Deuteronômio em foco! - Dt1

Deuteronômio é conhecido como o Livro da repetição da Lei, já que muitos elementos dos livros anteriores estão reprisados neste. Mas eu quero propor outra perspectiva.

Levei bastante tempo para entender que este livro trata na verdade de uma ‘Retrospectiva’.

Israel estava prestes a entrar em sua terra, e Deus, através de Moisés, queria relembrar a todos que lá entrassem os fatos mais marcantes de toda aquela longa e desnecessária peregrinação no deserto.

Somado ao fato que todos os israelitas que saíram do Egito estavam mortos, e seus filhos se encontravam bem em frente ao seu destino prometido.

O capítulo 8 é o selo para este entendimento e quero usar uma nota exclusiva para ele.

Este livro é o mais utilizado nas pregações do Messias de Israel quando de seu ministério terreno, como que ofertando novamente a entrada deste povo em seu descanso, mas, como aqueles, também recusaram Sua palavra.

O Senhor deixará bem claro neste livro que nada há de recomendável neste povo, mas a diferença crucial entre eles e os povos que serão destruídos a seguir é a presença visível – fogo e nuvem – de um Deus invisível.

Também o Senhor antecipa um lugar central de adoração onde será erigido o futuro templo de Sua Glória, lugar único de sacrifícios e da verdadeira ordem sacerdotal.

E as festas solenes, que já comentamos, serão reprisadas para memória eterna desta jovem nação.

Deuteronômio termina com uma série de bênçãos e maldições, e que nem precisamos comentar quais prevaleceram para este privilegiado povo.

Faz também uma previsão futura e distante sobre cada tribo de Jacó.

E Moisés é chamado para ver sua terra prometida de longe, mas condenado a não entrar nela, castigo que veremos sua necessidade espiritual.

Deuteronômio é mais que simples repetição – é uma mensagem profética à única nação liberta milagrosamente da escravidão por seu Deus, e que espera frutos dignos de arrependimento.

Daí a insistência na proclamação das principais leis a este povo que está às portas de Canaã.

A seguir abriremos o selo deste livro.