Lealdade:
Você sabe o que significa?

 
Lealdade... Se você não sabe o que é, digo-lhe que já passou da hora de aprender. Dentre vários conceitos obtidos na literatura, este abaixo, foi o que mais se encaixou dentro de meu conceito próprio do que seria Lealdade.

*O conceito de lealdade tem a ver com a existência de sentimentos de pura devoção e confiança com o outro, pode ser a uma pessoa ou animal (*OBS: Hoje em dia, em animais, chamados "irracionais", é bem mais fácil de encontrar). A lealdade pode ser sentida também em entes abstratos tais como uma nação, instituição ou uma ideologia e em todos estes casos se torna visível através da defesa dos ideais que essas entidades representam. A lealdade é, além disso, considerada uma das virtudes mais sinceras e honradas que o ser humano (embora não exclusivamente ele) pode sentir. (*Acrescento o DEVERIA sentir)

Quando se fala em lealdade, podemos definir como um sentimento físico e mental para com o outro. Neste sentido, a lealdade pode ser vivida não só por seres humanos, mas também por animais (sendo a lealdade canina talvez a mais popular de todas). Entretanto, quando falamos de lealdade como noção abstrata de compromissos com certos valores morais e éticos, devemos reduzi-la ao ser humano. Aí é onde a lealdade se transforma em uma virtude humana que tem como objetivo a facilidade para estabelecer profundos laços de amor, solidariedade e carinho entre os indivíduos que formam uma comunidade.

Ao mesmo tempo, podemos referir também a lealdade como uma característica que envolve certa hierarquia social. A lealdade é algo que muitos grupos ou indivíduos devem desenvolver para aqueles que são entendidos como autoridades, tornando várias ocasiões em um tipo de lealdade coerciva. Neste sentido, a lealdade tem a ver mais com o respeito pela diferença social do que com o sentimento de cada indivíduo como pessoa.

Finalmente, a lealdade é sem dúvida um dos elementos mais importantes a nível social hoje em dia (*Mas, talvez, o mais escasso), pois é através de si mesmo que o ser humano pode confiar em outro. Esta confiança e lealdade para um objetivo comum é a base de todas as organizações sociais e culturais nas quais os objetivos são compartilhados por todos os membros.
Fonte: http://queconceito.com.br/lealdade

-------------------------------------------------------------------


*Se você ainda não sabia que ser leal era tudo isso o que diz acima, digo-lhe que, pra mim, tem um sentido até mais amplo que esse. A Lealdade se torna até mais importante e mais profunda que a fidelidade  ou que qualquer outro sentimento, no sentido de que, quando somos leais a quem amamos ou a um amigo, existe um espírito de união untada na confiança, no respeito e na verdade e, logicamente que, quem dá todo esse sentimento quer recebê-lo de volta, por mais desprendidos que possamos ser. Ser leal é ser bem mais que fiel, pois a fidelidade parece algo um pouco sem sentido... A pessoa é fiel porque tem que ser e pronto, mesmo querendo não ser... A lealdade não, a pessoa é leal porque dentro dela há um sentimento, pode ser até o de amizade profunda, que não a deixa ser diferente. Não sei se consegui me expressar da forma que gostaria, mas pra mim, existe uma grande diferença... Por isso, quando toda essa confiança é quebrada, há um sentimento pior do que o da traição por parte de quem foi enganado. Então, se você tem um amigo, um irmão ou alguém a quem você ame de verdade, dê valor, preze, seja verdadeiro, seja leal, pois os momentos felizes podem durar muito pouco ou de uma hora pra outra, podem simplesmente deixar de existir.
 
Aliesh Santos
Enviado por Aliesh Santos em 29/07/2016
Reeditado em 29/07/2016
Código do texto: T5712542
Classificação de conteúdo: seguro