O ser humano.....da diversão à alegria....até ao entusiasmo !

O ser curvado...desanimado....presa fatal.

É o ser patético...não um ser poético...nem homem afinal.

O ser garboso...ou ser charmoso....o ser de Deus...é fortaleza.

É na destreza....na dureza...na rústicidade....que se ama.

Onde pôs Deus a endorfina ?

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer . Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.

As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos.

O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?

• Melhoram a memória;

• Melhoram o estado de espírito (bom humor);

• Aumentam a resistência;

• Aumentam a disposição física e mental;

• Melhoram o nosso sistema imunológico;

• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;

• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;

• Aliviam as dores.

Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. Após uma maratona observou-se aumento nos níveis sanguíneos de ACTH e endorfina. Esse aumento ocorreu de forma muito semelhante nos dois hormônios, alcançando seu pico no final da corrida (cerca de 5 vezes maior do que no repouso) e retornando ao níveis de repouso após 24 horas.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1780323-que-%C3%A9-endorfina/#ixzz1VrnE9gPz

O que faz a noradrenalina ?

A importância do efeito do exercício físico na função cognitiva depende da natureza da tarefa cognitiva que está sendo avaliada e do tipo de exercício físico que foi aplicado.

Alguns processos fisiológicos explicam a melhora da função cognitiva em resposta ao exercício físico, dentre estes alterações hormonais (catecolaminas, ACTH e vasopressina); no b-endorfina; na liberação de serotonina, ativação de receptores específicos e diminuição da viscosidade sanguínea (Santos, et al).

Apesar das controvérsias, estudos epidemiológicos confirmam que pessoas moderadamente ativas têm menos risco de serem acometidas por disfunções mentais do que pessoas sedentárias, demonstrando que a participação em programas de exercícios físicos proporciona benefícios também para funções cognitivas .

Em estudo de McAuley e Rudolph , a integridade cerebrovascular, o aumento no transporte de oxigênio para o cérebro, a síntese e a degradação de neurotransmissores, bem como a diminuição da pressão arterial, dos níveis de colesterol e das triglicérides, a inibição da agregação plaquetária, o aumento da capacidade funcional e, conseqüentemente, a melhora da qualidade de vida são benefícios causados pelos exercícios físicos.

Van Boxtel, et al. (1997), em estudo com 132 indivíduos com idade entre 24 e 76 anos, submetidos a uma sessão aguda de exercício submáximo em cicloergômetro, incluindo testes de inteligência, memória verbal e velocidade no processamento de informações, evidenciou a ligação entre exercícios físicos e função cognitiva.

Segundo Williams e Lord(, observaram melhora no tempo de reação, na força muscular, na amplitude da memória e do humor e nas medidas de bem-estar em um grupo de idosos (n = 94) que participaram de um programa de exercícios com duração de 12 meses em comparação com um grupo controle.

Hill et al.(1993) também relacionaram o desempenho cognitivo com a capacidade aeróbia, submetendo 87 idosos sedentários a um programa de treinamento aeróbio.

Eles observaram efeitos positivos na memória lógica e na Escala Wechsler de Memória (WMS) no grupo treinado, em comparação com o controle que não treinou.

Existe uma grande carência de pesquisas nesta área de estudos, já que a influência de fatores como a intensidade, a duração e o tipo de exercício, ou ainda, a combinação do exercício aeróbio ao de força, a flexibilidade e a velocidade sobre os aspectos psicobiológicos, necessitam ser avaliados.

O que me da a serotonina ?

Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Neste caso, deve se administrar inibidores da recaptação de serotonina pelos neurônios, como a fluoxetina, resultando em maior disponibilidade deste neurotransmissor na fenda sináptica. Um certo número de alimentos, como bananas, tomates, chocolate e o vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.

Porque a depressão é a ausência da alegria e a depressão é quimica corporal.

Porque a alegria é o antônimo da depressão...e a alegria é quimica corporal.

Onde está inicialmente as ordenanças das festas para o homem ?

Quem ordenou as festas foi Deus...as determinou...enquadrou...organizou...e se alegrou com a alegria do homem.

A alegria da criança na cantiga de roda...gera endorfina.

Porque mesmo o adulto não brinca ?

E brincar é sinônimo de pecar...onde foi que o maligno os enganou ?

Brincar é sinônimo da alegria...prazer abençoador....dom do amor.

Brincar é o sonhar com Deus...amar ao próximo...é ser feliz.

Trabalhar sério...mas com bom humor...brincar sempre...mas ser consequente...como uma criança....nos limites da inocência.