TEM CERTEZA QUE SE AMA ?

ESPELHO II

Na crônica anterior lembrei a importância do espelho como acessório em nosso sistema de vida, aproveitando a oportunidade para narrar um fato do espelho “salvar minha vida” curando-me no período da juventude de uma doentia timidez. Sim, não é exagero a expressão salvar porque eu fui psicologicamente um doente de excessivo acanhamento.

Referi-me também ao hábito de despertar cedo para a labuta diária, conquanto seja aposentado considerado ocioso, aproveito o tempo para escrever, ler jogar sementes para passarinhos no quintal, que adoro fazer e “traquinar”. Hoje, antes de fazê-lo, seguindo a rotina, dirigi-me ao banheiro para o primeiro xixi e banhar o rosto. Ao fitar minha imagem no espelho, veio-me à mente, a crônica que fiz na manhã anterior sobre esse importante objeto inventado pelo homem. Então, sorri. Sorri novamente e quase atinjo a gargalhada ao cumprimentar-me, com o “saúde” como normalmente faço ao saudar alguém. Logo observei meu bom humor fluir, melhorando o ar de minha face. Eis outro ponto do valor inestimável desse apetrecho! Ele tem a capacidade de demonstrar-nos com qual ânimo devemos iniciar a jornada, jovialmente nos saudando e mostrando-nos na nossa própria face como é bom se ser bom e se demonstrar nossa quota de solidariedade com o próximo. Devemos criar o hábito de conversar francamente com ele, dirimir duvidas, fazer a melhor escolha para o dia feliz. Porventura, acanhado de alguém o ver sorrindo para o seu “amigo material”, feche a porta do quarto. É confidencia consigo próprio, com seu ID. Com seu Ego, da mesma maneira que o faz com o Travesseiro. Aliás, ao escrever a frase “amigo material” lembrei-me de alguém desejar associá-la ao dinheiro. Dinheiro não é “amigo material “ porque ele nos induz à pratica de sentimentos negativos como orgulho, avareza, egoísmo. E não é sem razão que a voz do povo que é a voz de Deus, o chama de “vil metal”.

Sempre acreditei que a natureza nos deu a vida com tudo de bom e do melhor, que nos é necessário para vivê-la. Só nos cabe descobrir. Aliás, o inesquecível Chacrinha clamava: “Nada se cria, tudo se copia.” E essas descobertas normalmente ocorrem “por acaso”, acidentalmente. Foi por um acaso que hoje descobri mais essa bondosa façanha do espelho. Ele pode nos ajudar a fazer um mundo melhor, começando por fazer nossa vida melhor, praticando o hábito de ao levantar e ir banhar o rosto diante dele e ao fitar-nos nossa própria imagem, cumprimentar-nos calorosamente como se estivéssemos fazendo para uma nossa pessoa muito amada.

Assim pensando, decidi escrever uma nova crônica sobre o espelho, convidando a todos irmãos espirituais a tal procedimento, ensejando uma corrente de otimismo e bondade. Mãos à obra! Ou melhor, espelho à obra! De antemão, ressalto, não o xingue por mostrar-lhes os vincos normais provocado pela ação dos anos. Ele é totalmente inocente; pelo contrário, poderá até ajudar a tomar algumas providencias para retardar um pouco as rugas.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 03/02/2008
Reeditado em 06/02/2008
Código do texto: T844325