AMOR  / APEGO


Considere a velha mulher, o bebê e a menina que é sua irmã. Todas são manifestações do aspecto feminino, e à medida que essas formas se alteram, aquilo que você chama de amor se modifica com elas. Quando você afirma estar apaixonado, o que você na verdade está dizendo é que uma imagem que você carrega dentro de si foi satisfeita.

"É assim que o apego começa, com o apego a uma imagem. Você pode afirmar amar uma mulher, mas se ela o trair com outro homem, seu amor se transformará em ódio. Por quê?  Porque sua imagem interior foi profanada, e como foi essa imagem que você amou o tempo todo, a traição dela o deixa enfurecido".

Olhe além das suas emoções que sempre se modificarão, e pergunte o que jaz atrás da imagem. As imagens são fantasias; as fantasias existem para nos proteger de algo que não queremos enfrentar. Neste caso é o vazio. Por não amar a si mesmo, você forma uma imagem para encobrir o vazio. É por isso que ser rejeitado ou traído no amor causa tanta dor: a ferida aberta da sua necessidade fica exposta.

O amor é considerado belo e sublime mas você faz com que ele pareça horrível.

Aquilo que geralmente tomado por amor pode ter consequências terríveis, mas esse não é o fim da história. O amor encerra um segredo... quando você puder amar da mesma maneira uma velha, um bebê e uma menina, você estará livre para amar além da mera forma. Aí então a essência do amor, que é uma força universal, se revelará dentro de você. Você ficará livre do apego, que é o chamado silencioso a que o amor precisa obedecer.


Autor: Deepak Chpra
Livro: O Caminho do Mago