FELIZ ANIVERSÁRIO, ZÉLIA FREIRE!
(Eu tinha um pedaço de mar...)
 
 
 
 
Minha amiga Zélia Freire é assim. De repente ela perde o seu pedaço de mar. Mas ela é forte, surpreendente, corajosa e, no instante seguinte, como num passe de mágica (que só as pessoas iluminadas como ela são capazes) volta a encontrar o seu mar. Não um pedaço, mas inteiro, grandioso, porque esse mar é só dela!
 
Ela tem a escritura de posse e guarda gravada em sua alma de poeta, porque ninguém sabe cantá-lo tão bem quanto ela. Ela enxerga as suas belezas, segredos e mistérios, posto que compactua de sua sensibilidade e imensidão. O mar é de Zélia. As ondas também. Como caminhar sobre suas areias brancas sem se emocionar a ponto de descrever, com palavras tão belas a sua magia?
 
Zélia é a sonhadora angustiada, que caminha com a vida, sob um céu de azul indescritível, deitada em sua rede estendida na varanda, sentindo saudades de um tempo que passou e brincando de ser poeta.  Ela é poeta!

Fala de amor, de frustração, da pressa em viver, da liberdade e de tantas outras coisas, com a tristeza revestida de doçura. Porque Zélia é doce. Zélia é o mar! Zélia é a vida!

É por ela, por Zélia e seu "pedaço de mar", que hoje saio de meu exílio nos corredores do hospital, onde me encontro há mais de quarenta dias, para vir desejar a minha querida amiga, todas as felicidades do mundo. Do tamanho de seu mar!


 
Feliz aniversário, minha querida amiga!
 
 
 
Milla Pereira

 


"EU TINHA UM PEDAÇO DE MAR"
Autora: Zélia Maria Freire
Ed. 8