Palavras calculadas - Ct4

Em conformidade com o caráter de Cantares, em sua linguagem poética e amorosa, também palavras meticulosamente calculadas de castigo e sofrimento estão inseridas por todo o livro.

Seria como um ‘carinhoso puxão de orelhas’ que ‘cutuca’, mas não ofende propriamente. Também a noiva o sente, ou pressente, em ‘deixas’ de seus próprios sentimentos, queixumes e disfarces.

“Não olheis para o eu ser morena, porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guardei” (1.6).

A pele morena da noiva prometida não foi alcançada pelo seu bronze de praia ou mesmo pelo trabalho diligente ao sol. Mas o sol da justiça a queimou pela negligência de sua vinha, que sempre representa o ministério sacerdotal. Duas passagens bastam para ilustrar.

“E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura” (Is 3.24).

“Feri-vos com queimadura, e com ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas (sacerdócio), e das vossas figueiras (governo), e das vossas oliveiras (profecia), comeu a locusta; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor” (Am 4.9).

Sua busca pelo Noivo também é retratada pelo livro, mas a falta de sinceridade e boa fé desta busca é explicada nos profetas e já bem antes nas palavras de Moisés.

“De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei” (3:1).

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jr 29.13).

“E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz” (Dt 4.28-30).

Vamos examinar somente mais um ‘flerte’ entre os namorados.

“O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem” (2.10-13).

Se não ligarmos os pontos com o restante das Escrituras, a linguagem poética esconderá seu real intento.

“E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver” (Mt 24.20-21).

“E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados” (Is 28.18).

“E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte” (Ap 6.13).

Fica mais claro então, com as comparações acima, que este tempo do chamado do Noivo se dará logo após a última e terrível aflição da noiva.

“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz... Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem... e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão [pois o inverno já passou]” (Mt 24.29-32).

A tribulação prestes a se derramar sobre todo o mundo, com vistas à restauração de Israel, será o ápice deste relacionamento conturbado – uma dor intensa e concentrada na medida exata que desperte o sentido entorpecido da noiva.

Não obstante esta linguagem pesada, porém poeticamente mascarada, de sofrimento futuro sem igual, o Noivo não deixa de apreciar os encantos de sua amada noiva – algo que veremos em nosso próximo encontro.