A Semente do Bem

A Semente do Bem cresce em solo fértil e propício para que ela possa germinar e se desenvolver. Um solo árido, sem as mínimas condições para sua germinação, jamais permitirá que isso aconteça. Mas, ao menor sinal de umidade e de um clima favorável ela poderá brotar e crescer, mesmo no mais insólito deserto da alma.

Temos que construir em nós uma fortaleza onde o Bem possa fazer morada, pois a vida dá muitas voltas, não sabemos e nem imaginamos os dias futuros e o que nos espera no amanhã. Quando tudo parece perdido, vem a voz do perdão, daquele que sempre nos estende a mão e jamais abandona um filho seu. Assim, a vida prossegue sua jornada, mesmo quando grande parte da humanidade não acredita na força do amor e muitos já viraram as costas ao caminho do Bem e da redenção.

Quando passamos a aceitar nossos semelhantes como eles são, adquirimos uma das grandes sabedorias na face da terra, principalmente no caminho da Paz e da fraternidade humana. A fonte de grandes conflitos existentes entre os homens é a discriminação, os preconceitos, os julgamentos e outras formas de não aceitação das diferenças entre os seus semelhantes, atrapalhando, assim, a convivência entre as pessoas, entre as comunidades e os povos.

A Lei maior é amar e respeitar a todos, independente das suas ideias, das suas diferenças e das imperfeições que porventura cada um tenha. Aceitar as diferenças nas pessoas não significa sermos coniventes com os defeitos e as falhas humanas. Mas, saber das limitações que todos nós temos e compreender a condição de cada um. Além disso, trabalhar em si o perdão e ter a paciência de saber esperar o tempo certo para cada flor brotar, cada fruto amadurecer e tudo aquilo que parece incompreensível clarear mais a nossa pequena visão do mundo em que vivemos.

Uma das maiores perdas de tempo na nossa vida é querer transformar as pessoas, querer que elas sejam da maneira que somos ou pensamos, como achamos que cada um deveria ser. Querer bem a alguém e querer que alguém tenha progresso na sua vida é uma coisa muito diferente de querer mudar as pessoas de como elas são. Querer a transformação do outro para melhor é natural, mas não de maneira imposta ou pela insistência no convencimento de alguém. A melhor maneira que podemos proceder é pelo nosso bom exemplo e pelo cativar uns aos outros. Com amizade tudo fica mais fácil e muito mais leve, nessa nobre missão de nos transformar e trabalhar pela transformação do mundo ao nosso redor.

Colocar a culpa dos nossos desapontamentos nos outros, do estresse, das angustias ou mesmo da não conformação é uma coisa que atrasa o progresso individual de qualquer pessoa que queira crescer na vida espiritual. Todas as oportunidades, sejam elas de decepção ou de dificuldades são propícias para o crescimento de quem está apto ao aprendizado. Toda crise traz em si novas oportunidades de renovação e esperança de um mundo melhor.

Não podemos esperar de alguém aquilo que o outro não tem para dar ou talvez nem saiba que queremos ou daquilo que precisamos. Se estamos precisando de algum socorro ou alguma atenção de alguém é bom que possamos dar um alerta ou avisar quem quer que seja, pois ninguém é obrigado a adivinhar a nossa situação ou saber o que estamos passando. Disse Jesus para batermos à porta que ela se abrirá, mas é preciso batermos, chamarmos, darmos algum sinal de que necessitamos de algo. Não fazer isso talvez seja um sinal de orgulho da nossa parte.

Também um dos piores lugares do ser humano é aquele da vítima, quando achamos que fomos sacrificados, desconsiderados, desprezados, injustiçados ou qualquer outro sentimento que nos coloca para baixo. A vítima não é capaz de lutar e sim de se vingar, não é capaz de se levantar e erguer a cabeça e sim ficar com o “orgulho ferido”, o coração magoado. Tudo isso, leva a pessoa para o desequilíbrio e é sujeito a pessoa perder sua saúde, somatizar os sentimentos negativos na forma de alguma doença. A pessoa precisa agradecer a vida que possui e as condições de lutar por uma vida melhor e por dias mais claros. Todos temos oportunidades para vencer, sem ficar reclamando da falta de condições. Não adianta reclamar das palavras, da compreensão, das idéias, das atitudes ou qualquer outra situação das outras pessoas. Nós fazemos as condições aparecer pelo nosso querer e o firme propósito de vencer, a Fé e a esperança em dias melhores.

Plantar a semente do bem por onde passamos é a maior inspiração que um ser humano pode ter na face da terra. É a prova verdadeira do seu amor no coração e a obra prima que cada um pode construir em sua vida. Assim a pessoa edifica o amor para todo o sempre em si e em quem recebeu a boa semente plantada.

