MAIS UM ANIVERSÁRIO

“Assim como gosto do jovem que tem dentro de si algo do velho, gosto do velho que tem dentro de si algo do jovem: quem segue essa norma poderá ser velho no corpo, mas na alma não o será jamais”.

Cicero – Saber Envelhecer

Agradeço as mensagens de congratulação por ocasião de meu aniversário. Fico muito feliz por este gesto de fraternal amizade. À medida que avanço em idade, a velhice me sublima, me coloca no patamar da sabedoria pertinente aos viventes avançados em idade. Graças a Deus conservo a eterna juventude concernente às almas jovens independente da idade. “Introibo ad altare Dei, ad Deum qui laetificat juventutem meam!” Essas foram as palavras que o padre dizia ao subir ao altar antes de rezar a Missa na forma extraordinária do rito romano que, infelizmente, foi abolido na Missa atual. “Ao Deus que alegra (e conserva) a nossa juventude”. Sou um jovem velho ou sou um velho jovem? Guardo dentro de mim a certeza e a confiança em meu amanhã iluminado porque trago dentro de mim o Cristo Renovado. Sou consciente de que, à medida que avanço em idade, me distancio do começo e me aproximo cada vez mais da iluminação. Isto é bom, isto é salutar. Aprendi que não devo nem me apegar desesperadamente nem renunciar sem motivo ao pouco de vida que me resta, prefiro viver cada minuto, cada segundo plenamente, com alegria e com louvor. Não sou idiota a ponto de lamentar o ato de envelhecer porque sei separar o velho do idoso, não sou tão velho a ponto de não acreditar que poderei viver por mais um ano. Sou capaz, estou apto e pronto ao que der e vier. Não temo a morte porque muitas mortes eu vivi e sobre elas, eu sobrevivi. Quando partir da minha pobre lida, irei livre e desimpedido das fantasias e enganações deste mundo de provações. Não procuro passados, não lamento o que deixei de fazer, não me condeno pelo que fiz porque estamos em um mundo de aprendizado e expiação. Sempre procuro acertar porque cometi muitos desacertos e me sintonizo com uma citação judaica: “Sabe o que é pecar? Pecar É ERRAR O ALVO, portanto, erre, erre mais uma vez mas procure ERRAR melhor”. Portanto, vou continuar errando, procurando a perfeição, sempre errando e, meio a muitos erros, procuro errar melhor até acertar.

Minha gratidão aos amigos do peito e amigos virtual.

clira
Enviado por clira em 27/06/2021
Código do texto: T7287619
Classificação de conteúdo: seguro