A MARIA SUELI LARA DA COSTA II

Sueli,

Os poetas antigos costumavam invocar aos deuses pedindo inspiração para escreverem suas poesias e cantos. Invocavam aos deuses certamente porque não conheciam o Único e Verdadeiro Deus a quem pertence toda inspiração e cujo Espírito deu origem ao maior e melhor livro já escrito de histórias, de cantos, profecias e poesias: A Bíblia Sagrada. Se conhecessem apenas ao verdadeiro Deus pediriam inspiração.

Mas sabe por que os poetas pediam inspiração? Porque não é fácil encontrar palavras para homenagear alguém, seja em um simples texto como este, numa canção, ou mesmo numa poesia. Primeiro porque não se homenageia qualquer pessoa. Homenageamos a quem tem honra. Como diz a Bíblia: “Dai honra a quem tem honra”. Além disso, homenageamos a quem amamos. Você se encaixa nas duas perspectivas e isso poderia facilitar a empreitada, no entanto, torna a tarefa ainda mais difícil, já que amor e honra não se traduz em palavras.

No seu caso então tudo se torna mais complicado ainda, porque és mulher honrada, digna de honra e acima de tudo porque te amamos. Então, apenas invocando ao Espírito de Deus poderemos traduzir hoje, em palavras, a nossa admiração, nosso carinho e nosso amor pela sua pessoa.

Nossa pretensão, claro, não é escrever poesia, mas buscar uma forma de tentar captar de expressar em corrente de palavras o espírito coletivo de admiração, de honra e de amor que nos une a você e que nos impele a prestar-lhe essa homenagem.

Embora o universo de palavras seja tão amplo, no que diz respeito ao amor, nenhuma delas, sob nenhum arranjo, poesia ou canto, consegue expressá-lo em essência. Dessa maneira os escritores e poetas, ao tentar prestigiar as pessoas amadas, habituam-se a compará-las a elementos da natureza. Um recurso de cunho magnífico, pois a natureza é a expressão artística do Amor de Deus.

Assim sendo, procuramos dentre os mais belos elementos da natureza, encontrar um que representasse tuas qualidades e ao mesmo tempo, através de suas características expressassem, o mínimo que seja, de alguma maneira, nosso carinho e amor por você.

Tentamos buscar isso nas rosas e flores, nas jóias e pérolas, na lua, no sol, nas estrelas enfim, pensamos em muitas coisas, mas não conseguíamos encontrar uma que juntasse em si, todas as tuas qualidades ou pelo menos parte significativa delas. Onde encontrar ao mesmo tempo, a calma e a força? A serenidade e a determinação? A simplicidade transparente e a profundidade de mistérios? Características que parecem contrárias, mas que unidas são essenciais à vida?

Não encontramos tais características nas rosas e flores, apesar de sua beleza, perfume e encanto; não as encontramos nas jóias e pérolas apesar de seu valor, raridade e magnitude; não as encontramos nas estrelas apesar de seu brilho intenso e constante!

O que fazer então?

Recorremos à fonte da Palavra, a bíblia sagrada.

A que elementos a bíblia compara o amor, sim o amor incondicional, amigo, altruísta? Então, lembramos de um versículo que fala de amor, mas aparentemente fora do contexto desta homenagem: “As muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo” (Ct. 8:7). Parece mais versículo de abertura de convite de casamento não é? Mas o que nos intrigou aqui não foi exatamente a força desse amor. A questão que nos chamou a atenção foi saber por que Salomão, o mais sábio de todos os homens, utilizou os elementos “água e rio” para contrapor ao amor, para dizer que nem estes poderiam apagá-lo? Por que ele não disse: “A distância e o tempo não poderiam apagar este amor nem as adversidades da vida afogá-lo”? Por que não utilizou outros elementos, outras palavras, ele que conhecia tão de perto a sabedoria, as palavras certas?

Diremos o porquê.

Não há nada neste mundo, nenhum elemento tão forte, ao ponto de ser utilizado como referência de força ao lado da própria força do amor, do que a água. Davi também usou uma expressão para se referir à essa força: “Ainda que as águas rujam e se perturbem”.

Diante da força das águas tão bem expressas nessas passagens, lembramos então que força é uma de tuas principais qualidades e daí passamos a analisar melhor as qualidades da água e percebemos que este era o elemento que estávamos procurando para esta homenagem.

A água nasce de pequenas fontes e lenta e calmamente vai abrindo seu caminho, vai formando correntes, ribeiros, riachos, pequenos e grandes rios, determinada a chegar em seu objetivo. Se alguém lhe lança pedras ela reage formando pequenas ondas, mas dentre alguns instantes reina a calma de antes; se lhe formam barreiras, obstáculos, ela sabe ser flexível e procura contorná-los. Por isso o filósofo Confúcio escreveu: “O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos”. Mas se de todo tentam lhe impedir a passagem a água tem a paciência e a calma de ir se acumulando, juntando forças necessárias para suplantar ou mesmo destruir qualquer barreira e assim continuar seu caminho até chegar ao objetivo. Quanto mais obstáculos, mais forte se torna sua corrente, maior a sua velocidade.

As águas são puras, transparentes, fontes de vida, de força, de alegria, de riquezas, de mistérios. A água é o alento, o refrigério. O salmo 23 prescreve: “Guia-me mansamente às águas tranquilas. Refrigera a minha alma”

És como as águas Sueli, quem te conhece que o diga. Teu coração é um rio, uma fonte de água cristalina, onde familiares e amigos buscam o alento da alma.

Em cantares 4 versículo 15 está escrito: “És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, ribeiros que correm do Líbano”. Esta passagem se refere ao amado de nossas almas, nosso Jesus Cristo. Ele é comparado diversas vezes na bíblia a um rio como nos salmos: “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das morada do Altíssimo”. Depois Jesus mesmo diz: “Se alguém tem sede vem a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Diante disso, estamos certos quando dizemos que és uma fonte de águas vivas, porque te alimentas da Eterna Fonte, das correntes que alegram o santuário de Deus. E onde é o santuário de Deus neste mundo? Nossos corações, nossas vidas. Portanto é através de nossas vidas, de vida como a sua que Deus forma correntes de amor que alegram muitas pessoas, faz renascer projetos, esperanças, renascerem vidas.

Nós mergulhamos em tuas águas Sueli, estamos juntos nesta corrente de força, de paz, de amor, a fim de atingirmos os objetivos que forem propostos.

És uma fonte em nossos jardins!

Obrigado!