A FAMÍLIA E OS NOVOS TEMPOS

Durante os anos a FAMÍLIA vem se modificando. Tem gente que vive sem pai, tem gente que vive sem mãe, tem gente que vive com os parentes mais próximos: tias, tios, madrinhas, avós, avôs e até pessoas que são escolhias pelo coração, mas uma certeza temos, a família mudou e vem se ajustando aos novos tempos.

Mas o conjunto de princípios não muda: aceitação, cuidado, afeição, felicidade! Os modelos tradicionais ainda existem, mas outras maneiras de se viver em família vão ganhando seu espaço.

O importante é que ninguém viva só! As diferenças existem e cada um precisa fazer um exercício para aceitar o outro como ele é. O que importa é que “o cordão de três dobras não se arrebenta facilmente...” Unidos somos mais fortes! Acredite, invista na conversa, não desista daquele que parece distante, peça atenção e assim estaremos num exercício constante de suportar as diferenças. Somos família na alegria, na dor, na perda, naquilo que nos aproxima e nas dificuldades também, “há amigos mais chegados que irmãos”, já diz o salmista. A família cresce junto quando somos mais amorosos, quando olhamos nos olhos, acariciamos o rosto, damos um abraço de compreensão.

Sim, isso precisa acontecer! A mão que se apressa em corrigir, precisa ser mais rápida para afagar.A voz que às vezes parece alterada, deve ser aquela que irá falar palavras de elogio e consolo. Ao ser humano não foi lhe dado o direito de viver isolado, ainda que alguns tentem, mas o ato de coragem se identifica quando mesmo em meio a pessoas tão diferentes, escolhemos viver juntos, repartindo conquistas e experiências.Lembre-se: a família foi idéia e criação de Deus, por isso “Bendita será tua casa, benditos serão os que nela morarem e Deus estará sempre presente conosco!”

(Anne Souza do Nascimento Machado)