Não importa muito onde ou quando e sim o quanto de si ficou plantado, o quanto foi feito com o coração e o desejo de simplesmente contribuir sem esperar nada em troca. De alguma forma sempre será lembrado, não por quem plantou, mas pelo que foi plantado e por quem recebeu a dádiva divina do bem feito. Quem recebe o bem dificilmente apaga da sua memória o bem recebido e, quem fez o bem será pago com a moeda mais valiosa que existe no universo: O Amor Divino. O único bem maior capaz de nos eternizar e nos elevar ao Reino dos Céus.

O bem feito desinteressadamente, de coração, aquele que não ficamos lembrando dele e muito menos nos vangloriando de tê-lo feito, se exaltando, ou cobrando em troca do que fizemos, esse é o verdadeiro bem, a verdadeira semente do bem.

Amanhã o preço de nossa omissão será muito alto na balança da Justiça Divina. É preferível nos ajustar nesse caminho da espiritualidade e não esquecer que algum dia prestaremos contas dos nossos atos, das nossas faltas e também da nossa omissão no caminho do bem.

Fazer a nossa parte, significa dar alguma contribuição para que o bem floresça no nosso coração e no coração de alguém. Alguém pode ser uma pessoa próxima da gente ou pode ser também quem nós nem conhecemos bem. Simplesmente porque é bom fazer o bem e faz bem ser bom e fazer o bem sem olhar a quem.

Meu coração ficou leve, minha mente flutuou no espaço, meus pés andaram pelo caminho das flores, meu sono foi tranquilo, porque alguém sorriu quando me viu. Que dádiva essa de sermos bem tratados e bem aceitos, como faz bem ao nosso coração e ao nosso espírito. Plantemos pois essa dádiva preciosa, façamos a diferença nesse planeta carente de Luz, sejamos o farol da esperança!

O amanhã pode ser bem melhor se todas as sementes plantadas forem de boa estirpe e bem cuidadas. Se nossas crianças receberem uma atenção especial e forem bem educadas dentro dos princípios que espelham uma vida de Paz, fraternidade e de amor no coração, com certeza teremos uma sociedade muito melhor do que a atual.

Enquanto houver crianças abandonadas, desigualdades enormes, pessoas sem as mínimas condições de uma vida digna, maus exemplos no cuidado com o bem público e o meio ambiente, ainda teremos as mais diversas formas de violência e opressão entre os seres humanos. A cobiça e a ambição atrapalham o bem viver entre os povos e a sociedade em geral. O mundo poderia ser bem melhor e um verdadeiro paraíso poderia ser construído se houvesse mais cooperação entre os homens. Mas, a esperança não pode morrer entre aqueles que lutam por uma vida digna em nossa sociedade.

O bem está em nossas palavras quando elas são direcionadas para unir, construir, edificar a paz e o amor. O bem está em nossas atitudes quando elas são direcionadas a Paz e ao Amor. O bem está em toda parte onde existe a presença de Deus e quando os nossos semelhantes nos tratam como verdadeiros irmãos. Na natureza e em todas as criações de Deus que servem aos homens está estampado a presença do Bem e do Amor Divino, sem contudo, que a maioria das pessoas percebam sua presença. Precisamos viver o amor, respirar o amor para estarmos mais conectados com essa força do Bem.

Devemos nos aceitar assim como somos mas, não querer nos transformar é acomodação e preguiça. Não há lugar para preguiçosos no campo da evolução espiritual e no reino de Deus, sendo que o mal e a imperfeição estão em transformação mas, Deus e a perfeição é a eternidade, um dia chega tudo na mesma Fonte.

Não devemos nos culpar pela nossa imperfeição e pela nossa ignorância, todos ainda temos duas forças dentro de nós, uns mais outros menos tendem para algum dos lados. Por isso, é importante não julgarmos uns aos outros, não jogarmos pedra naqueles que achamos que estão do outro lado. Mas, é possível sermos fortes, capazes e bonitos, dependendo de como nos olhamos e olhamos para os nossos semelhantes. A vida é um espiral em movimento ascendente para quem anda para frente e para o alto, quando acompanhamos o movimento natural da vida. Assim, tudo dará certo em nossa vida e no tempo certo vamos entendendo cada coisa e cada vez mais a consciência pode ficar mais clara.

Se continuarmos plantando pequenas sementes do bem e observando como elas crescem devagarinho e sempre, vamos nos aproximando do maior Bem existente no universo, o Amor.

A mão silenciosamente planta uma semente do bem, sem que ninguém saiba do seu discreto trabalho. A semente cresce invisível aos olhos humanos, marcando positivamente o coração de quem recebe e de quem planta. De forma silenciosa, a mesma mão, colhe uma flor com um suave perfume indescritível do profundo amor plantado sem nenhuma pretensão. Esse perfume e essa beleza permanecem com quem trabalha em silêncio com o amor do Mestre em seu coração.

Brasília, 5 de março de 2018