Aniversário de Entre Rios

Vamos comemorar o quê nesta data? A beleza de seu litoral tão desprezado? A saúde tão caótica e ínfima, que amedronta quem adoece e precisa procurar o hospital municipal? A educação, sempre relegada ao segundo, terceiro plano? Vamos comemorar a urbanização do município: ruas esburacadas, lixos colocados nas portas de casa, praças arborizadas e organizadas? Vamos comemorar a limpeza dos nossos rios?

Entrerrienses, não temos motivos para comemorações. Temos sim muitos motivos para indignações e reflexões. E nós somos os culpados por tudo isso, pois não ajudamos o governo municipal a administrar a cidade; não reivindicamos, fechamos os olhos aos demandes como o dinheiro público, não pedimos as contas, ficamos encolhidos em nossas residências, acomodados, para não entrarmos em conflito como fulano ou cicrano. Isso não é cidadania. Ser cidadão não é ser opositor deste ou daquele político. Ser cidadão é saber dos direitos e deveres que uma pessoa possui e como reivindicá-los.

Temos direito a uma saúde de qualidade, com médicos especialistas em áreas diversas, bom atendimento, pronto-socorro. Temos direito a escolas equipadas, professores qualificados e satisfeitos com sua profissão. Temos direito a uma cidade limpa, organizada, com ruas asfaltadas, praças bonitas e atraentes. Temos direito a viver “entre rios” de água limpa e tratada.

Temos direito ao direito de dizer o que pensamos sem estar preocupados se alguém está se sentindo ofendido. Falar a verdade é ofender? É ofensa para quem deveria fazer e não fez/faz. É ofensa porque fazer justiça virou motivo de piada. É ofensa porque não existe mais ideologia política, aquela que é para o bem de todos. É ofensa porque política é hoje meio de vida pessoal, perdeu sua característica ímpar: o bem de uma coletividade.

Não, não temos motivos para comemorar. Temos motivos para nos indignarmos diante de tantas promessas, de reconstrução, de felizCidade, de um novo tempo e blá, blá, blá...

Vamos acordar! E quando eu digo acordar, quero dizer, vamos lutar para melhorar nossa cidade, temos esse poder e não o usamos. Não tenham medo de dizer o que pensam se o que pensam é a verdade. Sejam éticos sempre, sejam cidadãos que amam sua terra e a quer desejável; uma cidade que abraça os seus filhos e lhes dar aquilo de que precisa para viver bem. Isso é direito, isso é verdade, isso é justiça.

Portanto, Entre Rios, não te dou os parabéns. Digo: tenho pena de ti, tão desejada e tão desprezada por quem deveria te cuidar e te fazer um lugar aconchegante onde vive um povo feliz.

Por Arlania Menezes, professora, cidadã entrerriense.