passa ou passamos por ela. Passará em branco se não soubermos viver, nada restará se não plantarmos belos exemplos, belas flores, frondosas árvores. O tempo não para e não espera e nem adianta ter pressa. Diz um amigo meu, que a pessoa que tem pressa passa do lugar que queria chegar e quem é muito devagar não chega. O equilíbrio e a medida certa das coisas é a arte de se viver bem, o bom senso que tenho de desenvolver na minha vida. Mesmo assim, é natural que eu me exceda em algum momento ou falte agir em outro, isso também é natural, para um ser imperfeito como sou e como toda a humanidade é.

Assim também, a minha memória não é perfeita, como a de todas as pessoas no mundo. Muitas vezes eu jurava que uma coisa era de um certo jeito e quando fui lá constatar era bem diferente do que eu pensava. Às vezes ouvia uma coisa e com o passar do tempo eu tinha certeza absoluta que ouvi aquilo e depois me certificava que não era bem assim. Penso que isso acontece com todo mundo. É lógico que, se isso for muito frequente, a gente precisa procurar um médico ou algum tratamento, mas vez por outra é uma coisa perfeitamente normal, pois não sou perfeito. Assim, é preciso eu ficar vigilante comigo mesmo e me certificar das coisas antes de emitir uma opinião ou fazer uma afirmação. Por isso eu não posso julgar meus irmãos. Pois, do contrário, é possível eu dar algum fora ou falar uma inverdade. Tenho um mestre que ensina que é preciso desconfiar de si mesmo, esse é um dos maiores ensinamentos que recebi em minha vida e quando colocado em prática me faz crescer, sempre e sempre. O exame constante de todas as coisas, a convivência com as diferenças e a ausência de preconceitos me conduz a adquirir clareza em minha consciência. A Luz na consciência é tudo que eu preciso para caminhar com mais firmeza e equilíbrio na vida.

Não elogie muito alguém ou alguma coisa que você tem ou fez, é sujeito você perder aquela coisa ou acontecer algum teste contigo. Os chineses afirmam que nos momentos mais felizes é quando precisamos prestar mais atenção e ser mais discreto, do contrário, a felicidade é sujeito ir embora mais facilmente.

Meu filho me disse que eu não gosto de elogio por que fico com vergonha e penso que todos estão me olhando. Mas, não é bem isso, isso foi na infância, hoje eu aprendi que elogio é uma “casca de banana” no caminho de alguém e que a pessoa pode escorregar, achar que é melhor do que os outros, se não tiver o devido cuidado consigo mesmo.

Na maioria das vezes, é mais fácil ver o defeito em alguém do que as qualidades e virtudes. Somente quando se tem amor verdadeiro é que se vê as virtudes acima dos defeitos. Assim pode acontecer entre um marido e uma mulher, sua esposa. Quando o amor deixa de existir e um começa a apontar o defeito do outro é um inferno dentro de casa. Assim acontece em todas as relações pessoais. Quando se tem amizade, os defeitos são tolerados, esquecidos, amenizados ou suportados.

Ninguém é perfeito e nada também é perfeito!

Portanto, temos que cultivar as virtudes em primeiro lugar, para que elas sejam o Norte a guiar nossos relacionamentos. Seja dentro de um lar, seja entre amigos, no trabalho, onde quer que esteja.

Dentro de uma amizade verdadeira pode haver o aconselhamento para também haver o aperfeiçoamento. O Amor é a perfeição Divina, somente ele pode fazer com que possamos tocar o sentimento um do outro e haver uma verdadeira transformação nos relacionamentos e nas atitudes. É assim com os filhos, amigos, colegas de trabalho e todo relacionamento humano. O maior presente que eu posso dar a um filho ou a um amigo é a minha presença nas horas certas e o meu exemplo. Sem esses ingredientes não adianta conselhos, orientações ou discursos para transformação do ser humano.

Uma pessoa sempre quer ser promovida, conseguir um cargo melhor, uma posição e um salário melhor. Até aqui, isso é normal, pois o progresso é inerente ao ser humano. Depois, a pessoa quer um outro cargo mais alto, comandar pessoas, ser mais importante, um governante, um empresário de sucesso. Depois, acha que é muita coisa quer mais e precisa de ser um comandante geral, quer que as pessoas o sirvam, quer o controle das coisas e das pessoas. Sempre mais e mais e cada vez se achando mais, pensa que é o rei dos reis e que todos precisam lhe servir. O poder parece que contamina o ser humano e o faz parecer mais do que é. Isso é muito comum de se ver, pessoas em lugares de autoridade, que gostam de ser bajuladas, aplaudidas, ser o centro das atenções, às vezes, falando e fazendo os maiores dos absurdos.

No entanto, o verdadeiro Rei dos reis, não quis mais do que ser um servo, veio para servir, lavou os pés dos seus discípulos, nasceu na humildade e assim permaneceu. A perfeição está muito distante do ser humano, que ainda é egoísta, orgulhoso e cheio de vaidades. Vemos muito isso quando uma pessoa tem algum poder consigo, pois na seara da humanidade não existe perfeição. O grande antídoto para aquele mal é a humildade, a qual pode construir o grande alicerce da sabedoria no ser humano.

Lua minguante, Porto Velho, 22 de novembro 2016